Irlanda

Dublin – onde ir ? o que visitar ?

Lembra que eu disse no post anterior que Dublin era uma cidade relativamente pequena onde dá para ver tudo em dois dias ? então, é isso mesmo . Claro que se você quiser curtir mais a cidade, com certeza encontrará mil coisas para fazer, mas o essencial , pra quem não tem muito tempo na cidade, dá pra fazer sim, sem sentimento de culpa. A cidade não é tão grande . Lembrando que eu fui no inverno chuvoso da Irlanda, então com certeza no verão a cidade deve ficar mais cheia de coisas para fazer e lugares abertos para visitar como parques e tal. Fiz uma lista de 11 lugares interessantes de Dublin pra vocês terem uma ideia quando forem pra lá, espero que ajude 🙂

Ahh ! apesar de eu ter tirado foto de uma estátua de James Joyce , eu não visitei o museu pois quando fui estava fechado e depois não voltei mais. Fica aí um motivo para voltar a Dublin – visitar o James Joyce center.

 James Joyce foi um romancistacontista e poeta da Irlanda que viveu boa parte de sua vida expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX -sua obras mais renomadas são Dubliners e Ulisses. 

1- Temple Bar

O Temple Bar é o bairro mais charmoso e mais visitado de Dublin. Ele fica às margens do rio Liffey , com ruelas cheias de bares e restaurantes, apresentando uma vida noturna bastante intensa, com muitos lugares para visitar. É um lugarejo no meio de Dublin bem icônico, que remete uma Dublin antiga, com ruas estreitas e todas empedradas, dando um ar medieval e ao mesmo tempo coberta de pubs por todo quanto é lado. É um bairro muito visitado que hoje em dia virou o ponto turístico mais visitado da cidade, por pessoas de todas as idades. Durante o dia essas ruas são lotadas de restaurantezinhos típicos que sempre estão lotados de gente. O pub mais famoso e icônico desse bairro se chama Temple Bar Pub. Todos querem tirar foto em frente desse lugar, já virou uma das esquinas mais famosas da cidade. Tem que ir !

2- Rio Liffey

Um dos cartões postais mais famosos da cidade de Dublin são as margens do Rio Liffey, rio que corta toda a cidade e divide a cidade antiga e a cidade nova de Dublin. Não tem como não passar por ele.

3- Trinity College e The Book of Kells

A Trinity College é a universidade mais antiga da Irlanda, fundada em 1592. Só para vocês terem uma ideia da qualidade de ensino dessa universidade e o quanto é renomada, a Trinity College de Dublin formou os ilustres Oscar Wilde , Bram Stoker , entre outros.

A Trinity College também abriga a biblioteca onde está The Book of Kells , ou o Grande Evangelho de São Columba, que é um manuscrito celta que foi feito pelos monges no ano de 800 AD no estilo conhecido como arte insular. Essa manuscrito é uma das peças principais do cristianismo irlandês , apesar de não concluído, ele é um dos mais importantes da era medieval. A biblioteca que abriga esse manuscrito é uma das mais belas que já vi. Há livros até o teto e não tem como ficar de queixo caído lá dentro. Pra quem ama livros, deve visitar. O preço da visita dessa biblioteca é 14 euros.

4- Guinness Storehouse

Vocês não vão acreditar que esse lugar, a fábrica da cerveja Guinness, era o último lugar que eu visitaria em Dublin. Na verdade até pensei em não ir, já que não sou uma adepta ou admiradora de cervejas. Apenas não ligo. Ok, já mudei minha opinião..risos. Para mim foi um dos lugares mais legais e divertidos da cidade. Bom, lá dentro temos toda a história da cerveja Guinness e seu fundador, passamos por muitos processos de como a cerveja é produzida, de uma maneira bem lúdica parecendo mais um parque de diversões e depois ainda temos a oportunidade fazermos a nossa própria cerveja e claro, degustarmos. No terraço tem um bar com uma vista linda da cidade de Dublin e só posso dizer que até bolsa da Guinness eu tive que comprar, de tanto que gostei da Guinness Storehouse. Imagino pra quem conhece a marca e gosta da cerveja, meu Deus ! é como uma Disneyworld da cerveja. Recomendo demais. Passei umas duas horas lá dentro sem perceber. O preço da visita é 25 euros.

5- Christ Church Cathedral

A catedral da Santíssima Trindade de Dublin é um lugar que fiz questão de visitar por dentro e por fora. Que estrutura linda ! Acho que foi uma das igrejas mais belíssimas que já visitei na vida, e olha que já visitei igreja viu…. rs . Ela foi fundada em 1030 e se localiza numa região bastante medieval de Dublin, um bairro muito lindo que por si só a gente já tira mil fotos ali mesmo antes de entrar na igreja. Dentro dela tem um cripta que vale a pena visitar e também os ladrilhos do interior dessa catedral é de ficar sem ar. O preço para entrar nessa igreja é 7 euros.

6- St. Patrick’s Cathedral

A Catedral de Saint Patrick foi fundada em 1191 e é a Catedral Nacional da Irlanda. Ela é a maior igreja da irlanda e faz parte da diocese irlandesa.  Vale a pena visitar, a igreja é imensa e é uma das mais importantes do país já que leva o nome do santo irlandês St Patrick.

7 – Dublin Castle

O castelo de Dublin é um dos lugares mais importantes na história da Irlanda. De 1204 até 1922 foi sede dos representantes irlandeses da monarquia britânica . Esse castelo permaneceu intacto por muito tempo até um grande incêndio atingi-lo em 1684, fazendo que com ele seja restaurado e reconstruído tempo depois. Ele fica bem na área central de Dublin e é super de fácil acesso. Eu visitei a parte exterior dele, que fica bem direto para as ruas mas não quis entrar para visitar exposições. Dentro dele há coleções e exposições fixas e temporárias, como eu não estava nem um pouco a fim de ver exposição, eu decidi ficar do lado de fora mesmo. Mas se você quiser entrar , o preço é 8 euros.

8-  Grafton Street

Bom, a Grafton Street é a principal rua de Dublin , é onde ficam todas as lojas mais importantes, grifes, shoppings, bares, restaurantes e ela é toda um calçadão. É a rua das compras de Dublin, e como eu fui em época de Natal, ela estava linda toda decorada , toda natalina, cheia de gente fazendo compras. O final dessa rua dá em um shopping e também a um lindo parque que se chama St Stephen’s Park.

 

9- The National Gallery

A Galeria Nacional de Dublin, totalmente gratuita, é localizada a poucos passos da Trinity College, bem no centro da cidade. Fundada em 1864, ela apresenta coleções enormes renomadas, fixas e exibições temporárias de grandes artistas do mundo todo. Ela foi toda reformada e agora com uma aparência mais moderna e contemporânea em um lindo complexo no centro de Dublin. Super recomendo a visita. É gratuito.

10- St. Stephen’s Green Park

Esse parque fica bem na área central de Dublin, no final da rua de compras Grafton Street, o qual foi fundado em 1880. Bom, eu fui no inverno né, então estava bem cinza e escuro mas imagino que o parque seja maravilhoso na primavera e verão, levando milhares de pessoas a um passeio por ele. Deu para ver que é um parque muito charmoso, cheio de lagos e caminhos para passear. Gostaria de visitar no verão.  Recomendo sim .

11- O’Connell Street e arredores

O’Connell acho que é o sobrenome irlandês mais emblemático da história rs, O’Connell está em todo lugar ! Nessa rua, que fica do outro lado do rio Leffey ( lado oposto do Temple Bar , apresentando um outro centro de Dublin ), temos o monumento de um líder nacionalista Daniel O’Connell, por isso o nome da rua. É uma rua bem larga onde temos várias lojas, hoteis, restaurantes e o icônico correios de Dublin, que é bem lindo de visitar. Ao redor dessa rua é onde tempos muitos shoppings e galerias, muitos ! lojinhas tipo 1,99 é o que mais tem , e é o paraíso para compras. Também tem calçadão com diversas lojas e muitas barraquinhas no estilo camelô vendendo vários tipos de produtos por um preço bem pequeno. De onde vem esses produtos ? só Deus sabe. Mas é no cruzamento da O’Connell Street com a Henry Street que você encontra vários shoppings e lojas baratas de departamento de Dublin. Tem uma Apple Store ali também. Aliás, ali tem tudo. Recomendo dar uma volta. Se for comprar lembrancinha para amigos e familia, é ali mesmo. Centenas de lojinhas , cada uma com uma barganha diferente. ( Primark, H&M, Poundland/Dealz , Tesco, Boots Pharmacy, Penneys/Ross , etc, etc ) .Gente, é a região da pechincha…rs

Correios de Dublin

Ruas ao redor ……

E aí ??? o que acharam ??? ficaram com vontade de conhecer Dublin ou ainda não está na listinha de prioridades de viagem ??? como disse, a cidade não é grande e dá para passear por todos esses lugares em dois dias, não é uma cidade que há necessidade de permanecer por muito tempo , por isso pode ser uma boa, Dublin pode estar na passagem de vocês ! eu recomendo sim, pela cultura, pela história e pela beleza do lugar. Eu amei . 🙂 Volto em outro post com lugares fora de Dublin !

Anúncios

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s