Belfast, Irlanda, Irlanda do Norte

Destination : Belfast – Irlanda do Norte

Esse post não será um post de dicas. Não tenho muitas dicas para dar de Belfast, já que fui num bate e volta de Dublin e apenas passei um dia lá. Na verdade eu não fui pra lá para visitar pontos turísticos, pois não conhecia muito bem nenhum. Eu fui pra Belfast para realizar um sonho de viagem, talvez seja um dos últimos sonhos de viagem que eu tinha.

St. George’s Market (1604)

Eu morava em Londres na época, era tipo 1999 e era muito complicado viajar para Irlanda do Norte. Foi uma época de muito conflito e ataques terroristas constantes em Belfast , especialmente por parte do IRA , o exercito provisório republicano irlandês que cometeu vários atentados na época. Era difícil ir até lá não somente pela segurança e muita violência, mas também por causa da fronteira. Era complicado e eu queria muito, claro. Bom, tive que deixar pra lá , mas nunca saiu da minha cabeça.

Albert Memorial Clock ( 1870 )

Até que agora surgiu a oportunidade de ir para Irlanda e mesmo não tendo quase tempo nenhum,eu tive que fazer um bate e volta pra Belfast. Foi tudo muito corrido mas eu gostei muito e as expectativas foram realmente supridas, eu imaginei que Belfast fosse do jeito que encontrei.

Primeiramente, ao chegar em Belfast, muito cedo de manhã ( eu peguei o trem as 5 da manhã ), eu quis tomar um típico café da manha do norte da Irlanda e deu nisso aqui :

Belfast é linda e totalmente diferente da Irlanda. Ela tem uma vibe muito forte do leste Europeu e Rússia. Por todo lado encontramos pinturas e grafitti de propagandas comunistas e isso lembrou bem minha vida na Rússia e países do leste Europeu. Eu já fui sabendo que poderia encontrar essa vibe, mas não tinha certeza, já que as coisas mudaram, o mundo mudou, o capitalismo é forte , só sei que não tinha certeza do que encontrar, mas sempre esperando alguma lembrança da época de conflitos deles. E encontrei sim, muito. Outra vibe, gente. Só pra quem entende mesmo. Para quem não compreende , acho que tudo passa muito batido e a pessoa nem se toca do que está vendo.

Tem um filme que marcou minha vida. É um filme da Irlanda do Norte, que se passa lá, foi gravado em Belfast e que retrata bem essa época de conflitos religiosos e políticos que aconteciam por lá. O filme é antigo, acredito que seja do início dos ano 90, década complicada para a Irlanda do Norte. O filme se chama This is the Sea. A trilha sonora é totalmente de bandas da Irlanda e Escócia e eu sou simplesmente apaixonada por essas músicas. A banda principal do filme é uma banda que sou muito fã, The Waterboys, que o vocalista é Mike Scott , que também tem carreira solo. Amo. Recomendo o filme,não sei o nome em português, mas o original é This is the Sea.

-Ruínas em reconstrução-

Amei tudo , claro. Arquitetura linda, ruas fofas, o centrinho histórico é muito charmoso. Belfast é uma graça ! Fui justamente no Natal , então peguei a feira de Natal de lá ( Christmas Market ) e para minha surpresa tinha um prato típico que sempre gosto de comer quando estou pela Europa, que é a batata gratinada com bacon e etc. Claro que comi. Essa batata você só encontra em feiras ao ar livre mesmo. Acho que a primeira vez que comi foi em Brugges, na Bélgica. Depois onde tinha feira na rua eu procurava.

(fiquei com esse cupcake na bolsa a semana toda, se vocês soubesse o qto eu sou intolerante ao açúcar….outra hora eu conto … )

Um sonho realizado. Posso ticar ? Tenho três cidades de guerra e conflitos que sempre foram meu sonho. Já realizei Sarajevo  – Bósnia, agora realizei Belfast – Irlanda do Norte. Falta uma cidade de guerra que eu preciso visitar pois nos dias de hoje já fiquei sabendo que está segura e tranquila, apesar de muitos países não reconhecerem sua independência, inclusive Rússia. Fazer o que né ? a ONU reconheceu.

Mas é isso ! acho que passar um dia em Belfast foi bem interessante para eu poder resgatar essa vibe “leste” que sempre existiu dentro de mim, pois faz parte da minha vida, mas desejo um dia poder voltar e ficar uns bons dias lá.

Alguém entendeu esse post ? rs 🙂

Belfast – Dezembro 2018 . Eu não seria eu se não ….. 

Um comentário em “Destination : Belfast – Irlanda do Norte”

  1. Oi Lu, que bacana este passeio. Eu acho que eu consegui entender este seu sentimento porque também tenho igual. São memórias afetivas, eu diria. É muito pessoal. Eu tive isso quando fui para Berlin e tudo me remetia à queda do muro, as lembranças de tudo o que tinha visto na tv ainda no Brasil e só iamgina que eu queria estar lá também. E naquela época, nem em sonho eu colocaria os meus pés na Alemanha. E, eis que a vida dá voltas, eu estava lá em Berlin…bem debaixo do ponto alto da cidade: Brandenburger Tor e tudo veio à mente, a sensação, as imagens que vi…é algo que a gente sente…a gente perde as palavras, se emociona e silencia porque a gente sabe o impacto daquele determinado acontecimento. É meio inexplicácel.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s