Dubai, Reflexão

Impressões sobre Dubai – Parte II 

Eu nunca tive essa figura marrom na previsão do tempo no meu telefone. Em todo lugar do mundo essa tela fica azul né ? Ou é chuva , sol , neve… Mas aqui  em Dubai é poeira. Ontem estava assim o dia inteiro , mal conseguia ver a cidade , parecia uma neblina bem baixa , uma poluição , mas era areia mesmo.  

Voltando a falar sobre as primeiras impressões sobre Dubai …. Bom, eu já estive em países árabes e muçulmanos antes , então os trajes e os costume não me surpreendem muito não … As pessoas me disseram que eu não iria achar Dubai muito tradicional por ser uma cidade mais internacional e moderna , mas estou me surpreendendo em ver o quão tradicional Dubai pode ser.  As pessoas pensam em Dubai como se fosse algo à parte do mundo árabe , mas não devemos esquecer que Dubai é apenas uma cidade dentro dos Emirados Árabes Unidos , país tradicional , de fé muçulmana , com regras como todo país islâmico . Me surpreendi em ver tantas mulheres de burkas aqui – pensei que fosse encontrar mais as árabes moderninhas . 

O árabe que mora em Dubai é do tipo milionário . O árabe turista em Dubai é no mínimo rico , árabes pobres de vilarejos não vem visitar Dubai , pode ser que eles venham tentar a vida aqui , trabalhar nas centenas de construções espalhadas pela cidade, isso sim. Isso vemos de monte , árabes , paquistaneses e indianos tentando a vida e sobrevivendo em Dubai. Deve existir um submundo bem terrível aqui em Dubai , com certeza bem longe de onde estou , por que aqui na cidade o que vemos é muita riqueza , apartamentos luxuosos , carrões , prédios lindos e pessoas bem vestidas . Onde será que os trabalhadores pobres vivem ?

Dá muita pena das pessoas que trabalham nas ruas debaixo de uma sensação térmica de 50 graus. Pode se ver que estão sempre muito sujos e suados . Talvez estejam acostumados com o calor e nem se incomodam muito, mas ao meu ver , isso não é vida. 

Ontem no shopping vi uma cena interessante. Várias mulheres , amigas entre si, todas de burkas só mostrando os olhos , com bolsas Michael Kors , Chanel, Louis Vitton … Mas o curioso eram as babás que vinham atrás , todas empurrando carrinhos de bebê , todas uniformizadas de cor de rosa , e todas com fisionomia indiana ou oriental – do tipo Indonésia , Filipinas, Tailândia … esses países pobres da Ásia sabe ??? As árabes , mesmo de burkas , dava para notar que eram luxuosas , as burkas não eram pretas apenas , tinha desenhos dourados nelas , etc …. Todas rindo muito, com seus IPhones, conversando entre elas , pareciam bem felizes … E as babás também conversando entre si , atrás de suas patroas ..

Vi muitos homens de bermudas e chinelos , bem confortáveis e à vontade , com suas esposas toda coberta de burka preta ou algum outro tipo de burka mais clara . Os homens pareciam ocidentais … Eles são livres né ? Afinal , nesse calor , eles precisam estar frescos …

Os estrangeiros que moram aqui ( estou vendo muito americano e britânico ) são geralmente executivos importantes de escritórios aqui em Dubai, os quais moram numa bolha fechada aqui como alguns condomínios que vi pela cidade e apartamentos no distrito financeiro de Dubai – área nobre da cidade . Você pode vê-los dentro de carros pela cidade ou em algum supermercado internacional como Carrefour por ex. São pessoas que têm uma vida muito boa e de muito conforto aqui em Dubai. São o tipo de pessoas que trouxeram seus países para cá e não vivem realmente a vida em país árabe. Os muitos Starbucks da cidade está lotado dessas famílias ocidentais que moram aqui. 

…. 

Anúncios

10 comentários em “Impressões sobre Dubai – Parte II ”

  1. Dubôrtisita, mistura de Dubai com aborto parasita. Dubai, versão endinheirada de uma muquiroca, mistura de muquifo com maçaroca. Dubai, versão lunática de uma Brasília pragmática, capital dos brasileiros…

  2. Olá Lú tudo bem???

    Acho bem interessante essa modo da mulher se vestir (em SP no bairro do Ibirapuera tb bastante) e é possível ver que as burcas são feitas de um tecido nobre e que as mulheres usam muitas jóias e sempre tem um Iphone super moderno nas mãos, só acho estranho a mulher ficar toda coberta e o homem praticamente pelado!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

  3. Lu, tudo que você escreveu foi mostrado num documentário televisivo aqui na Holanda! Você podia tê-lo feito, pois é isso mesmo! Ouro, ouro, muito ouro! hahahaha Sabe aquele termo “podre de rico”? Então…é isso mesmo. Também mostraram o lado pobre. Pobre não, miserável, eu diria. É um contraste! Mas vai…ver esta mulherada luxuosa é surreal…mostraram também apartamentos onde foi permitido filmar…elas desfrutam sim da vida nos shoppings e se orgulham muito de usar as burkas, viu! É um cultura bem forte e se dá bem quem tem dinheiro no bolso! rs Bjs

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s