saopaulo

Um gostinho do Bixiga e uma quermesse típica.

No final de semana eu estive em um Encontro Internacional de Ensino de Línguas, e para minha satisfação e surpresa, a faculdade onde aconteceu esse encontro fica localizada no bairro italiano mais italiano do mundo rs, o Bixiga, em São Paulo. Ou melhor dizendo, Bairro Bela Vista para muitos. Eu devo ter ido uma ou duas vezes ao Bixiga em toda a minha vida, e ainda foi uma passagem rápida, por isso não tinha nenhuma lembrança desse lugar.

Que lugarzinho gostoso ! e muito charmoso. Foi apenas um gostinho mesmo, como eu fiquei o dia inteiro dentro da faculdade, eu não pude passear muito por lá e apreciar tudo que o bairro oferece. E a vontade de comer em uma típica cantina italiana também ficou para uma próxima. Mas o que pude ver de perto é a Festa da Nossa Senhora Achiropita ! uma típica quermesse da Igreja Nossa Senhora Achiropita ( santa italiana, da Calábria ) , que acontece todos os anos em Agosto / Setembro há 92 anos !

Vocês conhecem a história da Nossa Senhora Achiropita ? Bem, na região da Calábria, Itália, um santuário foi construído em Rossano e um artista local começou a pintar a imagem de Maria, mãe de Jesus. No entanto, tudo o que ele pintava durante o dia, desaparecia à noite, assim colocaram um vigilante para impedir a entrada de intrusos e roubarem ou danificarem a pintura . Pois bem, em uma certa noite, entrou na igreja , com a permissão do vigilante, uma mulher com uma criança no colo. Inicialmente ela entrou para rezar e visitar a igreja, mas ela não saía mais de lá, ficou muito tempo dentro da igreja, deixando o vigilante preocupado. Então o vigilante decidiu entrar dentro da igreja para ver o que estava acontecendo, foi quando ele viu a mesma mulher e a criança estampados no lugar da pintura. Por essa razão, ele saiu pelas ruas gritando Nossa Senhora Achiropita ! Nossa Senhora Achiropita ! ( achiropita significa não pintadas pelas mãos, e sim por algo divino ).

Lenda urbana para alguns, milagre para outros ….. mas essa é a história contada desde então.

Só sei que essa história foi trazida pelos nossos imigrantes italianos que se instalaram nesse bairro e foi assim que se deu a construção da igreja Nossa Senhora Achiropita e a festa que acontece desde 1908.

Ah ! pra não dizer que não provei nada de delicioso em nenhuma cantina do bairro do Bixiga, uma colega do congresso nos levou à uma doceria muito fofa, a Moscatel, de um participante que ganhou o programa Que Seja Doce do canal GNT . ( o troféu do programa estava lá na bancada e eu não tive maturidade … rs ).

Simplesmente uma delícia ! as colegas pediram um bolo red velvet e eu fui no italiano, já que estava no bairro propício para isso , o meu pedido foi um tiramisu e um canoli de limão siciliano que estavam divinos.

Ah ! nesse mesmo final de semana eu também tive uma corrida no Domingo de manhã. Participei da corrida feminina Venus — a minha foi de 5km . Foi bem legal, amei ! mais uma corrida pra conta, mais uma medalha para coleção. Adoro.

 

Anúncios

2 comentários em “Um gostinho do Bixiga e uma quermesse típica.”

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s