Início > Tatuí-SP > Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro

Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro

barr

Está acontecendo aqui no Museu Paulo Setúbal uma exposição de Oratórios históricos do nosso país, são relíquias – objetos de fé – do século XVIII que foram resgatadas, muitas se encontram em museus de Ouro Preto, mas essa exposição em particular atravessa o Brasil, por várias cidades.

barr4

Bom, são oratórios e objetos de fé desde os primeiros anos da colonização portuguesa, quando aqui foi instalado o cristianismo e catolicismo.  Esses oratórios revelam, apesar da fé, a cultura e tradição da época, a origem das pessoas  – na maioria escravos, tendo assim influências africanas , das religiões umbanda, candomblé, ou mesmo o próprio estilo barroco da época.

barr6
barr5
barr7
barr8

A Nossa Senhora da Conceição, diferente para nós católicos, cheia de brincos e jóias, parecida com uma cigana …. não sabemos os nomes desses artistas, são totalmente anônimos, então quem sabe foi algum artista com alguma influência cigana ? fica na imaginação …

barr10

Na época os oratórios significavam proteção o tempo todo. As pessoas tinham oratórios em casa, oratórios pessoais de bolso, e eram presentes em todas as datas importantes e especiais, como um casamento, ou funeral, sempre estava presente um oratório nesses momentos importantes de uma família .

barr11
barr17
barr20

Achei lindo esse oratório do Sagrado Coração de Jesus, com o menino Jesus em miniatura dentro do coração, achei muito bonito.

barr18
barr19

Esses pequenos oratórios de parede , ao ver de longe parecem ser todos de ouro, mas eles são todos feitos de papéis, vieram da Bahia.

barr2

Um oratório que me chamou muito a atenção foi um que com certeza me remeteu muito a influência africana , dos escravos. São tantos detalhes ! tirei duas fotos dele, uma mais de longe e outra bem de perto, para vocês verem mais os detalhes. Vejam o que acham dele… achei meio assustador até, mas muito bonito ao mesmo tempo.

barr22
barr23

Pois bem, as pessoas da época não iam para nenhum lugar sem levar seus oratórios… e como elas peregrinavam muito, tropeiros viajavam de um lugar para outro, se mudavam constantemente, foram criados oratórios com um formato que fosse mais confortável e fácil de levar em viagem, dentro dos sacos. Ou seja, criaram oratórios redondos, sem pontas nenhuma, e são totalmente fechados, para fácil transporte, são chamados de Oratórios de Viagem ,vejam aqui :

barr16
barr15
barr14
barr3

Outro oratório interessante da época, é um que as pessoas das igrejas penduram no pescoço, e esse oratório tinha uma gavetinha embaixo para as esmolas para a igreja. Então essas pessoas da igreja andavam pelas ruas arrecadando “esmolas” nesses oratórios pendurados no pescoço.

barr12

Aqui uma imagem mostra como era o esmoleiro… O curioso é q naquela época não era qualquer um que poderia frequentar uma igreja, os escravos nem pensar, e era justamente esse povo que dava a esmola para alguém ligado à igreja …  esmola ao contrário, né ?

barr13

Gostaram ? Então, a exposição Oratórios vai até dia 27 de Outubro, de terça a sexta , das 08:30 às 18:30, aqui no Museu Paulo Setúbal de Tatuí . Venham ver.

barr1

Anúncios
Categorias:Tatuí-SP
  1. 20 de outubro de 2013 às 1:03 PM

    AMEI esse post.
    Adoro esse tema, acho maravilhoso todos os tipos de exposições sobre temas que envolvem história brasileira, essa curiosa história nossa. E falar em oratórios é falar em fé, e falar em fé é falar de indivíduo, afinal, todos temos nossa fé, seja ela qual for.

    Iria adorar visitar essa exposição.
    Bjos!

    • 20 de outubro de 2013 às 2:51 PM

      Kkkk agora q vi seus comentários ! Eu odeio qdo perco tudo o comentário q fiz , as vezes me acontece isso em outros blogs.

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: