saopaulo

CCBB – exposição Mondrian e o Movimento de Stijl

sti

Com entrada franca, o Centro Cultural Banco do Brasil de SP -CCBB está com a amostra do artista holandês Piet Mondrian , de quarta a segunda feira, das 09:00 às 21:00, até dia 04 de Abril, e eu não pude deixar de ir , afinal, é Mondrian. São Paulo esse ano está demais, depois da exposição maravilhosa do Tim Burton, agora o CCBB com o Movimento De Stijl de Mondrian e logo após inicia a exposição de Van Gogh, novamente na capital.

piet-mondrian-1-638

Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944), artista plástico, holandês, fundador do “Neoplasticismo”, movimento que se organiza em torno da necessidade de clareza, certeza e ordem.  Tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos.

sti7
sti8
sti9

O Movimento De Stijl ( “de estilo”, em holandês ) , foi um movimento vanguarda moderna holandesa que se iniciou em 1917 com uma revista , onde seu artista ícone foi Piet Mondrian, usando cores primárias, claras e limpas, com o tipo de pintura totalmente concreta, um retrato de como eles imaginavam o futuro do mundo e da arte.  Essa exposição de Mondrian, além de mostrar suas pinturas que são icônicas e que todos conhecem, aqueles quadrados e retângulos com linhas perfeitas , suas obras geométricas usando muito as cores primárias como o vermelho, azul e amarelo, a exposição também mostra desenhos de arquitetura, documentários, publicações raras da época, fotografias do movimento e todo o percurso de Mondrian, desde a figuração até à abstração.

sti2
sti3
sti4

Momento interativo ! faça sua arte !

sti1

O movimento De Stijl não ficou somente na pintura não … na arquitetura e desenho industrial, a influência do Stijl talvez tenha ido mais longe ainda. Com o intercâmbio entre o movimento e a Bauhaus, o ideal neoplástico tornou-se imensamente popular, com produção e consumo em escala industrial de infindáveis peças diretamente inspiradas pelas propostas do grupo holandês, que adquiriram um caráter ‘moderno’, voltado para o futuro. Até hoje, obras como a Poltrona de Rietveld são imediatamente associadas a uma atitude voltada para o futuro, sendo comum ver até mesmo em filmes de ficção científica cenários recheados de elementos neoplásticos como forma de realçar o aspecto ‘futurista’ do ambiente.

sti12
sti11
sti16
sti6

A escolha do lugar para essa exposição não poderia ter sido melhor, o CCBB de São Paulo é muito charmoso e combinou muito com as instalações das obras de Mondrian e o Movimento De Stijl .

sti5
sti10
sti13

Bom, fica a dica aqui, eu amei ! Não percam, a exposição está chegando ao final …

CCBB – Centro Cultura Banco do Brasil

Rua Alvares Penteado, 112 , Centro , SP

Embora a entrada seja gratuita, você tem que reservar seu ingresso no Ingresso Rápido

sti17

Anúncios

5 comentários em “CCBB – exposição Mondrian e o Movimento de Stijl”

  1. Tá brincando??? Tim Burton, Mondrian e Van Gogh??? Isso sem contar o show do Johnny Depp no Rock in Rio e uma das minhas banda favoritas tocando no Lollapalooza que eu também perdi! Meu deus, to perdendo tudo! Hahahahahaa beijo!

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s