Portugal

Lisboa – Onde ir ? o que visitar ?

Ahhh Lisboa … não acredito que demorei tanto para conhecer. Realmente, uma cidade linda, com lugares lindíssimos, com pessoas muito simpáticas e receptivas e com aquela atmosfera que te acolhe e te aconchega , e que te faz pensar em morar em Portugal. Sim, Portugal pra mim ficou no meu TOP 5 de melhores países do mundo para visitar, morar, passar uma temporada ou sei lá mais o que. Sempre recomendarei Portugal e Lisboa a todo mundo que vier perguntar pra mim. Ficou na minha história, no meu coração, e eu sempre vou me lembrar o quanto esse país foi gentil acolhedor para mim . Se tiver uma coisa que não gostei em Lisboa foi que em vários restaurantes e lugares a trilha sonora era música brasileira, mas aquela que mais odeio como axé, sofrência, ivete sangalo e cia . Não, não ….

Mas vamos o que interessa ! o que fazer em Lisboa ? onde ir ? quanto tempo ficar ? Bom, Lisboa não é tão grande assim e dá sim pra fazer tudo em no máximo três dias tranquilo . Mas isso é para os apressados , o povo que não tem mais tempo, e não recomendo. Lisboa é uma cidade para fazer tudo na paz e tranquilidade, não é pra correr e bater perna feito maluco. É uma cidade que tem que ser desfrutada lentamente, visitando as ruazinhas, os restaurantezinhos, sem aquela pressa de turista.

Nesse post vocês não vão ver museus ou galerias , já que preferi nessa minha viagem, caminhar mais e ficar mais ao ar livre. Não quis ficar muito dentro dos lugares. Acredito que só entrei em igrejas mesmo, não quis visitar dentro de museus de história ou galerias de arte. Acredito que eu esteja mudando um pouco meus roteiros de viagem, já que no passado eu dava muito valor para visitas de museus. Agora, nem tanto. Estou preferindo mais passeios ao lar livre, como alugar uma bicicleta e sair por aí. Afinal, ninguém é obrigado a nada, não é ?

Aqui vou colocar os principais lugares para visitar em Lisboa, de ordem aleatória , e vocês decidem quais são os mais importantes e mais interessantes para visitar primeiro.

1 – Alfama

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, então o mais visitado, claro.  É onde está toda a essência de Lisboa, com moradores antigos vivendo naquelas casinhas típicas portuguesas, com aqueles azulejos maravilhosos que conhecemos bem, ou seja, Alfama é a história de Lisboa e não pode deixar de visitar. Sem contar a vista que é de tirar o fôlego. Eu sinceramente andei pelo bairro várias vezes e não me cansava nunca.

2 – Praça do Comércio

A Praça do Comércio de Lisboa é localizada bem  em frente ao rio Tejo, com uma vista maravilhosa do rio e da ponte 25 de Abril, lugar de ponto de encontro e de várias manifestações em Lisboa. Cercada por diversos restaurantes e comércios em geral, a Praça do Comércio é um símbolo histórico e político muito importante para Lisboa.

3 – Bairro Alto e Convento do Carmo

Localizado no Bairro Alto,o  Convento do Carmo de Lisboa é um antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância que se localiza no Largo do Carmo e foi erguido, sobranceiro ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), na colina fronteira à do Castelo de São Jorge, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.O conjunto, que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa, ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Constitui-se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Actualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do CarmoÉ possível que a ruína do Convento do Carmo e do vizinho Convento da Trindade, aquando daquele terramoto, esteja na origem da expressão popular: “cair o Carmo e a Trindade“.

Tem também o elevador Santa Justa, onde tem um mirante lá do Bairro Alto para a cidade de Lisboa.

4- Torre de Belém

A Torre de Belém é um lugar belíssimo que fica em Belém, distrito de Lisboa. É super pertinho de Lisboa, mas você precisa pegar um trem na estação em frente ao Mercado Ribeira, bem fácil de encontrar.

O trem para Belém também vai para outros lugares, como por exemplo, Caiscais, mas isso fica para um outro post. Também em Belém se encontra o Padrão de Descobrimentos e a famosa loja dos famosos pastéis de Belém, que são sensacionais ! A Torre de Belém foi tombada como patrimônio histórico pela UNESCO em 1983 e pertence às sete maravilhas de Portugal.

5 – Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos também está localizado em Belém, distrito de Lisboa, e se encontra praticamente em frente à Torre de Belém. Esse mosteiro é  o mais notável conjunto monástico de todo Portugal e uma das principais igrejas da Europa.

A sua construção iniciou-se por iniciativa do Rei Manuel I no início do século XVI e prolongou-se por mais de cem anos de construção. Desde 1907 é considerado patrimônio histórico de Portugal e também patrimônio mundial pela UNESCO. Vale a pena visitar, já que você estará em Belém se entupindo de pastéis.

6- Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um dos cartões postais mais famosos do distrito de Lisboa. Fica localizado em Belém, às margens do Rio Tejo ,  a poucos metros da Torre de Belém. Esse monumento foi erguido 1960 , em homenagem aos grandes descobridores portugueses que desbravaram todos os continentes em alto mar.

7- Pastéis de Belém

Coloquei aqui no post como lugar turístico, por que é mesmo ! os famosos pasteis de Belém fica em Belém em uma doceria chamada Pastéis de Belém … risos. São simplesmente sensacionais, eu juro ! é um daqueles tem que ir e pronto. Sim, comi outros deliciosos por Lisboa inteira, mas esses pra mim não tem comparação. A lojinha fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos e sempre está lotada de gente. É melhor ir em dias de semana ou bem cedo. Ah, não tem só pastéis de Belém não, tem muitas outras coisas e tudo que experimentei estava perfeito.

Mas é claro que saí de lá com uma sacolinha com alguns quitutes para viagem, pra comer no caminho né ? ….

8- Castelo de São Jorge

Passava pelo Castelo de São Jorge quase todos os dias pois fiquei num hostel bem próximo, mas nunca entrava . Fui entrar para visitar no meu último dia em Lisboa.

O Castelo de S. Jorge – Monumento Nacional integra a zona nobre da antiga cidadela medieval (alcáçova), constituída pelo castelo, os vestígios do antigo paço real e parte de uma área residencial para elites.A fortificação, construída pelos muçulmanos em meados do século XI, era o último reduto de defesa para as elites que viviam na cidadela: o alcaide mouro, cujo palácio ficava nas proximidades, e as elites da administração da cidade, cujas casas são ainda hoje visíveis no Sítio Arqueológico.

A vista de Lisboa que se tem desse castelo é inacreditável de linda ! há vários sítios históricos e arqueológicos dentro dele também, além de toda a sua história. Vale muito a pena passar uma manhã por lá, super recomendo.

9 – Sé de Lisboa

A Igreja da Sé de Lisboa, ou como é também chamada de  Igreja de Santa Maria Maior, é onde fica a sede o patriarcado de Lisboa e da Paróquia da Sé. A sua construção teve início em meados do século XII , após a retomada da cidade aos Mouros , é classificada como monumento histórico de Portugal desde 1910.

10 – Chiado

O bairro Chiado de Lisboa é onde fica o centro da cidade e onde você tem acesso a tudo. Restaurantes diversos, monumentos, barzinhos, agitação e as ruas mais agitadas de Lisboa. É onde todo mundo está, o point de todos e onde todos se encontram. Belíssima arquitetura, lojinhas fofas, muito bolinho de bacalhau, pastéis de belém e por aí vai.

11 – Mercado da Ribeira ( Time Out Market )

O Mercado da Ribeira sempre foi o principal mercado de Lisboa, onde se tinha de tudo e muito mais. Um mercadão mesmo ! mas sabe aquele mercadão sem glamour ? pois é , sempre foi assim.  As coisas mudaram muito em 2014, quando a célebre revista Time Out comprou uma grande parte desse mercado que estava praticamente caído e falido e fez do antigo Mercado Ribeira o Time Out Market, cheio de restaurantes finos, lojinhas lindas, comidinhas maravilhosas e exclusivas de chefs renomados do mundo todo, ou seja, gourmetizaram o Ribeira ! Mas olha, recomendo muito ! fui almoçar lá nos meus dois últimos dias e meu Deus……….. quanta comida linda, boa e de qualidade !

E olha quem me achou no Mercado Time Out ???!!!! uma leitora do blog e seguidora do instagram ! adorei !!!

Massa com vieiras eu não pude deixar de comer. Meu fruto do mar favorito e quando encontro, eu tenho que !

Também experimentei o queijo típico deles, o Queijo Azeitão, que acompanhou pão e salada de polvo. Tudo perfeito.

Outro dia eu experimentei o famoso hamburguer de salmão no pão preto que estava simplesmente DIVINO !!!!!

E de sobremesa eu comi um tiramisu e outro dia comprei uns macarrons . Esse Mercado Ribeira Time Out é uma tentação !!!!

12-Rio Tejo

A Vista do Rio Tejo e a ponte 25 de Abril é maravilhosa e compensa dar uma passeada por lá principalmente ao por do sol. Também recomendo muito que vocês aluguem uma bicicleta e passeiem a beira rio, o clima é super gostoso, a vista é linda e o passeio imperdível.

Bom, é isso ! um resumão mesmo né gente ? com certeza tem muito mais coisa pra ver em Lisboa e com certeza eu gostaria muito de voltar e visitar muito mais lugares. E ai, gostaram ? ficaram com vontade de conhecer Lisboa ? 🙂

Não se esqueçam de me seguir no Instagram : @lurussa . E daqui uns dias tem mais posts sobre Portugal , outras cidades e outros passeios !

 

 

3 comentários em “Lisboa – Onde ir ? o que visitar ?”

  1. Ahhh Lisboa … não acredito que demorei tanto para conhecer . Era exatamente assim que eu falava a cada esquina .Tambem amei Lisboa e quero voltar com mais tempo.Ansiosa pelo proximo post.Bjs

  2. Oi Lú, amei sua postagem, Portugal não estava como prioridade na minha lista de viagens, mas mamis quer conhecer e vou acompanhá-la em dezembro, estou ficando mais animada, vou seguir todas as suas dicas, posta mais please, bjs.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s