Com entrada franca, o Centro Cultural Banco do Brasil de SP -CCBB está com a amostra do artista holandês Piet Mondrian , de quarta a segunda feira, das 09:00 às 21:00, até dia 04 de Abril, e eu não pude deixar de ir , afinal, é Mondrian. São Paulo esse ano está demais, depois da exposição maravilhosa do Tim Burton, agora o CCBB com o Movimento De Stijl de Mondrian e logo após inicia a exposição de Van Gogh, novamente na capital.
Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944), artista plástico, holandês, fundador do “Neoplasticismo”, movimento que se organiza em torno da necessidade de clareza, certeza e ordem. Tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos.
O Movimento De Stijl ( “de estilo”, em holandês ) , foi um movimento vanguarda moderna holandesa que se iniciou em 1917 com uma revista , onde seu artista ícone foi Piet Mondrian, usando cores primárias, claras e limpas, com o tipo de pintura totalmente concreta, um retrato de como eles imaginavam o futuro do mundo e da arte. Essa exposição de Mondrian, além de mostrar suas pinturas que são icônicas e que todos conhecem, aqueles quadrados e retângulos com linhas perfeitas , suas obras geométricas usando muito as cores primárias como o vermelho, azul e amarelo, a exposição também mostra desenhos de arquitetura, documentários, publicações raras da época, fotografias do movimento e todo o percurso de Mondrian, desde a figuração até à abstração.
Momento interativo ! faça sua arte !
O movimento De Stijl não ficou somente na pintura não … na arquitetura e desenho industrial, a influência do Stijl talvez tenha ido mais longe ainda. Com o intercâmbio entre o movimento e a Bauhaus, o ideal neoplástico tornou-se imensamente popular, com produção e consumo em escala industrial de infindáveis peças diretamente inspiradas pelas propostas do grupo holandês, que adquiriram um caráter ‘moderno’, voltado para o futuro. Até hoje, obras como a Poltrona de Rietveld são imediatamente associadas a uma atitude voltada para o futuro, sendo comum ver até mesmo em filmes de ficção científica cenários recheados de elementos neoplásticos como forma de realçar o aspecto ‘futurista’ do ambiente.
A escolha do lugar para essa exposição não poderia ter sido melhor, o CCBB de São Paulo é muito charmoso e combinou muito com as instalações das obras de Mondrian e o Movimento De Stijl .
Bom, fica a dica aqui, eu amei ! Não percam, a exposição está chegando ao final …
CCBB – Centro Cultura Banco do Brasil
Rua Alvares Penteado, 112 , Centro , SP
Embora a entrada seja gratuita, você tem que reservar seu ingresso no Ingresso Rápido
Tá brincando??? Tim Burton, Mondrian e Van Gogh??? Isso sem contar o show do Johnny Depp no Rock in Rio e uma das minhas banda favoritas tocando no Lollapalooza que eu também perdi! Meu deus, to perdendo tudo! Hahahahahaa beijo!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri mil vezes com seu comment
Olá! Tudo bem contigo?
Comecei esse domingo querendo conhecer e visitando alguns blogs bacana! Que legal sua ‘casinha’… Parabéns! Já estou seguindo à partir de hoje… Uhuuuu!
Estendo aqui o convite para você conhecer a minha: https://modaparameninascristas.wordpress.com/ 🙂
Bom, desejo um ótimo termino de final de semana e sucesso sempre com o blog!
HuG!
olá querida, obrigada e bem vinda à blogosfera, vou passar no seu bloguito sim, bjss !
Obrigada e abraço. :3