Início > Florianópolis > Florianópolis – Parte I

Florianópolis – Parte I

Ir à Floripa com olhos de turista para mim é um pouco complicado. Mas fiz um esforço e gostei muito. Bom, me considero meio barriga verde, manézinha da ilha, já que morei em Florianópolis, minha família teve apartamento lá, fiz faculdade lá, tenho família lá, enfim, Floripa é bem familiar para mim. Sempre falei que se Florianópolis fosse perto de São Paulo, eu ficaria lá para sempre. rs, mas no Brasil eu não consigo sair de SP, ou melhor, tenho que ficar perto do aeroporto internacional de Guarulhos.( kkkk) – pra falar a verdade eu sempre me sentia isolada do país quando morava em Floripa, mas isso é coisa de paulista tonto . Engraçado quando a gente fica um tempo sem ir a um lugar que já moramos, ficamos um pouco inseguros até chegar na cidade e ver que praticamente nada mudou, que você se lembra de tudo, nomes de ruas, onde ir, como ir, e se sente novamente uma local.

Bom, dessa vez eu fiquei na casa dos meus primos em Florianópolis e me diverti muito. Além de estar perto da família, eu bati muita perna por lá ! passeei muito ! e vou contar aqui , resumidamente , tudo o que eu fiz, para servir como dica para sua próxima viagem, que tal ? super recomendo !

his32

Ah ! quase me esquecendo…. voei pra Florianópolis num vôo promocional da AVIANCA e adorei ! nunca havia viajado por essa cia aérea e achei muito boa, até os assentos são mais confortáveis e maiores que a maioria. Atendimento muito bom também. Tudo correu mil maravilhas.

Bem, logo que cheguei, já peguei o busão ( coisa que não andava mais fazia tanto tempo ! mas na minha vida universitária em Floripa , o ônibus era meu companheirão de todos os dias… ) e fui para o centrão de Floripa ! ou seja , o centro histórico da cidade, que é lindo. Tem gente que vai à Florianópolis e só quer saber de praia né ? se esquecem do centro histórico da cidade…. e é tão bonito e rico em cultura. Super aconselho quem for à ilha, ir ao centro também e não ficar somente nas praias. Conheçam um pouco sobre a cultura açoriana da ilha de Florianópolis e saiba mais sobre a cidade, acho super válido.

No centro , primeiramente você vai passar pela Praça XV de Novembro, onde se encontra a maior e mais antiga figueira do Brasil. Essa figueira já virou patrimônio histórico da cidade. rs Nessa praça também acontece vários eventos como feirinhas, música ao vivo , entre outras coisas. É muita gente cruzando essa praça durante o dia, pois fica no centrão de Floripa mesmo.

his1

Na Praça XV de Novembro você também encontra o monumento em honra aos heróis mortos na guerra do Paraguai. Como estive lá essa semana, o monumento estava quase desaparecido entre os enfeites natalinos da praça, mas tudo bem, acho que dá para ver na foto mesmo assim. 🙂

his2

Claro que na Praça XV de Novembro, ou seja, a praça central de Florianópolis, está a linda Catedral Metropolitana de Florianópolis que é muito amor envolvido ❤ ❤ ❤ Essa Catedral Metropolitana é dedicada à Nossa Senhora do Desterro e também é onde se encontra toda a arquidiocese de Florianópolis.  Foi construída em 1908 e agora ela é um patrimônio histórico tombado. Vale a pena conhecer, para os católicos , pela fé , e para os não católicos, pela cultura, história e beleza arquitetônica.

his7
his4
his3

Por falar em igrejas, outras duas igrejas históricas do centro de Floripa são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e também a Igreja São Francisco de Assis que fica bem no calçadão de compras de Florianópolis. Obviamente entrei em todas para agradecer essa linda viagem que Deus me concedeu, por que olha…. que viagem linda !

his6
his20
his21
his22

Bom, continuando ainda no centro histórico de Florianópolis, bem em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis há uma casa antiga, toda cor de rosa, é o Palácio Cruz e Souza, onde agora se encontra o Museu Histórico de Santa Catarina. Um pouco de história …. Em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes, foi também construído junto à praça da Vila de Desterro um prédio de três secões e dois pavimentos para ser a nova ‘Casa de Governo’. Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente, onde se encontra o museu.

his23
his18

Agora caminhando pela Rua Conselheiro Mafra, também calçadão de Florianópolis, se encontra o Largo da Alfândega , onde se encontra o antigo prédio da alfândega de Floripa, onde tudo era banhado pelo mar, acreditam ??? ( ai que medo, vai q o mar volta… ). Bom, mas agora sem mar ali, ficou o prédio que também foi tombado como patrimônio histórico, uma praça linda com vários banquinhos, chafariz, um lugar que muita gente transita pelo dia todo. Impossível não passar por lá ! eu passava milhares de vezes…… Ah ! Esse prédio do largo da alfândega é de 1874, agora virou galeria de artesanatos da ilha.

his9
his11
his14
his15

Bem em frente ao prédio da antiga alfândega, tem um monumento bem bonito chamado de O Monumento das Rendeiras. Esse monumento refere-se à arte da renda da ilha de Florianópolis, que é a renda de bilros, herdada da colonização açoriana da ilha. A renda de bilros é geralmente confeccionada por mulheres — daí a referência às “rendeiras”. A base sobre a qual trabalha a rendeira é uma almofada, onde costuma ser colocado o cartão com o desenho a ser realizado; com a ajuda de alfinetes, a rendeira trança os fios de linha presos em pequenas hastes de madeira – os bilros . No monumento, são os bilros que estão em destaque.

his8
his10

Do Largo da Alfândega você já vê o Mercado Público de Florianópolis, que é uma atração à parte. Aliás, desde minha última vez na ilha já vi que está bem diferente, mais moderno e bonito ! ouvi dizer mesmo que revitalizaram o antigo Mercadão de Floripa e agora eu vi que ficou bem mais aconchegante , com um toque “chique”, meio “gourmetizado” hmmmm….. Bom, o Mercado Público foi construído em 1899 e ele é o point do centrão de Floripa, tanto para moradores locais ou turistas, que adoram ir ao mercadão para comprar souvenirs (há muitas lojas de lembrancinhas da ilha e também um camelódromo enorme cheio de box de tranqueiras para os consumistas de plantão ! )  e comer muitos frutos do mar ! O Mercadão de Floripa é um ótimo ponto de encontro para uma cerveja , um almoço maravilhoso pelos restaurantes de frutos do mar maravilhosos que tem por lá , e também para fazer compras nas dezenas de peixarias , quitandas e outros comércios que esse mercadão abriga. Ele agora virou um centro gastronômico de comida local da ilha. Vale muito à pena !

his13
his16
his17

O box mais gourmetizado e “bam bam bam” do Mercadão de Florianópolis é o box de frutos do mar chamado Box 32. Muitos vão almoçar lá . Bom, eu passei pela sorveteria do Box 32, que é bem carinha por sinal, 9 reais o copinho pequeno ! mas sabe como é …. eles são famosos…

his12

Nos dois dias que eu almocei no centro da cidade, eu recomendo os dois cafés que eu fui. Um deles é o Café Kiwi. Eles colocam as opções do almoço numa lousa do lado de fora e você já vê o que eles estão servindo naquele dia. Eu comi um bacalhau com batatas e castanhas, alho poró – estava uma delícia, mas o lugar é um café minúsculo com pouquíssimas mesas – então parece que estamos sendo pressionados para comer rapidamente e dar lugar às outras pessoas, não gostei muito do atendimento não, mas a comida estava uma delícia,então recomendo pela comida que é fresquinha e tudo orgânica, como eles mesmo dizem. O Café Kiwi fica ao lado da Catedral Metropolitana.

his26
his24
his25
his27

O outro café onde fui comer foi o Café Kairós. Esse sim eu super ultra recomendo. Desde a comida maravilhosa até o atendimento, foi tudo perfeito. Adorei tudo ! eu pedi um panini de tomates com manjericão, rúcula e queijo e depois de sobremesa eu comi o cheesecake de frutas vermelhas , estavam divinos  ! O Café Kairós também fica ao lado da Catedral, na rua da Praça XV de Novembro. Fácil encontrar. – esse café fiquei com vontade de ir mais vezes e experimentar mais coisas do cardápio, pois tudo parecia maravilhoso.

cafe

his28
his29
his30

Bom,nessa primeira parte é isso ! mostrei mais o centro histórico da ilha , apresentando a cidade para vocês. Daqui a pouco publico mais posts. Vocês gostaram desse início ?

Categorias:Florianópolis
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

