Archive

Archive for the ‘Florianópolis’ Category

Tour Gastronômico em Floripa, by Angélica Coelho

25 de dezembro de 2015 Deixe um comentário

tour11

Dia de gordices ! mas só coisa boa ……. Minha prima Angélica Coelho, que é uma mestre dos doces, com um paladar impecável para docinhos e quitutes da ilha, me levou num tour gastronômico em Florianópolis em vários lugarzinhos lindos, deliciosos e fofos que ela mais gosta. E adivinhe o que deu né ? claro que eu também amei tudo e experimentei de tudo !

Primeiramente ela me levou ao Padeiro de Sevilha, na unidade que fica na rodovia SC 401, no complexo do Primavera Garden – onde tem vários restaurantezinhos, floricultura, etc.  Bom, fomos lá especialmente para provar o Ice Mocha que ela tinha recomendado. Realmente, a bebida é uma delícia ! a base de café, chocolate, e outras coisinhas mais – maravilhoso ! Mas sabe…. não resistimos aqueles doces todos e também comemos dois docinhos por lá. O meu bolo era de morango e tinha suspiro dentro, o que fazia um croc croc gostoso. O da minha prima foi de chocolate com morango, super gostoso também.

tour

Nessa padaria /café /confeitaria também havia várias opções de pães e salgados, realmente O Padeiro de Sevilha é uma tentação !

tour2
tour4
tour5
tour6
tour7
tour8

Ah ! amei o estilo da padaria, tinha uma mesa grande comunitária onde você encontrava umas campainhas nas mesas para chamar o atendente, achei o máximo , lugar demais.

tour1
tour3
tour9
tour10

Nossa segunda parada do Tour Gastronômico que minha prima fez pra mim foi o famoso e estiloso Café François. O Café François é obra prima do francês Benoit Cousin , que é radicado em Florianópolis desde 2004. O Café François foi o vencedor diversas vezes como melhor restaurante/café, super consagrado pela Veja Santa Catarina , enfim, vimos o porquê de todos esses prêmios e méritos. Realmente, fantástico. É um café com um mix de padaria e restaurante. Lá você pode passar para comprar pães, também pode tomar um café da tarde comendo um doce maravilhoso ou também pode almoçar e jantar. Tem de tudo, e tudo do melhor !

tour23
tour22
tour21
tour12
tour13
tour15
tour20

O bacana dessa nossa visita foi que fomos atendidas pelo dono do Café François, que explicou detalhadamente todos os tipos de pães da casa e muito mais. Foi muito atencioso e nós ficamos ali paralisadas prestando atenção ao francês. Ao francês e ao sotaque francês. rs Acabamos levando vários pães, de azeitonas, de queijo gruyère e também comemos uma éclair de creme de avelãs que estava simplesmente incrível. Que creme era aquele ? não gente, não tinha cacau, então não estou dizendo nutella, estou dizendo o puro avelã. Estava maravilhosa, típica éclair francesa. Adoramos tudo e saímos de lá pisando em nuvens… ainda mais depois do encontro com o francês Benoit…hmmmm…lugarzinho lindo também ! super aconchegante. Recomendamos super.

tour16
tour18
tour17
tour19
tour14

Seguindo o Tour Gastronômico pela querida Angélica Coelho, AKA “minha prima”, fomos agora almoçar. rs Na verdade foi um almojanta de petiscos do mar. Maravilha ! Seguimos ao Sambaqui , região ali de Santo Antônio de Lisboa , num restaurante chamado Restinga. O Restaurante Restinga é tipicamente de frutos do mar, peixes da ilha, pirão, toda aquela comida típica de pescador. Adoroooooooooooooooo. Então, pedimos várias entradinhas delicinhas … fomos de mariscos ao bafo , camarões à milanesa e ostras gratinadas. Somos muito bobas né ? né não ……. só coisa boa ! Os mariscos vieram numa porção enorme, ficamos conversando horas lá, comendo mariscos sem parar, ai que delícia , gente ! amo frutos do mar, como de tudo – nem parece que sou uma caipira do interior. rs. Super recomendo o Restaurante Restinga, se você quiser algo bem típico de Floripa mesmo. Afina, você não vai à Florianópolis para comer carne, né ??? ( mas tem gente que vai…kkkkkk, entrou um casal nesse restaurante perguntando eles tinham carnes…. eu hein ! )

tour37
tour38
tour39
tour40

Ah ! sabe o que é legal do Restaurante Restinga ? primeiro , a paisagem ! é bem beira mar, com um trapiche lindo em frente, um visual maravilhoso especialmente no pôr do sol ( coisa que não pegamos pois nesse dia estava chovendo um pouco ). Quando o dia estiver bom, com sol, é legal comer lá fora, em frente ao trapiche, visu lindão ! E também vale ressaltar o ambiente e decoração do Restinga — é todo decorado com o folclore da ilha de Florianópolis, a ilha da magia, a ilha do boi de mamão, das bruxas, do lobisomem , lua cheia, farra do boi, e por aí vai…. Muito lindo dentro do restaurante, várias fotinhassss !!!

tour36
tour35
tour24
tour25
tour26
tour27
tour28
tour29
tour30
tour31
tour32
tour33
tour34

Bom, saindo do lugar das bruxas da ilha da magia, seguindo com nosso Tour Gastronômico , a última parada ( já à noite ), fomos comer a sobremesa na casa da Barbie. (risos). Fomos à Doçaria Patrícia Goedert. Queixo caído desde o momento que pisei no lugar, simplesmente a coisa mais delicada do mundo, com cada detalhe um mais lindo que o outro ! Tudo rosinha, verdinho, ai ai…. meninas suspiram. Como sou menina ! adoro …. Realmente eles priorizam a beleza , o detalhe, a estética de tudo, isso se torna uma experiência muito prazerosa, e olha que nem comecei a falar das guloseimas ! rs

tour64
tour63
tour67
tour66
tour60
tour59
tour62
tour46
tour48
tour41

Com um cardapiozinho bem variado, são vários docinhos, salgados também, cafés lindos e claro, os famosos cupcakes ! sabe o que é bacana nessa loja ? você monta o seu cupcake, escolhe a massa, o recheio, a cobertura e o confeito. Fiquei simplesmente encantada com esse lugar.

tour42
tour53
tour51
tour52
tour49
tour50
tour68

Pedi um cupcake de red velvet (my favorite) e um chocolate quente com marshmallow. Minha prima decidiu montar seu cupcake, escolhendo massa de chocolate com recheio de mousse de limão – com certeza ficou muito bom. O café dela veio cheio de brigadeiro na borda da taça e mais um docinho de brigadeiro acompanhando ! eu sequei tanto esse brigadeiro que ela acabou me dando…. risos…

tour54
tour57
tour55
tour56
tour58
tour47
tour61
tour43
tour44
tour45
tour65

Gente, fala sério essa nossa rota gastronômica em Floripa ??? realmente minha prima caprichou muito na escolha dos lugares, só lugar top de linha, adorei tudo, amei a companhia, nossa conversa, foi um super programa das primas amadas e queridas , super obrigada, Angélica ! ❤ ❤ ❤

Florianópolis – Parte III

24 de dezembro de 2015 Deixe um comentário

be9

Avenida Beira Mar em Floripa sempre foi o meu caminho da roça. Muitas vezes eu ía pra casa a pé pela Av Beira Mar, só para curtir aquele mar maravilhoso e estar na beira mar… ( usando repelente, claro, os borrachudos pelo caminho são de atacar ! ) .

be15
be14
be13
be12
be11
be10

A Avenida Beira Mar em Floripa foi construída na década de 60 e depois ampliada com três faixas de pista, pista de bicicleta e também calçadão, de norte a sul de Florianópolis. Ela simplesmente liga o centro até a Faculdade Federal de Santa Catarina (UFSC), é super extensa ! Hoje em dia a Av Beira Mar é lugar para caminhadas, corridas, todo tipo de exercício , já que há aparelhos para fazer atividade física por toda a Beira Mar. É muito gostoso caminhar por essa avenida.Os prédios residenciais pela Av Beira Mar de Floripa são de apartamentos milionários, ou seja,quem mora aqui na Beira Mar é no mínimo uma pessoa de “posses” .. rs rs rs Também… quem não gostaria ?

be6
be5
be3
be4

Ah ! o nome oficial da Av Beira Mar é Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos. Mas nem mencione isso lá , senão vão te levar a outro lugar… rs… o nome é Beira Mar mesmo.

be2
be1
be

E por falar na Av Beira Mar…. em Florianópolis no momento está acontecendo o Elephant Parade, por toda a cidade, inclusive na Beira Mar, você vê vários elefantes lindos todos pintados com a cultura da ilha, todos coloridos, coisa mais linda ! lembram da vaca ? então, agora são elefantes ! É claro que que depois terá um leilão beneficente para a pessoa ou empresa adotar um elefantinho desses… que tal ? você leva um elefante lindo pra casa e ainda ajuda alguma instituição de caridade. Bom, eu andei tirando fotos dos elefantes, estão aqui :

b18
b21
be16
b23
b22
b19
b20
b25
b24
b27
b26
be17

Dica de comidinha do dia ……. bom , à noite meus primos me levaram à uma pizzaria no bairro Santa Mônica, chamada Forneria Catarina. Genteeeeeee, que pizzaria deliciosa ! super recomendo aqui, a pizza é muito boa, a massa você quer comer toda a borda, e uma das pizzas que pedimos foi a minha favorita, o nome da pizza é : rústica. Presunto parma, rúcula, queijo …. muito boa mesmo ! fiquei fã !

be18
be19
be20
be21
be22

Forneria Catarina — > super ultra mega recomendo !!!

be23

Categorias:Florianópolis

Florianópolis – Parte II

24 de dezembro de 2015 2 comentários

lag48

Então gente, Florianópolis tem mais de 50 praias e minha intenção não foi ir em todas elas, aliás, quase nenhuma. rs.  Não foi uma viagem de praia, a minha viagem para Floripa foi para matar saudades da cidade, dos meus primos, ficar na casa dos meus primos, passear um pouco, descansar. Claro que nessa onda de visitar a família e amigos, eu acabei passeando um pouco sim, mas não fiz uma peregrinação pelas praias de Florianópolis não…rs… mas fui a alguns lugarzinhos que eu mais gosto. Quem sabe na próxima viagem eu faço uma “via – sacra” pelas praias da ilha, norte a sul, e conto aqui para vocês praia por praia. Quem sabe…. ( improvável… mas, who knows ? )

PS. na foto acima até que não dá para perceber, mas viajei tomando anti-inflamatório e antibiótico, meu rosto estava cheio de caroços, todo empipocado a minha viagem toda em Floripa… 😦

lag2

Então,onde acabei indo ? no mesmo dia, primeiramente, logo de manhã, eu fui até a Lagoa da Conceição – já ouviram falar ? ai, é bem fácil de ir, e no caminho ainda dá para parar no mirante da Lagoa que é maravilhoso, ou melhor, a vista de lá de cima é maravilhosa. Bom, a Lagoa da Conceição é uma enormeeeeeee lagoa, cheia de restaurantezinhos ao redor, com um centrinho bem vivo, cheio de comércio e também casas, muita gente mora nessa região da Lagoa da Conceição e eu considero um dos lugares mais gostosos para ficar em Floripa, pelo menos é um dos meus favoritos. Ah , o povo aqui anda de jet ski na lagoa , canoa, barquinhos e também o moderninho stand up paddle, sabe ? é bem bonito o lugar , além de ser um dos points mais bacanas dos jovens, cheio de barzinhos e afins.

lag
lag3
lag4
lag5
lag6

Ah, levei esse livro para ler em Floripa…estou amando !

lag1

Também tem o Mirante da Lagoa, que fica no caminho para ir até a Lagoa da Conceição, super recomendo que parem nesse mirante, pois a vista é linda, um super atrativo naquela região. Todos param lá.

lag43
lag45
lag46

Depois da Lagoa da Conceição, você vai além, e chega até a praia da Barra da Lagoa. (eu não verdade fui em outro dia, mas é logo depois da Lagoa, dá para ir depois ). Eu adoro essa praia ! ía sempre aqui, ah, não sei por que eu gosto tanto desse cantinho da ilha, mas eu adoro. O pessoal vem aqui também para surfar, o mar costuma ser um pouco bravinho por aqui, mas a paisagem aqui é bem linda, já que conta com dois faróis aqui no mar, deixando o visual lindíssimo. Também é uma vila com muitas casas e comercio, cheio de restaurantes, pousadas e hotéis. Muitos moradores locais, povo da ilha que mora aqui na Barra da Lagoa. Me lembro que já vim fazer um piercing aqui…. rsrsrs… no estúdio do Stopa, será que ele ainda existe ? ele era famosão na época, fazia piercing e tatuagens em todo mundo. rs

lag30
lag31
lag32
lag33
lag34
lag35
lag36
lag37

Para acabar o dia, depois da Lagoa da Conceição, eu fui para a vila de Santo Antônio de Lisboa ,que é patrimônio histórico de Floripa. É um bairro típico açoriano, criado em 1751, em volta da igrejinha da Nossa Senhora das Necessidades. Hoje em dia é uma vila bem visitada, pela arquitetura belíssima açoriana, seus restaurantes de comida típica, o mar lindo que dá um por do sol bem legal e também pela Igreja da Nossa Senhora das Necessidades.

lag12

As casinhas típicas dessa vila são uma atração à parte …

lag13
lag14
lag15
lag16
lag28

A Igreja da Nossa Senhora das Necessidades é linda !

lag17
lag18
lag19
lag20
lag27
lag29

E o visual do local é esse aqui …..

lag26
lag25
lag26
lag21
lag22
lag23

E as comidinhas ? então …. no dia que fui à Lagoa da Conceição eu almocei num lugarzinho super fofo e charmoso, se chama Café Cultura. Muitas pessoas estavam almoçando por ali , ou tomando café com um pedaço de torta ou bolo, que estavam maravilhosos na vitrine. Eu
fui almoçar mesmo e fui super feliz em pedir um risotto de camarão , com alho poró e rúcula (simplesmente meus ingredientes favoritos ). O risotto estava delicioso e o atendimento foi muito bom também. Café Cultura na Lagoa da Conceição – super recomendo.

lag10
lag9
lag7
lag8

Outro dia quando eu estava na Barra da Lagoa eu almocei muito bem, mas muito bem mesmo ! comida super típica da ilha e matei minhas saudades do pirão do peixe , que é um dos meus pratos favoritos de Florianópolis. O restaurante que escolhi foi o Meu Cantinho na Barra —que lugar demais ! pedi camarões à milanesa, que vinha servido com dois tipos de molho, e para acompanhar – arroz, pirão de peixe e batatinha frita. Gente, matei a lombriga da comida da ilha. Amei ! O atendimento foi impecável, o ambiente é lindo, amei esse restaurante na Barra da Lagoa e com certeza voltarei.

lag42
lag38
lag39
lag40

Muito amor nesse pirão ❤ ❤ ❤

lag41

E assim foi minha segunda parte da viagem familiar e super pessoal à Floripa 🙂 #soubemfloripa

lag44

Categorias:Florianópolis

Florianópolis – Parte I

22 de dezembro de 2015 Deixe um comentário

Ir à Floripa com olhos de turista para mim é um pouco complicado. Mas fiz um esforço e gostei muito. Bom, me considero meio barriga verde, manézinha da ilha, já que morei em Florianópolis, minha família teve apartamento lá, fiz faculdade lá, tenho família lá, enfim, Floripa é bem familiar para mim. Sempre falei que se Florianópolis fosse perto de São Paulo, eu ficaria lá para sempre. rs, mas no Brasil eu não consigo sair de SP, ou melhor, tenho que ficar perto do aeroporto internacional de Guarulhos.( kkkk) – pra falar a verdade eu sempre me sentia isolada do país quando morava em Floripa, mas isso é coisa de paulista tonto . Engraçado quando a gente fica um tempo sem ir a um lugar que já moramos, ficamos um pouco inseguros até chegar na cidade e ver que praticamente nada mudou, que você se lembra de tudo, nomes de ruas, onde ir, como ir, e se sente novamente uma local.

Bom, dessa vez eu fiquei na casa dos meus primos em Florianópolis e me diverti muito. Além de estar perto da família, eu bati muita perna por lá ! passeei muito ! e vou contar aqui , resumidamente , tudo o que eu fiz, para servir como dica para sua próxima viagem, que tal ? super recomendo !

his32

Ah ! quase me esquecendo…. voei pra Florianópolis num vôo promocional da AVIANCA e adorei ! nunca havia viajado por essa cia aérea e achei muito boa, até os assentos são mais confortáveis e maiores que a maioria. Atendimento muito bom também. Tudo correu mil maravilhas.

Bem, logo que cheguei, já peguei o busão ( coisa que não andava mais fazia tanto tempo ! mas na minha vida universitária em Floripa , o ônibus era meu companheirão de todos os dias… ) e fui para o centrão de Floripa ! ou seja , o centro histórico da cidade, que é lindo. Tem gente que vai à Florianópolis e só quer saber de praia né ? se esquecem do centro histórico da cidade…. e é tão bonito e rico em cultura. Super aconselho quem for à ilha, ir ao centro também e não ficar somente nas praias. Conheçam um pouco sobre a cultura açoriana da ilha de Florianópolis e saiba mais sobre a cidade, acho super válido.

No centro , primeiramente você vai passar pela Praça XV de Novembro, onde se encontra a maior e mais antiga figueira do Brasil. Essa figueira já virou patrimônio histórico da cidade. rs Nessa praça também acontece vários eventos como feirinhas, música ao vivo , entre outras coisas. É muita gente cruzando essa praça durante o dia, pois fica no centrão de Floripa mesmo.

his1

Na Praça XV de Novembro você também encontra o monumento em honra aos heróis mortos na guerra do Paraguai. Como estive lá essa semana, o monumento estava quase desaparecido entre os enfeites natalinos da praça, mas tudo bem, acho que dá para ver na foto mesmo assim. 🙂

his2

Claro que na Praça XV de Novembro, ou seja, a praça central de Florianópolis, está a linda Catedral Metropolitana de Florianópolis que é muito amor envolvido ❤ ❤ ❤ Essa Catedral Metropolitana é dedicada à Nossa Senhora do Desterro e também é onde se encontra toda a arquidiocese de Florianópolis.  Foi construída em 1908 e agora ela é um patrimônio histórico tombado. Vale a pena conhecer, para os católicos , pela fé , e para os não católicos, pela cultura, história e beleza arquitetônica.

his7
his4
his3

Por falar em igrejas, outras duas igrejas históricas do centro de Floripa são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e também a Igreja São Francisco de Assis que fica bem no calçadão de compras de Florianópolis. Obviamente entrei em todas para agradecer essa linda viagem que Deus me concedeu, por que olha…. que viagem linda !

his6
his20
his21
his22

Bom, continuando ainda no centro histórico de Florianópolis, bem em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis há uma casa antiga, toda cor de rosa, é o Palácio Cruz e Souza, onde agora se encontra o Museu Histórico de Santa Catarina. Um pouco de história …. Em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes, foi também construído junto à praça da Vila de Desterro um prédio de três secões e dois pavimentos para ser a nova ‘Casa de Governo’. Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente, onde se encontra o museu.

his23
his18

Agora caminhando pela Rua Conselheiro Mafra, também calçadão de Florianópolis, se encontra o Largo da Alfândega , onde se encontra o antigo prédio da alfândega de Floripa, onde tudo era banhado pelo mar, acreditam ??? ( ai que medo, vai q o mar volta… ). Bom, mas agora sem mar ali, ficou o prédio que também foi tombado como patrimônio histórico, uma praça linda com vários banquinhos, chafariz, um lugar que muita gente transita pelo dia todo. Impossível não passar por lá ! eu passava milhares de vezes…… Ah ! Esse prédio do largo da alfândega é de 1874, agora virou galeria de artesanatos da ilha.

his9
his11
his14
his15

Bem em frente ao prédio da antiga alfândega, tem um monumento bem bonito chamado de O Monumento das Rendeiras. Esse monumento refere-se à arte da renda da ilha de Florianópolis, que é a renda de bilros, herdada da colonização açoriana da ilha. A renda de bilros é geralmente confeccionada por mulheres — daí a referência às “rendeiras”. A base sobre a qual trabalha a rendeira é uma almofada, onde costuma ser colocado o cartão com o desenho a ser realizado; com a ajuda de alfinetes, a rendeira trança os fios de linha presos em pequenas hastes de madeira – os bilros . No monumento, são os bilros que estão em destaque.

his8
his10

Do Largo da Alfândega você já vê o Mercado Público de Florianópolis, que é uma atração à parte. Aliás, desde minha última vez na ilha já vi que está bem diferente, mais moderno e bonito ! ouvi dizer mesmo que revitalizaram o antigo Mercadão de Floripa e agora eu vi que ficou bem mais aconchegante , com um toque “chique”, meio “gourmetizado” hmmmm….. Bom, o Mercado Público foi construído em 1899 e ele é o point do centrão de Floripa, tanto para moradores locais ou turistas, que adoram ir ao mercadão para comprar souvenirs (há muitas lojas de lembrancinhas da ilha e também um camelódromo enorme cheio de box de tranqueiras para os consumistas de plantão ! )  e comer muitos frutos do mar ! O Mercadão de Floripa é um ótimo ponto de encontro para uma cerveja , um almoço maravilhoso pelos restaurantes de frutos do mar maravilhosos que tem por lá , e também para fazer compras nas dezenas de peixarias , quitandas e outros comércios que esse mercadão abriga. Ele agora virou um centro gastronômico de comida local da ilha. Vale muito à pena !

his13
his16
his17

O box mais gourmetizado e “bam bam bam” do Mercadão de Florianópolis é o box de frutos do mar chamado Box 32. Muitos vão almoçar lá . Bom, eu passei pela sorveteria do Box 32, que é bem carinha por sinal, 9 reais o copinho pequeno ! mas sabe como é …. eles são famosos…

his12

Nos dois dias que eu almocei no centro da cidade, eu recomendo os dois cafés que eu fui. Um deles é o Café Kiwi. Eles colocam as opções do almoço numa lousa do lado de fora e você já vê o que eles estão servindo naquele dia. Eu comi um bacalhau com batatas e castanhas, alho poró – estava uma delícia, mas o lugar é um café minúsculo com pouquíssimas mesas – então parece que estamos sendo pressionados para comer rapidamente e dar lugar às outras pessoas, não gostei muito do atendimento não, mas a comida estava uma delícia,então recomendo pela comida que é fresquinha e tudo orgânica, como eles mesmo dizem. O Café Kiwi fica ao lado da Catedral Metropolitana.

his26
his24
his25
his27

O outro café onde fui comer foi o Café Kairós. Esse sim eu super ultra recomendo. Desde a comida maravilhosa até o atendimento, foi tudo perfeito. Adorei tudo ! eu pedi um panini de tomates com manjericão, rúcula e queijo e depois de sobremesa eu comi o cheesecake de frutas vermelhas , estavam divinos  ! O Café Kairós também fica ao lado da Catedral, na rua da Praça XV de Novembro. Fácil encontrar. – esse café fiquei com vontade de ir mais vezes e experimentar mais coisas do cardápio, pois tudo parecia maravilhoso.

cafe

his28
his29
his30

Bom,nessa primeira parte é isso ! mostrei mais o centro histórico da ilha , apresentando a cidade para vocês. Daqui a pouco publico mais posts. Vocês gostaram desse início ?

Categorias:Florianópolis
%d blogueiros gostam disto: