Eu só tive um dia livre para aproveitar um pouco de Brasília, e esse foi meu primeiro dia na nossa capital. Depois os quatros dias seguidos seriam apenas de congresso – treinamentos, workshops, palestras e muito trabalho, das 08:00 às 20:00. O hotel que eu fiquei ( já faço um post sobre ele ) , me indicou o tour do hotel de uma manhã inteira e eu topei na hora, já que o preço seria muito mais barato que pegar um taxi ou fazer outros tours.(apenas 10 reais mais caro que aquele ônibus turista que todos reclamam pois ele não pára quase nada ) E várias pessoas do hotel também fizeram esse tour, a van estava cheia, a maioria profissionais da língua inglesa que estava lá por causa do congresso também. Esse tour foi pela agência Delpho’s Turismo.
A primeira parada foi no Santuário Dom Bosco,inspirada por uma igreja idealizada e sonhada pelo santo Italiano Dom Bosco , em 1883, ela é famosa por sua estrutura de 1.600 metros composta somente de vitrais de vários tons da cor azul. É uma igreja belíssima e é uma homenagem ao santo padroeiro de Brasília, Dom Bosco.
Depois seguimos para a Catedral Metropolitana de Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ela é muito diferente, dentro há anjos pendurados do teto de vitrais e também uma réplica da Pietá. Para católicos ou não católicos, acredito ser uma parada obrigatório para os visitantes de Brasília, pela sua arquitetura.
Em frente à Catedral Metropolitana de Brasília há o Museu de Brasília – não tive tempo de entrar ( e também um pouco falta de interesse ) .
Depois da Catedral, entramos para a esplanada dos ministérios onde paramos no Congresso Nacional , Praça Três Poderes, Tribunal de Justiça de Brasília e todos aqueles prédios do governo federal.
Também fomos até o Palácio da Alvorada, que é casa do presidente, onde a Dilma ainda mora. Fiquei triste por não chegar nada mais perto que isso que vocês podem ver na foto, realmente fica muito longe para tirarmos fotos e não dá para ver quase nada. Bem diferente dos outros países onde podemos chegar bem próximos à casa do presidente. Achei frustante o Palácio da Alvorada… enfim, é onde a Dilma dá suas famosas pedaladas. Realmente o lugar é lindo, super arborizado , ao lado do lago , perfeito para suas pedaladas.
Fizemos uma paradinha bem curta para tirar foto da Ponte JK , que é bem linda também e muito conhecida por ligar o Lago Sul e Paranoá . Nessa região da ponte, no Lago Sul, é onde vimos as mansões de Brasília, onde muitos deputados, senadores moram, como o Romário , por exemplo, é um a casa enorme bem em frente ao lago.
Na volta nós paramos também no monumento dedicado ao Jucelino Kubichek ( JK ), projetado por Oscar Niemeyer, onde também se encontra o Museu JK, onde podemos ver seus pertences e afins. Não entrei, aliás, ninguém entrou nesse museu.
Para terminar, como estava meio perto, eu aproveitei para visitar a Torre de TV de Brasília e subir no seu mirante para ver a cidade de Brasília e todo o eixo monumental . A vista é linda ! dá para ver todo o eixo monumental e também o estádio Mané Garrincha. Amei subir essa torre !
Enfim, foi um dia de muito calor , estava bem difícil ficar andando pra lá e pra cá com esse clima, mas deu para eu ver um pouco de Brasilia sim, e gostei muito do que vi. E por falar em clima, todos os dias fez muito calor durante a manhã e tarde , mas à noite eu dormi de cobertor e sem ar condicionado, pois esfriava quando anoitecia , ficava bom para dormir. Mesmo assim , nesse meu primeiro dia ao ar livre, eu me queimei um pouco do sol . risos, claro né.
Ah ! todos os dias na minha ida ao congresso, eu passava por um caminho cheio de árvores de ipês, estavam lindas ! peguei elas bem de manhãzinha e algumas vezes, no intervalo dos treinamentos, eu saí para fotografá-las no por do sol. Lindas !
E assim foi meu único dia livre para conhecer um pouquinho de Brasília !
Nossa, amei seu relato, ótimo que você gostou de Brasília, não tem como não amar! Pena que um dia é muito pouco para conhecer um lugar tão lindo quanto Brasília.
Adoro esse “tour”. Já fiz algumas vezes e gosto de repetir quando visito a cidade com alguém que não conhece.
Pena que nessa época a cidade fica super seca. É tão lindo quando está tudo verdinho…
gostei também muito do tour !