Início > Dubai, Uncategorized > Impressões sobre Dubai – Parte II 

Impressões sobre Dubai – Parte II 

Eu nunca tive essa figura marrom na previsão do tempo no meu telefone. Em todo lugar do mundo essa tela fica azul né ? Ou é chuva , sol , neve… Mas aqui  em Dubai é poeira. Ontem estava assim o dia inteiro , mal conseguia ver a cidade , parecia uma neblina bem baixa , uma poluição , mas era areia mesmo.  

Voltando a falar sobre as primeiras impressões sobre Dubai …. Bom, eu já estive em países árabes e muçulmanos antes , então os trajes e os costume não me surpreendem muito não … As pessoas me disseram que eu não iria achar Dubai muito tradicional por ser uma cidade mais internacional e moderna , mas estou me surpreendendo em ver o quão tradicional Dubai pode ser.  As pessoas pensam em Dubai como se fosse algo à parte do mundo árabe , mas não devemos esquecer que Dubai é apenas uma cidade dentro dos Emirados Árabes Unidos , país tradicional , de fé muçulmana , com regras como todo país islâmico . Me surpreendi em ver tantas mulheres de burkas aqui – pensei que fosse encontrar mais as árabes moderninhas . 

O árabe que mora em Dubai é do tipo milionário . O árabe turista em Dubai é no mínimo rico , árabes pobres de vilarejos não vem visitar Dubai , pode ser que eles venham tentar a vida aqui , trabalhar nas centenas de construções espalhadas pela cidade, isso sim. Isso vemos de monte , árabes , paquistaneses e indianos tentando a vida e sobrevivendo em Dubai. Deve existir um submundo bem terrível aqui em Dubai , com certeza bem longe de onde estou , por que aqui na cidade o que vemos é muita riqueza , apartamentos luxuosos , carrões , prédios lindos e pessoas bem vestidas . Onde será que os trabalhadores pobres vivem ?

Dá muita pena das pessoas que trabalham nas ruas debaixo de uma sensação térmica de 50 graus. Pode se ver que estão sempre muito sujos e suados . Talvez estejam acostumados com o calor e nem se incomodam muito, mas ao meu ver , isso não é vida. 

Ontem no shopping vi uma cena interessante. Várias mulheres , amigas entre si, todas de burkas só mostrando os olhos , com bolsas Michael Kors , Chanel, Louis Vitton … Mas o curioso eram as babás que vinham atrás , todas empurrando carrinhos de bebê , todas uniformizadas de cor de rosa , e todas com fisionomia indiana ou oriental – do tipo Indonésia , Filipinas, Tailândia … esses países pobres da Ásia sabe ??? As árabes , mesmo de burkas , dava para notar que eram luxuosas , as burkas não eram pretas apenas , tinha desenhos dourados nelas , etc …. Todas rindo muito, com seus IPhones, conversando entre elas , pareciam bem felizes … E as babás também conversando entre si , atrás de suas patroas ..

Vi muitos homens de bermudas e chinelos , bem confortáveis e à vontade , com suas esposas toda coberta de burka preta ou algum outro tipo de burka mais clara . Os homens pareciam ocidentais … Eles são livres né ? Afinal , nesse calor , eles precisam estar frescos …

Os estrangeiros que moram aqui ( estou vendo muito americano e britânico ) são geralmente executivos importantes de escritórios aqui em Dubai, os quais moram numa bolha fechada aqui como alguns condomínios que vi pela cidade e apartamentos no distrito financeiro de Dubai – área nobre da cidade . Você pode vê-los dentro de carros pela cidade ou em algum supermercado internacional como Carrefour por ex. São pessoas que têm uma vida muito boa e de muito conforto aqui em Dubai. São o tipo de pessoas que trouxeram seus países para cá e não vivem realmente a vida em país árabe. Os muitos Starbucks da cidade está lotado dessas famílias ocidentais que moram aqui. 

…. 

Categorias:Dubai, Uncategorized
  1. Suricato
    19 de novembro de 2016 às 8:51 AM

    Dubôrtisita, mistura de Dubai com aborto parasita. Dubai, versão endinheirada de uma muquiroca, mistura de muquifo com maçaroca. Dubai, versão lunática de uma Brasília pragmática, capital dos brasileiros…

    • 19 de novembro de 2016 às 8:54 AM

      Nossa, ficou muito ruim ! risos. Eu adoro trocadilhos e sempre fui amante do dadaísmo, mas isso que você escreveu doeu e ofendeu .Estudar um pouco é bom, sabia ? hahahahhaha

  2. Lia*
    9 de junho de 2015 às 5:58 PM

    Também gostei muitíssimo do seu relato. Tanto vívido, como eu estivesse lá!
    Como disse o amigo Ricardo é um país que não me apetece.
    Beijos.

    • 21 de junho de 2015 às 11:42 AM

      pra viver não dá mesmo, Lia !!! bjoss querida !!!

  3. 9 de junho de 2015 às 2:48 PM

    Olá Lú tudo bem???

    Acho bem interessante essa modo da mulher se vestir (em SP no bairro do Ibirapuera tb bastante) e é possível ver que as burcas são feitas de um tecido nobre e que as mulheres usam muitas jóias e sempre tem um Iphone super moderno nas mãos, só acho estranho a mulher ficar toda coberta e o homem praticamente pelado!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    • 21 de junho de 2015 às 11:42 AM

      também acho interessantíssimo, Debs !!! bjosss !!!

  4. 9 de junho de 2015 às 7:25 AM

    Lu, tudo que você escreveu foi mostrado num documentário televisivo aqui na Holanda! Você podia tê-lo feito, pois é isso mesmo! Ouro, ouro, muito ouro! hahahaha Sabe aquele termo “podre de rico”? Então…é isso mesmo. Também mostraram o lado pobre. Pobre não, miserável, eu diria. É um contraste! Mas vai…ver esta mulherada luxuosa é surreal…mostraram também apartamentos onde foi permitido filmar…elas desfrutam sim da vida nos shoppings e se orgulham muito de usar as burkas, viu! É um cultura bem forte e se dá bem quem tem dinheiro no bolso! rs Bjs

    • 21 de junho de 2015 às 11:44 AM

      verdade, Eliana ! o contraste é muito ! não moraria lá não ….
      bjosss querida !!!

  5. Ricardo Dellai
    8 de junho de 2015 às 4:56 PM

    Gostei do seu relato é um país que não me apetece. Abraços.

    • 21 de junho de 2015 às 11:43 AM

      obrigada pela visita, Ricardo !!!! abraços !

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

