CôteD'Azur, France, Riviera Francesa

O mundo fashion dos macarons …. ui !

maca7

Algo que eu já tinha desconfiado, eu constatei agora nessa minha longa estadia na França e com família francesa —- sobre os macarons serem apenas mais uma moda, algo que é uma tendência ‘chique’ , ‘riquinha’ do mundo. Sim, todas que lutam todos os dias para seguirem a moda imposta , com certeza acham o máximo comer macarons por aí … é uma sobremesa das cocózinhas da moda.

maca15
maca9
maca13

Claro que o macaron tem o seu valor e sua história, já que há dados que o príncipe da França Henrique II , em 1533, já desfrutava dessa delícia. Então vamos dar um pouco de valor ao macaron também, vamos ser justos !!! ( vale ressaltar também q outras sobremesas como Creme Brulée também tem uma história de longa data na França e no mundo, masssss hoje falemos do macaron !  ).

maca11
maca6
maca5

Não sei aonde , ou quando, o macaron virou ‘artigo de luxo’ e se cruzou com a moda de luxo de Paris e do mundo. No momento, o macaron está diretamente ligado ao luxo, ele é caro em todo o mundo ( não somente fora da França ), obviamente quem o consome é o publico selecionado ( aquele que tem dinheiro para pagar por esse pequeno luxo e também aqueles que não tem , mas como a vida é estar dentro da moda, fazem o sacrifício ou fazem aparentar que consomem o produto e ficar nesse mundo fashion ).

maca4
maca
maca1

Baboseira ! ( como diz a família francesa onde estou morando ). Todo esse frisson em cima do macaron é uma baboseira só ! é apenas um frisson, há doces muito mais gostosos que os macarons, mas ele ganhou a moda, a fama, e se é sinônimo de riqueza, popularidade e moda – as pessoas entram de cabeça. O macaron está conectado com todos os artigos de luxo do mundo, como perfumes caros, maquiagens, bolsas caras, jóias e por aí vai ….

maca10
maca12

Eu sou totalmente avessa à essas tendências de luxo e ostentação, sempre fui, adoro o mundo alternativo e estilos diferentes, portanto , sempre estive fora dessa fila imensa de “coquetes” querendo parecer o que não é e provar sei lá o quê. Por isso é bacana estar mesmo em contato verdadeiramente com a cultura francesa, conhecer pessoas normais, viver com pessoas francesas do dia a dia …. essas pessoas não dão importância aos macarons …

maca14
maca8
maca3

De todo esse tempão de França, eu comi macaron somente 1 vez, e foi numa feirinha de rua. Claro que gosto ! é muito gostoso, mas acho algo normal, nada de tão tão tão assim ! Não comprei os famosos LADURÉE ou PIERRE HERME , nem para mim, nem para presente, nem entrei na loja ( essas são as marcas luxuosas e tradicionais de macarons na França e mundo ) Uma caixinha de macarons no Brasil, na LADURÉE do shopping JK  em Sampa está mais de 100 reais. Se quiser e experimentar e não gastar toda essa fortuna, compre 1 macaron do Café Mc Donald’s, lá tem ! e também é gostoso – e mesmo assim é carinho. rs

maca2

Os sites das lojas de macarons : ( os sites são lindos ! )

http://www.laduree.fr/

http://www.pierreherme.com/

Anúncios

22 comentários em “O mundo fashion dos macarons …. ui !”

  1. Comemos em Paris, em uma loja em que estávamos passando por perto da Notre Dame. Caro, 1.50 por cada um (mas muuuuuuuuuuuuuito mais barato que na Laduréé onde um chega a custar 8 euros), eu achei uma delícia, mas o marido que é AFICIONADO por suspiro AMOU. Então acho que vai de pessoa para pessoa.

  2. Eu adoro o sabor de um bom macaron, de massa leve, suave e pouco doce. Mas aqui no Brasil, geralmente são muito doces. Concordo que é uma questão de moda e luxo, mas gosto assim mesmo, pelo sabor. Na verdade o macaron original, aquele que o franceses comem em casa, tradicionalmente, não tem recheio, são só uma bolachinha de amêndoas (a casquinha). Quem inventou o recheio e o colorido foi a ladurée e transformou em artigo de luxo. Oq me atrai é justamente a “bolachinha” de amêndoas, pq eu realmente amo este ingrediente, seja com salgado ou doce. Faço em casa e raramente compro.

  3. Uma das marcas mais famosas de doces, a Sprüngli (suíça) tem sua própria marca de Macaron, é como se fosse uma marca dentro de outra marca, a Luxemburgelis – esses eu já comi MUITO. Eu gosto de Macarons, mas acho o preço aqui no Brasil fora da realidade. Comi no McDonalds já faz um tempo, eram pequenos mas gostosos. Os da Laduree NUNCA entraram na minha boca, e não sei quando entrarão, não por limitação, mas por falta de oportunidade mesmo.

    Por enquanto, meu doce preferido é o brigadeiro de Whey, bem do jeitão brasileiro mesmo.

    Bjos!

  4. Adoro maracons ,mas nao vale pagar esse valor,so pq e de uma loja tal e tal , n é pra tanto ne mas sempre vai existir pessoas se preocupando com as fotos do instagran em dizer que comprou na tal loja somente por puro status normal né..mas enfim gostei do post bjos

  5. Lu, gosto muito do seu jeito de abordar os assuntos culturais e da sua visão tb. Nao sou fashionista mas tenho uma queda enooorme por qquer tipo de doce (formigona), gosto do macaroon por nao ser muito doce e aqui em Bsb, tem um bistrô que faz macaroon de araticum, uma fruta tipica do cerrado, ai, é uma delicia!

  6. Eu nunca comi isso e confesso que tenho vontade de experimentar… a primeira vez que “ouvi” falar disso, foi a Gabi falando num post, acho… e eu jurava que ela tava falando de macarrao e tinha digitado errado.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s