Irlanda, Irlanda do Norte, Portugal

Irlanda e Portugal – impressões, opinião, tombos

Até que enfim deu um tempinho para eu vir aqui e contar um pouco pra vocês sobre essa minha viagem de final de ano. Realmente estou sem tempo , já comecei a trabalhar muito na primeira semana de Janeiro e estou sem parar um minuto, já que também estudo e faço vários trabalhos da minha pós graduação, enfim, o ano pra mim já começou na correria, do jeito que eu gosto.

Irlanda —

Irlanda eu já sabia que ia gostar, é o meu tipo de país, se assim posso dizer. Pra mim não tem erro, sempre gostei do Reino Unido, lugar que já morei, fui várias vezes, conheço bastante o estilo de vida, enfim, eu sabia que eu ia adorar a Irlanda. Adoro a cultura celtic, amo as músicas, sempre ouvi muito as bandas desses lugares, já tinha bastante conhecimento prévio de tudo que eu vi. Sem muitas surpresas, sabe ? Conheci Dublin e Galway. Dublin é uma cidade linda, com muita energia, cheia de gente , na época de Natal cheia de turistas europeus, americanos, do mundo todo. A cidade é linda , mas para passar no máximo uns cinco dias, ou seja, é pequena, não há muito o que se fazer dentro de Dublin. Acredito que você roda tudo em dois dias. Você consegue visitar os principais lugares em dois dias com certeza, mas certamente você não quer fazer isso, quer fazer com mais calma e também viajar ao redor de Dublin, conhecer as redondezas. Eu fiz um day-trip para os Cliffs of Moher e acabamos visitando também outros lugares como a cidade de Galway, que é super charmosa, mas também em um ou dois dias você fará tudo. Eu não tive tempo para conhecer mais cidades, mas quero voltar para visitar Limerick e Cork.

Sobre as pessoas ? bom, há muitos estrangeiros em Dublin, sobretudo brasileiros. Desde a hora que cheguei até a hora que fui embora, eu ouvi muito português pelas ruas da cidade. Eu fiquei surpresa , sabia sim que tem muito brasileiro morando lá, mas não imaginava que seria tanto assim. Simplesmente em todos os lugares que eu entrava para comer tinha brasileiros trabalhando como atendente, na limpeza, e coisas assim. Teve um restaurante lá que desde o porteiro até os atendentes eram brasileiros, ou seja, todos eram brasileiros e gritavam em português o tempo todo, parecia que eu estava no Brasil. Já nao consigo mais indicar Irlanda para praticar Inglês aos meus alunos, tomarei cuidado quanto a isso. Quer viajar pra lá pra conhecer ou até morar ? ok, pode ir, você vai amar. Mas não vá com o intuito de aprender ou aprimorar o Inglês. No geral eu AMEI a Irlanda e Dublin, cidade deliciosa, com uma vibe feliz, povo simpático , fui super bem atendida em todos os lugares, música boa tocando, comidinha gostosa, tudo de bom .

Irlanda do Norte – Belfast

Então, essa viagenzinha pra mim foi a cereja do bolo. Sempre quis , desde o início dos anos 90. Não pude ir à Belfast quando eu morei em Londres na década de 90 pois era muito perigoso, o país vivia em guerra com muitos atentados terroristas e bombas por Belfast. E na década de 90 mesmo, antes de eu ir morar em Londres , eu assisti um filme irlandês chamado This is The Sea. Esse filme marcou, comprei o DVD, comprei a trilha sonora, fiquei apaixonada pela banda Mike Scott and The Waterboys e acabei ficando obcecada pelo país, pela cultura, história, música e filmes. Começou assim minha paixão pela Irlanda do Norte, sério. Sonho realizado. Fui pra Belfast e voltei com a melhor impressão possível. Que cidade linda e diferente ! realmente, não é como as outras do Reino Unido ou Europa. É uma cidade que claramente se percebe que viveu o que viveu. Propagandas socialistas em todo lugar, parecia uma Rússia ! me senti meio que no Leste Europeu. Só indo para ver mesmo. Gente, fiquei emocionada em Belfast, primeiro por que era um sonho antigo ( putz, não acredito que eu ainda tinha sonho de viagem ) , segundo que me remeteu muito aos anos que vivi no Leste Europeu, terceiro que a cidade é maravilhosa, arquitetura é linda, povo super simpático e acolhedor, uma atmosfera linda e fantástica. Amei tudo e quero voltar para ficar mais tempo ! Ahhh ! não ouvi português nas ruas hahahah

Portugal – SEM PALAVRAS

Portugal pra mim foi um grande tapa na cara. Vou te explicar.

Tantos anos vivendo na Europa, tantos anos indo para Europa, tantas vezes passando por Portugal e NUNCA parando no país para visitar. Não sei, acho que subestimei Portugal por muitos anos mesmo. Pode-se chamar de preconceito, sei lá, nunca achei que fosse gostar, nunca estava na listinha de países que gostaria de visitar. Eu sempre achei que Portugal fosse um país velho, de gente velha ( não falo de idade ! ), sabe ? Portugal pra mim sempre foi uma excursão para Poços de Caldas aqui…..hahahah….. tipo, espirito velho, sabe ??? Fui tombada MIL VEZES rs. Simplesmente amei Portugal de cabo a rabo hahahahahha. Tipo, amei tudo. Não tenho nada de errado pra falar de Portugal. Desde os lugares que são lindos, a recepção que é super calorosa e simpática, as pessoas, a comida, tudo , tudo . Vou recomendar Portugal pra sempre pra todos que vierem me perguntar . Acho que está no meu TOP 5 de países mais legais para visitar nas férias, juro. Mudei totalmente minha percepção a respeito dos portugueses, que povo fofo ! eles gostam de brasileiros sim ! não acreditem quando falarem o contrário, com certeza essa pessoa encontrou alguém de má fé, mas que não representa o povo no geral. No geral, é tudo lindo e muito aconchegante. Você se sente em casa em Portugal, essa é a grande verdade. E a comida então ???? misericórdia, comi frutos do mar por um preço muito bom todo santo dia. E os doces então ??? esqueça os pasteis de nata que você já comeu no Brasil, você tem que ir pra Portugal.

Gente, é sério. Vocês tem que ir pra Portugal, me ouçam.

Vou fazer os próximos posts com dicas de passeios, o que ver,onde ir e o que comer, onde comer nesses países que visite. Dicas de lugares e restaurantes, vou postar aqui pra vocês com nomes,sobrenomes ,endereços e preço, do jeito que gostam.  Também vou atualizar meu canal no Youtube sobre a viagem, coloco aqui quando estiver pronto. Me aguardem.

E aí, o que acharam dessas minhas primeiras impressões ?

3 comentários em “Irlanda e Portugal – impressões, opinião, tombos”

  1. Sabia que você iria se render aos encantos de Portugal! hahahaha Que bom que passou por lá! Fez muito bem! Ai, sinto o cheiro de lá…eu acho que Portugal me remete a um tempo que eu vivi no Brasil…me remete à mesma sensação de outrora quando criança…que nem no Brasil eu sinto mais! Engraçado isso, né?
    A Irlanda é a sua cara…apesar de nunca ter estado lá, o país me encanta pela sua natureza misteriosa…e realmente, tem uma colônia de brasileiros por lá bem grande. Depois conte mais! Bjs

  2. Que delícia voltar a ver teus posts! Estava com saudades… Tuas dicas são extremamente valiosas para viagens mais descoladas/low cost. Recentemente, em Londres, tuas dicas de onde comer bem e barato foram TUDO!

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s