Vida Saudável

Data desse depoimento : 20 de Maio de 2018.

Um belo dia resolvi mudar ……..

Bom, todos sabem que sempre lutei contra a balança. Houve época que estava mais magrinha, outras épocas mais cheinha, outros momentos muito magra, e ultimamente, OBESA MÓRBIDA. Palavra feia, né ? mas é o que meu IMC (índice de massa corpórea ) estava apontando : obesidade mórbida. Essa é a história real, a história da minha vida.

Há mais de 5 anos eu estava na inércia de uma obesidade mórbida. Antes disso eu estava bem , apenas um pouco cheinha, mas nada que me incomodava. No fim das contas, e com muitos relaxos, deixando a ansiedade tomar conta de mim, deixei acontecer e fiquei cinco anos da minha vida tentando ou não emagrecer e somente engordando mais ainda. A cada tentativa de emagrecer, eu engordava mais uns 2 kg e assim por diante.

Sou uma pessoa bastante ansiosa , e claro que sempre descontei num pacote de bolacha, salgadinho ou chocolates. Sou muito impaciente , ansiosa, quero tudo pra ontem, faço tudo pra ontem, ou seja, nunca fui muito calma e relaxada. Sou muito dinâmica no meu trabalho, na minha vida no geral , e isso faz parte dessa minha ansiedade de não parar quieta. E tem seu lado bom, mas também um lado muito ruim, que se chama compulsão alimentar. Claro, são fases. Aquela fase de você querer comer o mundo, aquele momento que enquanto você não ver o fim da barra de chocolate você não sossega. Não é sempre assim, obviamente, mas essas fases já fazem um enorme estrago. Ansiedade + inquietação + metabolismo lento = compulsão alimentar = obesidade. Conheço muitas pessoas muito ansiosas que descontam sim na comida, que acabam com uma barra de chocolate em cinco minutos, mas elas não tem o agravante de um metabolismo lento, de uma genética não tão boa assim e também não tem facilidade para engordar.

Não sou o tipo de pessoa que fica choramingando no ouvido dos outros sobre meu peso, sobre o quanto eu queria emagrecer e tal …. por isso para muitas pessoas, principalmente as pessoas mais íntimas, foi uma surpresa enorme saber o quanto eu emagreci, sem ao menos elas terem percebido algum relato, reclamação ou desconforto vindo de mim. É que sou assim gente, geralmente não saio contando pra todo mundo mesmo, sou acostumada a tomar decisões sozinha e agir sozinha também. Eu não sou acostumada a avisar as pessoas sobre o que quero fazer, ou o que vou fazer, para onde vou, sobre o que estou pensando…rs, estou falando de pessoas íntimas mesmo, não fico fazendo alarde. E o mais engraçado é que para essas pessoas que convivem comigo no dia – a – dia, elas não percebem muito, assim como eu. Só ficam chocadas quando vêem fotos como essas :

Sabe, eu nunca deixei de fazer nada na minha vida por conta da obesidade, nunca me escondi e nem fiquei em depressão como muitas meninas ficam e eu super entendo. Acho que minha personalidade forte e essa força que tenho dentro de mim de não ir na onda dos outros me salvou e me salva de muitas angústias. Sou bicho ruim , sabe ? rsrsrs… Não vou pela opinião dos outros, não pergunto nada pra ninguém, sempre fui assim , para o bem ou para o mal, assim eu sou. Mas mesmo assim há muitos desconfortos, claro. Isso eu não posso negar nunca . Desconforto de não encontrar a roupa que você quer no tamanho que você precisa, ou a jaqueta não fechar, ou o assento do avião ser pequeno demais para você, muitos e muitos desconfortos que uma pessoa acima do peso enfrenta no dia-a-dia.

Vamos aos fatos ?

19 de Junho de 2017 foi o meu estopim. Sei lá qual foi exatamente o meu estopim, acredito que não houve nenhum motivo naquele dia em específico, mas vários motivos acumulados em mais de 5 anos de obesidade. Decidi começar uma dieta ou reeducação alimentar (reeducação alimentar – como muita gente gosta de chamar para o processo parecer mais leve…rsrs ), e também atividade física.

Adotei uma alimentação mais cetogênica, focada mais em proteínas boas e eliminando o carboidrato branco e refinado como farinha de trigo e açúcar. Passei a comer mais carnes magras, peixes, frangos, com legumes, saladas e bastante ovos durante a semana. Realmente não há segredo, eu cortei os processados brancos, de origem da farinha de trigo branca, do amido e de açucares e deu certo. Não cortei gordura não, aliás minhas refeições são feitas com azeite de oliva e manteiga . ( margarina eu já não consumia mesmo, acho uma das piores coisas do mundo ). Sou contra produtos processados que vêem em seus rótulos como LIGHT – DIET – ZERO. O máximo que consumo desses produtos são iogurtes, às vezes.

Eu não consumo produtos diet ou light como barrinhas de cereais ou pães zero, ou torradas zero ou diet. Eu consumo comida de verdade e esse é meu lema. Minha alimentação vem da natureza, é bicho & planta. 

Outra coisa que começou a fazer parte da minha vida de desintoxicação contínua ( acho que temos que nos desintoxicar sempre ! ) é o JI , ou seja, jejum intermitente , o queridinho da medicina moderna. Com o jejum intermitente eu aprendi a me controlar mais na compulsão, posso até dizer que estou livre desse  mal há quase um ano , graças ao jejum intermitente eu também tenho me concentrado mais nos estudos e trabalho, ou seja, o JI mudou a minha vida em vários aspectos físicos, emocionais e comportamentais. Lembrando que não se começa nada sem uma literatura adequada a respeito. Eu li muito, pesquisei muito, assisti a videos, Podcasts de médicos americanos, ou seja, estudei a literatura e tenho certeza do que estou fazendo.

Ah ! vale também dizer que eu não sou 100% terrorista vivendo uma vida 100% de alimentação saudável. Eu tenho meus dias ….. estipulo refeições de gala em finais de semana, às vezes saio da alimentação cetogênica quando vou às festas, jantares ou saída com amigos. Tudo muito normal gente. O importante é a rotina, a rotina tem que ser sim 100% regrada com alimentação saudável e atividade física.

Enfim, aliado à alimentação mais cetogênica, eu comecei a fazer bicicleta e estava fazendo na faixa de 15 a 20 km por dia de bike . Depois comecei com a caminhada e agora estou adepta à corrida, já participando de várias provas de corrida de rua esse ano. Realmente, 2017 foi o ano do início das grandes mudanças na minha vida. Imagina eu numa corrida de rua ? tudo é possível.

Depois de 35 kg eliminados ….

A luta continua e a meta é eliminar 45 kg no total .

Essa é a minha história recente e quis deixar aqui no blog compartilhado com vocês. Esse post continua …….. 

Anúncios

26 comentários em “Vida Saudável”

  1. Lu, primeiro parabéns por mais esta conquista, do resultado positivo da sua determinação. Se vc não tem problemas de saúde, hormonais, tudo é uma questão de mudar hábitos. A vida das pessoas em geral mudou pra pior. Ninguém mais quer saber de cozinhar, de fazer a comidinha de verdade do dia a dia,que é simples e nutritiva. O povo não anda mais a pé…o consumismo de alimentos prontos e industrializados porque são rápidos e ninguém quer perder tempo ou tem preguiça mesmo.
    Sabendo se alimentar e ter uma vida de mais caminhadas, com certeza ajuda e muito. E olha só você…
    Eu sempre fui magra. De usar roupas largas pra disfarçar porque né…tanto o gordo quando o magrelo sofrem comentários depreciativos. A ansiedade trava a minha boca e nada passa. Depois dos 30 anos, ganhei peso e encorpei e escutava comentários de como eu tinha engordado, como se eu tivesse me transformado numa gorda. O povo é cruel. Depois dos 40 reparei que ficou mais fácil e rápido engordar! rs E notei os pneuzinhos…abdomen ganhando gordura. E já acendi a luz de alerta porque não foi da noite pro dia e também não é da noite pro dia que se emagrece. Eu que nunca me me preocupei, mesmo magra, descobri o colesterol alto e isso assusta. Independente de qualquer coisa, cuidar da alimentação não deveria ser por causa de beleza ou estética, mas um propósito de vida, de amor ao seu corpo e à sua saúde. Tudo de bom! Bjs

  2. Lu, eu sei como vc é estudiosa quando o assunto tem a ver com vc. Então vou “te aproveitar”, porque confio em vc. O chá com adoçante quebra o jejum intermitente? Vc está ótima e me estimulou. Obrigada

    1. Oi Bia , tudo bem ? Então , há controvérsias 😦 na teoria não pode , quebra sim . Mas há médicos que dizem que já fizeram o teste de tomar chá com adoçante e logo fazer exame para ver se alterou é nada alterou , o corpo continuou em jejum . Eu uso às vezes o adoçante em chá , mas na maioria faço o jejum sem o adoçante .

  3. Oi, Lu!
    Estive acompanhando suas mudanças pelo instagram. Você postava fotos coloridas e apetitosas no stories e realmente, quando a gente não convive com a pessoa nota mais a diferença, e mesmo sem você comentar nada a respeito (não que eu tenha visto, rs) deu pra ir pegando nas entrelinhas que algo estava mudando… pra melhor, pelo visto! 🙂
    É sempre muito positivo quando nos sentimos bem e quando a mudança vira rotina e é incorporada no estilo de vida. Parabéns e obrigada por compartilhar conosco seu depoimento!

  4. Menina estou encantada com seu blog,Deus a proteja sempre.To indo pra Italia e dar umas voltas.Em Monaco como faço para subir para o principado?Onibus,taxi? e como vou de Ventimiglia para Verona?

  5. Garotinharuiva ,te agradeço as dicas de coisinhas boas de supermercados franceses ! Tem me sido de grande valia. Gosto de guloseimas tb(quem não gosta???) estou a três meses viajando pelo mundo com meu marido e qdo passei pela Cote Azur fiz uma listinha das tuas sugestões e amei. Grata. Agora estou te escrevendo de um lugarzinho lindo nos Alpes Suíços : A beira do lago Walensee tem uma cidadezinha chamada Untersterse . Lindinha e tem um Migros tb cheio das delícias. Semana q vem volto a França e irei nos Carrefours Gracias !!!!!!!

  6. Nossa! Adorei seu blog! Parabéns e muito obrigada por compartilhar de forma tão rica a sua experiência pela Bolívia! Estou planejando para Maio do ano que vem e estou lendo TUDO! rs. Através do seu blog aumentei a lista de lugares para conhecer em La Paz,pois até o momento tinha apenas planos para Chalcataya e Salar de Uyuni! Minha maior preocupação no momento é com relação as roupas de baixo (porque proteger a de cima é mais fácil)Vi que vc usava um jeans na montanha e queria saber que tipo de roupa usou por baixo para se proteger do frio,que sei que é fortíssimo. Obrigada!

  7. Узнайте сейчас, как заработать деньги в интернете. Заработать большие деньги в Интернете. Позвольте мне поделиться с вами этой возможностью, предварительная регистрация 100% бесплатно. Всемирный Предстартовые это самая большая и лучшая возможность сделать большие деньги в Интернете, пришли сегодня к крупнейшим MLM (Multi-Level Marketing) мира, не стесняйтесь зарегистрироваться и обеспечивает его положение. А 18 марта 2013 года (18.03.2013) часть, что успех! Помните, что первый всегда выигрывает больше! http://www.worldprelaunch.com/robson1672

  8. Oi Lu! eu adorei seu blog e principalmente vc passa de uma forma que agente até tem uma sensação de estar aí com vcs bjs fica com Deus garota.

  9. Lu, parabéns pelo Blog. Suas fotos estão fantásticas, profissionais!!! Eu estava na fila do Credicard Hall SP um pouco à sua frente. Abraços e até o próximo show (em São Paulo – fora daqui para mim é complicado…)

  10. Adorei seu Blog, estou indo pela primeira vez pra uma viajem internacional e estou morrendo de medo…
    Vendo suas dicas e seu animo e sua coragem estou menos resceioso….

    Muito obrigado

  11. Olá!!! Adorei seu comentário sobre o Cruzeiro! Irei agora dia 25-02… Ficarei 7 dias! Estou muito animada e tb com algumas dúvidas que consegui sanar lendo seu blog…. Adorei!!! Bjos

  12. Adoro todos os post, mas os que falam da Russia e sua estadia lá são muito interessantes.
    A dica, claro são sobre os Hostel…….não tinha conhecimento até ver os post.
    Viagem, sim, quero conhecer vários lugares, mas a viagem que farei agora é para Irlanda, Dublin, adoro a Europa e quero ver se consigo conhecer conhecer paises perto da Irlanda, já que estarei lá.

  13. Eba Eba! Ganhei!!! =D
    Eu nunca tive sorte nesses sorteios de site, loja, supermercado, etc hahaha to maravilhada de ver que ganhei hahaha =)

    Obrigada, Lu! Beijoooo!

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s