Tatuí-SP

Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro

barr

Está acontecendo aqui no Museu Paulo Setúbal uma exposição de Oratórios históricos do nosso país, são relíquias – objetos de fé – do século XVIII que foram resgatadas, muitas se encontram em museus de Ouro Preto, mas essa exposição em particular atravessa o Brasil, por várias cidades.

barr4

Bom, são oratórios e objetos de fé desde os primeiros anos da colonização portuguesa, quando aqui foi instalado o cristianismo e catolicismo.  Esses oratórios revelam, apesar da fé, a cultura e tradição da época, a origem das pessoas  – na maioria escravos, tendo assim influências africanas , das religiões umbanda, candomblé, ou mesmo o próprio estilo barroco da época.

barr6
barr5
barr7
barr8

A Nossa Senhora da Conceição, diferente para nós católicos, cheia de brincos e jóias, parecida com uma cigana …. não sabemos os nomes desses artistas, são totalmente anônimos, então quem sabe foi algum artista com alguma influência cigana ? fica na imaginação …

barr10

Na época os oratórios significavam proteção o tempo todo. As pessoas tinham oratórios em casa, oratórios pessoais de bolso, e eram presentes em todas as datas importantes e especiais, como um casamento, ou funeral, sempre estava presente um oratório nesses momentos importantes de uma família .

barr11
barr17
barr20

Achei lindo esse oratório do Sagrado Coração de Jesus, com o menino Jesus em miniatura dentro do coração, achei muito bonito.

barr18
barr19

Esses pequenos oratórios de parede , ao ver de longe parecem ser todos de ouro, mas eles são todos feitos de papéis, vieram da Bahia.

barr2

Um oratório que me chamou muito a atenção foi um que com certeza me remeteu muito a influência africana , dos escravos. São tantos detalhes ! tirei duas fotos dele, uma mais de longe e outra bem de perto, para vocês verem mais os detalhes. Vejam o que acham dele… achei meio assustador até, mas muito bonito ao mesmo tempo.

barr22
barr23

Pois bem, as pessoas da época não iam para nenhum lugar sem levar seus oratórios… e como elas peregrinavam muito, tropeiros viajavam de um lugar para outro, se mudavam constantemente, foram criados oratórios com um formato que fosse mais confortável e fácil de levar em viagem, dentro dos sacos. Ou seja, criaram oratórios redondos, sem pontas nenhuma, e são totalmente fechados, para fácil transporte, são chamados de Oratórios de Viagem ,vejam aqui :

barr16
barr15
barr14
barr3

Outro oratório interessante da época, é um que as pessoas das igrejas penduram no pescoço, e esse oratório tinha uma gavetinha embaixo para as esmolas para a igreja. Então essas pessoas da igreja andavam pelas ruas arrecadando “esmolas” nesses oratórios pendurados no pescoço.

barr12

Aqui uma imagem mostra como era o esmoleiro… O curioso é q naquela época não era qualquer um que poderia frequentar uma igreja, os escravos nem pensar, e era justamente esse povo que dava a esmola para alguém ligado à igreja …  esmola ao contrário, né ?

barr13

Gostaram ? Então, a exposição Oratórios vai até dia 27 de Outubro, de terça a sexta , das 08:30 às 18:30, aqui no Museu Paulo Setúbal de Tatuí . Venham ver.

barr1

Anúncios

3 comentários em “Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro”

  1. Adorei a exposiçao! Será que pode me ajudar? Gostaria de saber o que quer dizer as letras N. S. D. P. L. inscritas na base de um oratório. Tenho foto se quiser ver! Muito obrigada!

  2. AMEI esse post.
    Adoro esse tema, acho maravilhoso todos os tipos de exposições sobre temas que envolvem história brasileira, essa curiosa história nossa. E falar em oratórios é falar em fé, e falar em fé é falar de indivíduo, afinal, todos temos nossa fé, seja ela qual for.

    Iria adorar visitar essa exposição.
    Bjos!

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s