Peru

Peru – informações gerais, o que você precisa saber, dicas !

Decidi fazer esse post inicial com dicas práticas e recomendações para quem vai viajar ao Peru e fazer todo o trajeto ao Machu Picchu e afins.  Vou enumerar as dicas e recomendações, explicando cada uma e contando como nós viajamos pra lá. E espero que ajude vocês que tem intenção de um dia visitar o Peru.

Dias : 7 dias

Onde : 3 dias em Lima e 4 dias em Cusco (divididos em Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu )

Cia Aérea : Avianca Internacional

Viagem Multidestino : São Paulo – Lima – Cusco – Lima – São Paulo

1- Para as pessoas com dinheiro curto : NÃO comprem pacotes. 

O que foi nosso caso. Obviamente não temos dinheiro para pacotes, mas ao mesmo tempo achamos um absurdo os preços dos tours saindo do Brasil, mesmo se tivéssemos dinheiro. Estavam em torno de 5 a 7 mil reais essa viagem. ( gente, quando eu falo que é um absurdo de caro, estou falando da minha realidade, da minha vida…. eu pego 6 mil reais e vou feliz pra Europa, mas é o meu caso. ) .

Enfim, queríamos visitar a capital Lima e ficava mais caro ainda, desistimos na hora e já estávamos desanimadas. Um belo dia entramos no site decolar.com.br e nos deparamos com passagens com trecho multidestino , com parada em Lima e Cusco, ida e volta, por mil e quinhentos reais. Não pensamos duas vezes e compramos imediatamente. Depois planejamos tudo. Só sei dizer que nossa viagem inteira ficou menos da metade de um pacote saindo do Brasil. E fizemos tudo e muito mais. Com parada em Lima, onde ninguém vai. ( já que normalmente os vôos saem de São Paulo para Cusco ).

Se você tiver a disponibilidade de dinheiro, vá com pacote turístico .

2- Ficamos em Hostels ( claro… ) 

Não ficamos em hotel, mas pegamos quarto privado em hostels. Bom, em Lima ficamos num hostel maravilhoso com quarto privado, e em Cusco ficamos em dois hostels, um deles foi quarto compartilhado ( com outras meninas ) e outro foi quarto privado. Tudo muito barato . Os hostels foram o de menos da viagem, preços ótimos, localização maravilhosa e quartos bons. Uns melhores, outros menos, mas todos muito bons e satisfatórios. Vocês sabem o meu estilo de viagem né ? E no Peru não foi diferente. Nas próximas postagens eu vou dar os nomes e endereços de todos esses hostels.

3- O dinheiro peruano 

Gente, o dinheiro peruano é soles. E vocês não vão acreditar — vale mais que o real. Dependendo do lugar , o câmbio chega a quase 2 para 1. Então achamos tudo muito caro no Peru, coisas básicas como itens de higiene, comida e afins. Tudo é mais caro que aqui. Uma ressalva : chocolates lá são um absurdo. Eu estou falando de chocolate baratinho, tipo Hersheys, que aqui nas Americanas você paga 2,99 reais, lá você paga 25 reais, sério. Outra coisa também : sabonete Palmolive. Lá você paga mais de 5 reais o sabonete. Ficamos assustadas com esses preços de coisas básicas do dia a dia. Água também é um luxo, caríssima a garrafa. Fiquei feliz em morar no Brasil rs.

Se tiverem que trocar dinheiro no aeroporto, logo na chegada, troquem muito pouquinho, só para pegar o ônibus pro centro. O resto troque no centro da cidade, em Miraflores perto da praça Kennedy e também no centro histórico de Lima tinha os melhores câmbios.

4- Do aeroporto à Miraflores 

Miraflores é o centro novo de Lima, não o centro histórico. É onde tem a beira- mar, é onde há os melhores restaurantes, bares, baladas,  é onde tudo acontece, é onde todos ficam hospedados. É a parte rica da cidade, podemos assim dizer. Pois então, logo dentro do aeroporto , você verá o guichê do ônibus que te leva ao centro de Lima. Recomendamos muito que peguem esse ônibus , ele é super bom, ar condicionado, wifi, como o ônibus do aeroporto aqui de São Paulo, sabem ?  chama-se Airport Bus Express Lima. Tenha em mente que é demorado por conta do trânsito intenso de Lima ! até Miraflores leva de 1 hora a 1 hora e meia.

5 – Transporte em Lima

O transporte em Lima é muito bom. Pegamos ônibus várias vezes para is aos lugares mais longes do centro Miraflores e deu super certo. Também pegamos um Uber e foi super tranquilo. Recomendamos o transporte público em Lima, você vai a todos os lugares de ônibus e funciona muito bem. Uber perfeito também. Só o transito que é bem chato e intenso.

6- O que levar ?

Protetor solar ! por mais que esteja frio pra caramba, por mais que seja inverno, lá nós estamos muito próximos ao sol por causa da alta altitude, então o sol queima muito, mas muito mesmo ! óculos de sol também é necessário, já que fica insuportável olhar para o céu aberto sem arder os olhos. Isso estou falando de Cusco e arredores. Leve em conta também que nessa região você vai cansar muito mais, vai andar pouco e já perder totalmente o fôlego, por causa da altitude. Algumas pessoas mastigam folhas de coca ou tomam o chá de coca, nós não fizemos.

7 – Souvenir ( lembrancinhas )

Querem levar uma lembrancinha ao Brasil ? não comprem nada em Miraflores, pois é caríssimo. Espere para comprar quando for visitar o centro histórico de Lima ou em Cusco mesmo, onde você vai encontrar muitas coisinhas típicas do Peru por um preço bem menor. Também recomendo que comprem diferentes tipos de sal quando vocês forem fazer o passeio do Vale Sagrado e pararem nas lojinhas típicas de lá.

8 – A tomada 

A tomada do Peru é o estilo americano. Então atenção , já levem um adaptador aqui do Brasil, pois lá com certeza deve ser caríssimo comprar um. Não precisamos comprar, claro. A voltagem é sempre 220v , mas é sempre bom checar com o hotel antes.

9- Indo para Machu Picchu – o que precisamos saber ? 

Gente, ir ao Machu Picchu é uma pequena novela mexicana rs. Ou peruana. A base sempre será Cusco. Mas de Cusco para o Machu Picchu é outra viagem.

A recomendação é deixar a mala em Cusco e seguir viagem somente com uma mochila pequena. Foi o que fizemos. Deixamos a mala no hostel onde nos hospedamos. Foi super tranquilo, todos fazem isso. TODOS. Não teimem.

Bom…. Em Cusco, logo pela manhã, pegamos uma vã (lotação) para a cidade de Ollantaytambo , no Vale Sagrado, de onde saem os trens para Águas Calientes ( ponto pra subida ao Machu Picchu ). Essa vã é muito comum, todos pegam essa vã ,é baratíssima , e sai da Calle Pavitos em Cusco. Muito fácil.

Você já vai estar com as passagens de trem compradas, então em Ollantaytambo é só seguir para a estação de trem e seguir em frente para Águas Calientes. Já vai estar depois do almoço ou final do dia, depende que horas você comprou as passagens. Compramos as passagens de trem pela Peru Rail.

Em Águas Calientes você vai dormir . É uma cidade de pouso para quem acorda de manhã para subir ao Machu Picchu. Então dormimos em Àguas Calientes em um hotelzinho baratíssimo e SUPER aconchegante e muito bom. Em Águas Calientes, à noite, já compramos a passagem de ônibus que nos leva ao Machu Picchu logo de manhãzinha ! Acordamos no próximo dia e bem de manhã já pegamos o ônibus que nos leva até a entrada do Machu Picchu. Depois do Machu Picchu, voltamos à Águas Calientes e já pegamos de volta o trem para Ollantaytambo, e depois uma vã para Cusco, chegando em Cusco à noite.

Esse é o melhor percurso e o mais recomendado, dormir em Águas Calientes e subir ao Machu Picchu logo pela manhã do próximo dia.

10 – Particularidades da visita ao Machu Picchu 

Gente, a visita ao Machu Picchu tem que ser comprada com muita antecedência, no site oficial deles. Recomenda-se três meses antes. Existe um controle de pessoas , então você tem que marcar o horário para entrada , podendo ficar quatro horas no parque. Nós escolhemos um dos primeiros horários de manhã. Então fiquem muito atentos aos horários de entrada ao Machu Picchu , horário dos trens, do ônibus e tudo mais.

Outra coisa no Machu Picchu é que tem que ser feito com guia. Essa é a nova regra. Mas é super fácil e super barato. Os guias ficam formando grupos na fila do ônibus em Águas Calientes e já sobem com a gente. Eles formam grupos ali na hora e fica muito barato por pessoa. É muito interessante, pois dessas quatro horas que ficamos lá, ele fica um tempo com a gente explicando sobre o lugar. Depois seguimos sozinhos.

Não pode entrar com pau de selfie e nem com mochilas muito grandes.

Lembrando que em Cusco tudo explode ! rs 

Gente, é engraçado mas ao mesmo tempo trágico. Por causa da alta altitude e pressão ( Cusco é o pico mais alto da região ), tudo explode ! hahaha, sim ! frascos de creme, shampoo, álcool em gel, garrafinha de água, refrigerante pelo amor de Deus ! é capaz de matar hhaah. Mas é sério, tudo que estava fechado e abríamos, ele explodia na nossa cara. Eu perdi creme, perdi minha base, perdi várias coisinhas que quando eu abria , explodia e saía todo o creme dentro. Então, atenção e não abram nada perto do rosto.

Dica mais valiosa *****

Aproveitem ! sem estresse ! Quer visitar o Valle Sagrado, Cusco, Machu Picchu ??? Não pode ser com chororô ! não é viagem de luxo, e mesmo se for para vocês, a canseira é praticamente a mesma, não vão ter tudo em mãos, mas é a coisa mais linda do mundo , a caminhada vale super a pena, o cansaço vale muito a pena, a altitude e a sensação ruim vale muito a pena. Não pensem nos pormenores , curta a vista e  cultura peruana que é lindíssima ! Se não for esse tipo de pessoa, NÃO VÁ ! Se for rico, contrate um guia privado . Mas mesmo assim, Machu Picchu é na raça !

Um comentário em “Peru – informações gerais, o que você precisa saber, dicas !”

  1. Lu, sempre ótima nos seus relatos. O avô do meu marido, já falecido, esteve com a esposa em Machu Picchu. Temos fotos e postais deles lá…mas imagina há uns 30, 40 anos atrás! Mas que coisa é esta de explodir tudo??? hahaha Falando de preços…uma amiga esteve no Chile e gastou uma grana alta em passeios de excursão. Enfim…que bom que vocês pesquisaram, se deram bem a aproveitaram a viagem! É isso, aí! Bjs

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s