Início > Brasília > Primeiras Impressões de Brasília – DF

Primeiras Impressões de Brasília – DF

IMG_3956

Lembrando que o título desse post é : Primeiras Impressões de Brasília, e não necessariamente o que achei no final dessa minha viagem. Vamos lá…

  • eu cheguei à noite e achei Brasília muito escura, sem muita iluminação e sem ninguém na rua ! nem era tão tarde assim, tipo umas 20:00 …e não havia nem uma pessoa na rua, iluminação quase zero, o que me deixou um pouco preocupada.
  • achei uma cidade meio desértica mesmo, não vi pessoas andando, caminhando… só vi carros e não tinha muitas calçadas largas para as pessoas andarem
  • metrô quase inexistente, mal via um … (mas sabia que ele existia )
  • muita terra ! todos os dias eu tinha que lavar meu sapato e sapatilhas, pois ficava marrom de tanta terra
  • os carros cantam o pneu o tempo todo, é engraçado… não sei se fazem de propósito, se é um hábito brasiliense, mas toda hora eu ouvia carro cantando pneu e eu me assustava olhando se era acidente, mas não era, apenas um cantada forte de pneu … rs
  • sotaque nordestino ! bom, não sou expert em sotaques brasileiros, o que me parece nordestino pode muito bem ser do norte, não sei, mas a minha impressão que em Brasília há muitos nordestinos ou o próprio brasiliense tem sotaque do Nordeste ? ficou a dúvida, mas todo mundo que eu falei tinha esse sotaque.
  • Não vi vegetação verde, nem 1 graminha !tudo era marrom e não via um gramado verde
  • minha boca ficou rachada o tempo todo por causa do clima seco, tinha que andar com lip balm
  • o calor, em pleno inverno, era intenso à tarde
  • tudo é muito longe, não entendi muito bem as quadras (depois com o tempo eu entendi melhor e achei bem interessante )
  • achei bizarro haver uma rua só para as farmácias ( Rua das Farmácias ), todos os seus concorrentes estão ao seu lado ?  …rs
  • não existe “centro da cidade” – onde é o centro ? cadê a praça do centro ?🙂
  • Não tem esquina kkkk
  • Não tem nuvens kkk
  • cade o centro da cidade com o comércio e restaurantes ?
  • não vi calçadão de compras ( está no setor de lojas ? )
  • serviços com pessoas muito simpáticas atendendo , novamente muito sotaque nordestino, muita gente bacana
  • aonde estão as pessoas nas ruas ? não via muita gente na rua … nem à tarde há muita gente
  • o eixo monumental, onde fica a esplanada dos ministérios, também é bem desértico, não se vê muitas pessoas
  • não vi muitos turistas

( será que os brasilienses acham mega estranhas nossas outras capitais como SP ou RJ como eu achei Brasília diferente ? rs )

Categorias:Brasília
  1. Hilda Rocha
    4 de agosto de 2016 às 3:11 PM

    Oi Luciana! A gente se conhece do Twitter, sou a @hildarocha
    Adorei seu blog, principalmente os textos sobre Brasília, minha cidade amada.
    Que legal você ter presenciado um pouquinho do show do ipê rosa, eles são fantásticos, a cidade fica com um colorido lindo. Outro espetáculo é a floração do ipê amarelo, um encanto de se ver! E pena que a grama estava mesmo amarela… A seca chegou mais cedo esse ano.
    Quanto a rua das farmácias, aqui é assim, tem a rua da informática, rua das luminárias, rua dos restarantes, é rua pra tudo! Claro que existe farmácia e lojas dos segmentos em outros lugares mas facilita para o consumidor na hora de pesquisar os preços. Tem também as áreas por setor como o setor hoteleiro norte e o setor hoteleiro sul ( esse você sabe), setor bancário, setor de diversões sul e norte entre outros. Aqui é tudo organizado, fica difícil entender de cara más depois fica mais fácil.
    Que bom que você gostou daqui! Volte em breve, venha ver o colorido dos ipês amarelos!
    Abraço, Hilda

    • 21 de agosto de 2016 às 12:24 AM

      Ola Hilda querida ! só agora me atentei ao seu comentário ! muito obrigada por visitar o blog e realmente entender todos esses pontos que achei mega diferentes em Brasília ! bjos e obrigada !

  2. Thalita
    26 de julho de 2016 às 11:19 AM

    Quando fui à Brasília pela primeira vez também tive todas essas mesmas impressões que você teve, engraçado. Não é uma cidade de caminhadas mesmo, você vê mais pessoas de carro ou ônibus, isso me incomodou um pouco já que gosto de lugares onde se anda a pé, como outras cidades. Mas depois de várias idas pra lá, eu comecei a entender melhor e apreciar mais a cidade. Mas jamais seria uma cidade onde eu moraria. Bjocas !

    • 26 de julho de 2016 às 11:21 AM

      Pois é, Thalita ! como a Érica falou no comentário anterior , não há turistas em Brasília, você não vê um povo tirando fotos como vc vê aqui em SP ou em outras cidades, acho que é pela distância, é muito longe e lá também tudo é muito longe. É, morar é outra história… pelo jeito as pessoas não vão visitar Brasilia, vão a negócios somente ou visitar parentes.

  3. Erica A
    25 de julho de 2016 às 5:54 PM

    Uma das coisas que mais gosto aqui em Brasília são essas ruas das farmácias, das lojas elétricas, dos restaurantes e por aí vai. Para comprar remédio, vou direto lá e passo de farmácia em farmácia pesquisando o preço. Fora que é certeza que lá vai ter o remédio que você quer, em outras fora da rua pode estar em falta – baseado em fatos reais.
    Sobre não ter gente, além do recesso, se você achou a cidade quente e tudo longe, a gente também acha. Então ou o povo fica em casa, ou vai de carro, ônibus ou outro transporte para os lugares. Eu ando muito pouco a pé, além de ser longe, o sol com a seca me matam.
    E o metrô está em greva há uns dois meses. Funciona só no horário de pico e atende uma pequena região da cidade. A última vez que usei o metrô aqui foi cinco anos atrás, porque moro na região que não tem metrô.
    Sobre os pneus cantando, pode ser história, mas me falaram que é por conta da baixa umidade, que dá um efeito na borracha e sei lá o que acontece.
    Não tem centro mesmo, é tudo espalhado. O que mais se assemelha ao centro de outras cidade é o Setor Comercial Sul.
    Turista aqui é raridade. Ou o pessoal vem a trabalho ou para visitar a família.
    A coisa que mais sinto falta quando vou a outras cidades são os atendentes simpáticos em todos os lugares.😦

    • 26 de julho de 2016 às 8:39 AM

      que comentário bacana e esclarecedor !!! Acho Q vc está certíssima sobre os pneus , deve ser isso – dá pra perceber Q não fazem de propósito . Muito legal , adorei seu comentário , muito obrigada !

  4. 22 de julho de 2016 às 1:27 PM

    HAHAHA…muito engraçado HAHAHA vi no jornal estes dias que é recesso e por isso o povo some. Disseram que taxistas ficam no maior prejuízo nesta época. Mas todo mundo que vai a Brasília acha mesmo a cidade totalmente sem pé e sem cabeça. Acho que combina bem com a política do país mesmo! hahaha

    • 22 de julho de 2016 às 3:58 PM

      kkkkkkkkkkk verdade , depois fiquei sabendo desse tal de recesso onde as pessoas somem simplesmente rsrsrsrs

  5. Marina
    21 de julho de 2016 às 10:13 AM

    Hahahah Brasília é única! Tem farmácia em todas as quadras, na parte comercial, assim como padarias, pets, restaurantes e outras lojas, até mini mercados…kkkk a falta do verde é por causa da época do ano… toda essa terra marrom ainda vai ficar verdinha… aliás essa terra vermelha na verdade é uma marca de BSB. Realmente tem muitos nordestinos e de outras regiões também. É uma grande mistura cultural.

    • 21 de julho de 2016 às 11:03 AM

      Brasília é única mesmo ! muito interessante, Marina !

  6. 20 de julho de 2016 às 1:07 PM

    Oi Lú tudo bem???

    Nunca visitei Brasília, mas achei bem interessante suas primeiras impressões!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    • 20 de julho de 2016 às 1:37 PM

      é muito diferente, Debinha ! muito legal mesmo Brasilia ! bjosss

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

