Início > saopaulo > Rolezinho Cultural II

Rolezinho Cultural II

Outro Rolezinho Cultural aqui no blog. Gente, pra quem mora por aqui São Paulo e redondezas, vale a pena conferir ! Está acontecendo na Pinacoteca do Estado de São Paulo a exposição de 120 anos de Di Cavalcanti – No Subúrbio da Modernidade, onde apresentam-se 200 obras entre pinturas, desenhos e ilustrações de quase seis décadas de carreira , com obras pertencentes aos países Uruguai e Argentina. Além da atuação pública de Di Cavalcanti como pintor, a mostra destacará também aspectos menos conhecidos de sua trajetória, como as ilustrações e charges para revistas, livros e até mesmo capas de discos.






Além de dessa mostra 120 anos de Di Cavalcanti, tem a Pinacoteca com suas outras programações , sua arquitetura e tudo mais que ela nos oferece. Para quem foi já sabe do que estou falando, o lugar é realmente especial e merece uma visita. A entrada para a Pinacoteca é 6 reais.







Outro lugar que indico muito também e que também visitei nesse meu Rolezinho Cultural II foi o novo espaço do IMS ( Instituto Moreira Salles ), que está localizado na Av Paulista, logo no começo perto da Consolação. O lugar está novinho em folha  ! São 7 andares , todos com pé direito duplo em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis. O lugar é bem bonito, super clean e ainda por cima tem uma vista bem bacana para a Av Paulista, lugar para tirar fotos, #ficadica. Também tem um café e um restaurante lá dentro… e não é qualquer um, são café e restaurante do renomado chef Rodrigo Oliveira, do famoso restaurante Mocotó.  O IMS sempre abriga várias exposições , mostras de fotografias, instalações, cinema , entre outras exibições de arte, vale a pena conferir. ( outro dia eu vou querer experimentar almoçar no restaurante ).  Ah ! a entrada é gratuita.








Não vou me esquecer da Japan House…. como é tudo muito perto, eu passei por lá para ver o que estava em exibição. Espuma é o nome da exposição da vez, do artista Kohei Nawa. Só entrei na Japan House e saí rapidinho, não fiquei por lá dessa vez.


Estando por ali mesmo, pela Paulista, eu passei pelo Centro Cultural Fiesp para saber o que estava acontecendo, qual era agenda do dia . E eu tive uma sorte tremenda ……! Primeiramente eu vi uma mostra lindíssima de fotografia – Retratos, Diálogos da Identidade.  “O retrato é o gênero dominante na fotografia e tem sido reconfigurado desde os primeiros passos da invenção deste meio de comunicação em 1839. Aqui podemos observar através das lentes dos fotógrafos Martin Parr, Paolo Pellegrin, Elliott Erwitt, Philippe Halsman, Bruce Gilden e Steve McCurry novas provocações, estilos, métodos e tecnologias vigentes para as múltiplas expressões da identidade.”

Outra mostra que estava lá era o Ready Made in Brasil, o qual devo confessar que não gostei muito não. “O readymade foi introduzido no Brasil na década de 1960, a partir dos (pop)concretos e neoconcretos. Desde então, está presente na produção de todas as gerações seguintes de artistas, que frequentemente recorrem ao procedimento duchampiano para realizar suas criações. A exposição cria uma de linha do tempo desta presença nas mais distintas gerações de artistas a partir da inserção de trabalhos históricos e icônicos de diferentes períodos. Trata-se de uma celebração do centenário da obra ícone de Duchamp, do readymade, da apropriação e do principal legado duchampiano para todos os que trabalham no meio das artes: a liberdade de criação.”





Mas o melhor do dia estava por vir…….. por coincidência eu fui avisada por um fotógrafo que estava ali apreciando a mostra , que estava em cartaz a peça A Visita da Velha Senhora , naquele dia, às 20:00 e totalmente gratuito, era só eu pegar meu ticket na bilheteria. Pois fui. Voltei naquele mesmo dia à noite para ver a peça e me surpreendeu muito. Texto maravilhoso e atores fantásticos : Denise Fraga, Tuca Andrada, Ary França, entre outros ! A trama é demais, uma comédia trágica que envolve todos da plateia por duas horas. Até Pedro Bial estava lá para assistir à essa peça. Recomendo demais.


Ah ! dentro do Fiesp tem o café Patisserie Douce France, que adorooooooooooo…. é claro que parei cinco minutos para comer um doce e tomar um expresso, afinal, a gente tem que se agradar de vez em quando, não é ?

Anúncios
Categorias:saopaulo
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: