Rússia

Novidade na Rússia ( em St Petersburgo )

Eu já comentei aqui que os russos são loucos por leite condensado né ? eles usam para muitas receitas, como usamos aqui no Brasil,e lá não pode faltar na casa de alguém. Agora, uma amiga minha , russa, de St Petersburgo , me contou uma novidade...: agora tem leite condensado em garrafinhas de 1 litro… Continuar lendo Novidade na Rússia ( em St Petersburgo )

Anúncios
Rússia, Rússia2012, Tour2012

De volta à Rússia depois de 5 anos

Demorou,mas aconteceu. Voltei esse ano à Rússia depois de cinco anos desde a última vez que morei no país. São Petersburgo é a cidade, minha cidade. Inverno de 2012 atípico, com Ano Novo sem neve e temperatura acima de zero. De início não reconheci minha São Petersburgo, cadê os mercadinhos onde eu costumava fazer compras… Continuar lendo De volta à Rússia depois de 5 anos

Dicas, Rússia

As mesmas perguntas de sempre…

Venho recebendo vários e-mails sobre a Rússia...me perguntando sobre visto, sobre registro, etc... Bom , é o seguinte : não precisamos mais de visto para ir pra Rússia !!! 🙂 essa é uma ótima notícia,realmente, pois o país costumava ser bem burocrático em relação a vistos. Mas é o seguinte, na imigração da Rússia, quando… Continuar lendo As mesmas perguntas de sempre…

Rússia

Apesar dos protestos…..ele ganha de novo !!!

Pela terceira vez, o ex-agente da KGB Vladimir Vladimirovich Putin, de St Petersburgo,  ganha a eleição presidencial na Rússia. ( pra mim e para os russos , ele nunca saiu da presidência...hahah....pois o ex presidente russo era seu marionete favorito....e ele que o colocou lá, então... ). Ah ! o mais interessante é que não… Continuar lendo Apesar dos protestos…..ele ganha de novo !!!

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Mala pronta…bye bye Russia !!!

Reflexões ao sair daqui...a volta depois de 5 anos : Para quem não sabe, eu morei aqui na Rússia, onde estudei, trabalhei, por um bom tempo. Primeira vez que cheguei aqui foi há 11 anos atrás. Mas já fazia 5 anos que não voltava, até agora. - Não moraria aqui novamente - Não tive muita… Continuar lendo Mala pronta…bye bye Russia !!!

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Despedida aqui…

Minha família russa que eu adoro. Despedida agora à noite...ganhei um ursinho Mishka, para lembrar sempre da Rússia...:) E para despedir da Rússia, as minhas tortas favoritas daqui !!! adoroooooo as Pirogis !!!! Salgada de frango, e doce de cerejas.... Bom, vou terminar de fazer minha mala....!!!!

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, Tour2012

Vareniki – outra receita Rússia – Ucrânia

Então...novamente, eu e Anya fizemos uma receita super tradicional aqui da Rússia, vinda da Ucrânia também. São tipo massinhas recheadas, que são fervidas em água, chamadas dem "dumplings" em inglês.O recheio pode ser tanto doce, como salgado. Fizemos o recheio tradicional de repolho refogado com cebola e cenoura. Receita Vareneki + ou - 500 gr de… Continuar lendo Vareniki – outra receita Rússia – Ucrânia

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Петропавловская крепость (petropavlovskaya krepost) Fortaleza Pedro e Paulo

Para mim é um dos lugares mais lindos aqui de St Petersburgo. A Fortaleza Pedro e Paulo foi fundada por Pedro,O Grande, em 1703, em uma ilha aqui no rio Neva. A Fortaleza foi construida para proteger a cidade da guerra contra a Suécia na época.  Em 1720 essa fortaleza virou uma prisão, se tornando… Continuar lendo Петропавловская крепость (petropavlovskaya krepost) Fortaleza Pedro e Paulo

Rússia, Rússia2012, Tour2012

A neve é só bonita na foto. Ou no campo.

Então, como eu disse no post abaixo, respondi todas as perguntas de vocês sobre o tempo, o que usar,  que não usar, e também disse que a neve atrapalha e muito, por que o tempo de St Petersburgo é muito úmido, e a cidade vira uma lama só. Hoje, ao voltar pra casa, decidi tirar… Continuar lendo A neve é só bonita na foto. Ou no campo.

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Perguntas que estou recebendo no momento…

Gente, estou recebendo várias perguntas no momento sobre o frio, que roupas usar, se toma banho todo dia, coisas assim. Então, é frio. (risos) O inverno aqui em St Petersburgo, chega até uns -25C ....mas esse ano não está tanto...uns -10C à noite. Mas o problema aqui não é a temperatura, é a umidade. É… Continuar lendo Perguntas que estou recebendo no momento…

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, Tour2012

Jantarzinho básico aqui.

Quase todas as noites comemos juntos. Mas gente, é a tipica familia russa - batatas, batatas e mais batatas !!! só não tem a vodka na mesa, por que aqui ninguém bebe, mas é isso. Batatas eles comem mesmo com o pão preto deles, que é totalmente diferente do nosso, e bem mais duro e… Continuar lendo Jantarzinho básico aqui.

Rússia, Rússia2012, Tour2012

As muitas igrejas de St Petersburgo

Conforme eu vou andando pela cidade, eu vou tirando muitas fotos...e agora percebi que tenho várias igrejas aqui de St Petersburg na minha coleção de fotos. Algumas nem sei o nome ao certo, mas mesmo assim quero mostrá-las a vocês. Eu as acho lindas. Foram dias diferentes, foram quase três semanas aqui em St Petersburgo,… Continuar lendo As muitas igrejas de St Petersburgo

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Mercadão de St Petersburgo

Hoje fui dar uma volta pelo mercadão aqui, que fica ao lado da praça Sennaya Ploshad' aqui do centro da cidade. Do lado de fora do mercadão, há vários  camelôs vendendo roupas, sapatos, eletronicos, tudo daquele estilo nosso "paraguai", sabe ?? mas os paraguas daqui vem de Taiwan, Tailandia, Mongolia..rsrsrs E lá dentro, é o… Continuar lendo Mercadão de St Petersburgo

Rússia, Rússia2012, Tour2012

No caminho de volta pra casa. Hoje.

Hoje não parou de nevar, o dia inteiro !!! saí um pouco, mas só fiquei em ambientes fechados, estava um saco nas ruas. Voltei pra casa logo, ag´ra são 18:20 aqui. ( são seis horas a mais ). Levei um susto na rua hoje !!! pensei que minha calça tivesse caído !!! kkkkkkkk, sério !… Continuar lendo No caminho de volta pra casa. Hoje.

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, RestaurantesRussia, Tour2012

Yami Yami – outro lugar para comer aqui em St Petersburgo

Com um conceito meio asiático - o Yami Yami é o estilo natureba , muitos legumes frescos, sucos feitos na hora, comida saudável aqui em St Petersburgo. Um lugar super descolado, decoração fofa, e musiquinha lounge. Eu pedi um tipo de yakissoba com vários legumes, e de sobremesa eu pedi um cheesecake...e que cheesecake !!!… Continuar lendo Yami Yami – outro lugar para comer aqui em St Petersburgo

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Фёдор Михайлович Достоевский – “Dostoiévski”

Olha que vergonha - morei aqui em St Petersburgo, na terra de Dostoeivski, e nunca tinha visitado o museu Dostoeivski e nem seu túmulo no cemitério...realmente, quando estamos morando num lugar, trabalhando, estudando, nem damos muita bola para isso...eu hein !! mas agora fui 🙂 Então, St Petersburgo é a cidade de Dostoievski, onde ele… Continuar lendo Фёдор Михайлович Достоевский – “Dostoiévski”

Rússia, Rússia2012, Tour2012

O metrô de St Petersburgo – e Uma idéia muito russa.

Hoje meu amigo me contou sobre uma idéia que ele teve há uns 6 anos atras..(eu morava aqui e não sabia !!???) , e que ele cumpre com isso todos os anos já faz uns 5 ou 6 anos. ( coisas do meu amigo...adoroooo ). É o seguinte. Todos os anos, dia 30 de Maio,… Continuar lendo O metrô de St Petersburgo – e Uma idéia muito russa.

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, Tour2012

Cozinhando com a Annya – receitas da Rússia e Ucrânia.

Então gente, hoje nós fizemos dois tipos de panquecas russas e ucranianas, receitas de 10000 anos atrás hein, vocês tem que anotar e fazer em casa. Primeiro vou mostrar passo a passo como fazer "syrniki" - uma panqueca russa que leva ricota ( ou queijo cottage ), muito antiga aqui na Rússia, originária também da Ucrânia.… Continuar lendo Cozinhando com a Annya – receitas da Rússia e Ucrânia.

Rússia, Rússia2012, Tour2012

As vendinhas…

Há 11 anos atrás eu cheguei aqui pela primeira vez. Não tinha shopping center e também não havia supermercados, hipermercados enormes onde se encontra de tudo ! O que havia era "vendinhas" pelas ruas....um monte !!! cada vendinha vendia um produto específico. Tinha a vendinha de leite, de bolachas e biscoito, a vendinha de pães,… Continuar lendo As vendinhas…

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Hoje … em St Petersburg

O dia aqui só amanhece às 11:30 ... é a hora que eu estou tomando café da manhã, aqui, nessa cozinha da foto, com essa vista que aparece na foto. Frio. Saio de casa lá pelo meio-dia, para caminhar pela cidade. Meus amigos ainda dormem. Coitados, estão nas pequenas férias deles de 1 semana, voltam… Continuar lendo Hoje … em St Petersburg

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Musical no gelo

Então, ontem à noite fomos assistir a um musical de Ano Novo no gelo .... Foi numa casa de shows aqui em St Petersburgo. O show de patinação no gelo é algo inacreditável aqui na Rússia, realmente eles sempre foram os melhores do mundo. E para a nossa surpresa, ao final do show, quando eles… Continuar lendo Musical no gelo

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, RestaurantesRussia, Tour2012

шоколадница кафе — O Starbucks da Rússia…/ e Shoppings !!!

Tá em todo lugar aqui em St Petesburgo. É o Starbucks da Rússia. Ambiente charmoso, todo tipo de bebida com café que você possa imaginar, e sobremesas deliciosas. E caro. Muito caro, claro. Depois de ter andado um monte, eu parei um pouco para tomar um capuccino aqui...lugarzinho charmoso. Depois do capuccino maraaaaavilhoso, claro, andando… Continuar lendo шоколадница кафе — O Starbucks da Rússia…/ e Shoppings !!!

Rússia, Rússia2012, Tour2012

A rádio nacional da Rússia

WOW...acabo de fazer as contas agora...Há 11 anos atrás eu vim estudar aqui na Rússia....como faz tempo !!! naquela época Russia nem era "modinha" ... ( essa foto foi tirada aqui do apartamento - é assim mesmo q é o rádio..) Em todos os apartamentos antigos aqui da Rússia, tem na parede um rádio onde… Continuar lendo A rádio nacional da Rússia

Rússia, Rússia2012, Tour2012

As feirinhas de souvenirs..

Ai ai esse tempo tá de matar !!! neva, depois chove, a chuva limpa toda a neve, as ruas ficam uma  meleca, não vejo sol há mais de 10 dias, tudo muito úmido - meu cabelo e roupas ficam úmidas o tempo todo ... tá escuro demais, luz do dia as vezes a gente nem… Continuar lendo As feirinhas de souvenirs..

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Fala sério essa minha volta à Rússia…

Fala sério gente...que péssima guia turística de St Petersburgo eu sou !!! tô egoísta aqui, gente...somente reencontrando pessoas, passando por lugares onde morei, trabalhei, vivi, .... e não estou dando muito os nomes aos bois para vocês se localizarem quando vierem pra cá, né...? Mas sabe que eu pressenti mesmo que essa viagem seria mais… Continuar lendo Fala sério essa minha volta à Rússia…

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, RestaurantesRussia, Tour2012

Stockmann tomou conta de St Petersburg

Agora St Petersburgo tá cheio de lugarzinhos descolados e big shopping centers chiquérrimos....ahh, há 10 anos atrás só tinha vendinhas nas ruas, nem supermercado tinha !!! há cinco anos atrás já estava diferente, mas agora está demais !!! tá tudo muito europeu isso aqui...Stockmann é um super shopping da cidade, bem ao lado do Metro… Continuar lendo Stockmann tomou conta de St Petersburg

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Os inúmeros canais de St Petersburgo…

Não é à toa que St Petersburgo é chamado de "A Veneza do Norte" .... é a cidade que mais tem pontes...ao todo, são mais de 400 pontes, pelo que li. Os canais são inúmeros, a cidade é cortada por vários canais... onde vc está, tem água. Eu que fiquei falando o tempo todo que… Continuar lendo Os inúmeros canais de St Petersburgo…

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, Tour2012

Um shopping center de 1848

Considerado o primeiro shopping center de toda a Rússia, o "Passage" teve seus primeiros clientes em 1848...wow !!! faz tempo hein .... Fica bem no centro de St Petersburgo, claro, na Nevksiy Prospekt. Claro que o shopping já foi tomado e fechado por um tempo na época da União Soviética ( onde o consumismo era… Continuar lendo Um shopping center de 1848

Rússia, Rússia2012, Tour2012

O Museu do Cerco de Leningrado

Um lugar que nunca tinha visitado em St Petersburgo é o Museu do Cerco de Leningrado - fui ontem ! vocês sabem a história do Cerco de Leningrado ? é uma das histórias de guerra mais tristes do mundo, na verdade aconteceu na Segunda Guerra Mundial. Vou contar aqui para vocês novamente, vou tirar o… Continuar lendo O Museu do Cerco de Leningrado

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Дом книги – A casa dos Livros

Acho que foi o primeiro lugar em St Petersburgo que eu visitei ... lá no final de 1999....Que prédio lindo !!! e que livraria linda !!! elegantérrima...e super antiga, é realmente um dos pontos turísticos aqui de St Petersburgo. Uma das livrarias mais antigas e mais importantes de toda a Rússia, já foi até tomada… Continuar lendo Дом книги – A casa dos Livros

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, RestaurantesRussia, Tour2012

Laima Bistro – outro café em St Petersburg

É outro café que com certeza eu levaria um visitante da cidade para comer....Fica bem no centro do centro do centro..rsrs...ao lado daquela igreja linda toda colorida das fotos. Ah, e o preço é ótimooooo !!! Como tem o menu totalmente em Inglês também, eu tentei pedir em Inglês...hahaha...que furada ! o menu tem em… Continuar lendo Laima Bistro – outro café em St Petersburg

Rússia, Rússia2012, Tour2012

Feirinha de Natal e Ano Novo..

Como vocês puderam ver no outro post abaixo, St Petersburg está linda com a decoração das festividades !!! à noite, há muitas opções de passeio por aqui, e o que não falta é turista ! principalmente turistas russos de outras cidades aqui na Rússia...estrangeiros ainda não vejo muito não. Brazuca ? ainda não encontrei nenhum...Mas… Continuar lendo Feirinha de Natal e Ano Novo..

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, RestaurantesRussia, Tour2012

Чайная ложка ( Chainaya Lozhka ) e Теремок ( Teremok )- as melhores blinis !

É um lugar que certamente eu levaria se alguém me visitasse aqui na Rússia !!! são as melhores "blinis" (crepes) de St Petersburgo !!!  O ambiente é super gostoso, musiquinha ambiente tipo "lounge music" , gente bonita, tudo muito limpo...amoooo! É casa de panquecas ( "blinis") e também de sopas...cada uma melhor que a outra...a… Continuar lendo Чайная ложка ( Chainaya Lozhka ) e Теремок ( Teremok )- as melhores blinis !

Gastronomia, Rússia, Rússia2012, Tour2012

Meu Ano Novo na Rússia

Mais um Ano Novo na Rússia...acho que esse, eu já passei uns 5 ou 6 aqui em St Petersburg...Lembra que no post anterior eu disse que agora que começam as festividades aqui ??? então ! só ontem a Anya e Dmitri compraram uma árvore e enfeitaram....ela fica aqui até o Natal ortodoxo, que é dia… Continuar lendo Meu Ano Novo na Rússia

Rússia, Rússia2012, Tour2012

St Petersburg à noite….Feliz Ano Novo !!!

Ontem à noite fui caminhar pelo centro de St Petersburgo para ver o que tá acontecendo em relação às festas de Ano Novo ....a cidade está muito linda ! pena que está chovendo bastante, então a neve que cai, logo desaparece...Primeiro ano sem neve !!!!  Estão todos comentando sobre isso... Pra mim, na verdade, é… Continuar lendo St Petersburg à noite….Feliz Ano Novo !!!