Blá blá blá

Que saco ! %#$@Y@Io()*!

Photo

Se tem uma coisa que me irrita nesse país, relacionado à viagens, é a validade do nosso passaporte brasileiro. Acho ridículo ! Mal acabamos de renovar nosso passaporte e já vence de novo, já que para viajar , temos que ter no mínimo 6 meses antes da data de vencimento. Então, se o passaporte brasileiro tem 5 anos de validade, na verdade ele tem 4 anos e meio, e para as pessoas mais cautelosas ainda, uns 4 anos e 3 meses (para não ter problema com o documento lá fora ).

Acho esse tempo muito pouco ! ( até o visto americano vale por 10 anos, nos obrigando a levar dois passaportes na viagem aos USA ). Isso me irrita !

Outra coisa chata da história, é quando você acaba de renovar seu passaporte, e na primeira viagem entrando para Europa ou USA você está com as folhas limpinhas, sem carimbos, sem viagens , …….. o que é péssimo na hora da imigração, pois eles pensam que você é “marinheiro de primeira viagem” e assim fazem trezentas mil perguntas —- deixando você com aquela cara de suspeita. Puta saco isso ! Just in case, na primeira viagem que eu faço com o passaporte novo, eu sempre levo o anterior e se precisar, eu mostro minhas viagens anteriores e meus trocentos mil carimbos.

Pois então, to falando tudo isso agora pois em Setembro desse ano vence meu passaporte e hoje já estou agendando para tirar o novo . Uma dorzinha de cabeça a mais na vida do viajante brasileiro, que poderia ser facilitado com um prazo de vencimento maior…. Lembrando que meu primeiro passaporte tinha o prazo de validade de 10 anos !!! isso no início dos anos 90 …  quer dizer que a lei mudou não faz muito tempo.

A carteirinha internacional de vacinação da ANVISA também é válida por 10 anos, então terei que tirar do passaporte antigo e grampear no novo….

Ahhh……. e fora o transtorno de ir à Polícia Federal, perder o dia numa fila de espera, depois ir outro dia para buscar o bendito…..e ainda tem a famosa taxa !!! ( já estou com o boleto de R$ 156,07  pra pagar  ——  e a última vez que fiz, 5 anos atrás, paguei R$ 80,00 … )

Fica aqui minha indignação !

11 comentários em “Que saco ! %#$@Y@Io()*!”

  1. Por isso que me arrependi de tirar meu passaporte. Renovei na intenção de caso aconteça alguma coisa com minha família eu posso ir, mas…. não faria de novo. é melhor ter uma viagem agendada pq este documento expira rápido aff. Será que ão tem como a gente reclamar, algum lugar que seja responsável por isso, e mandar um e-mail ou carta para lá? esse é nosso dever , uma forma de fazer a nossa parte.
    Antigamente se pagava multa se o passaporte tivesse vencido na hora da renovação, agra isto mudou.

  2. Realmente é um saco… quando passamos na imigração nos fazem a trocentas perguntas… como nunca tivéssemos ido a Europa e acham que nunca tiramos o passaporte na vida é a primeiro vez! Também fico indignada! #Brasil!

Adoro comentários ! respondo todos :)

