Início > CôteD'Azur, France, Riviera Francesa > O mundo fashion dos macarons …. ui !

O mundo fashion dos macarons …. ui !

maca7

Algo que eu já tinha desconfiado, eu constatei agora nessa minha longa estadia na França e com família francesa —- sobre os macarons serem apenas mais uma moda, algo que é uma tendência ‘chique’ , ‘riquinha’ do mundo. Sim, todas que lutam todos os dias para seguirem a moda imposta , com certeza acham o máximo comer macarons por aí … é uma sobremesa das cocózinhas da moda.

maca15
maca9
maca13

Claro que o macaron tem o seu valor e sua história, já que há dados que o príncipe da França Henrique II , em 1533, já desfrutava dessa delícia. Então vamos dar um pouco de valor ao macaron também, vamos ser justos !!! ( vale ressaltar também q outras sobremesas como Creme Brulée também tem uma história de longa data na França e no mundo, masssss hoje falemos do macaron !  ).

maca11
maca6
maca5

Não sei aonde , ou quando, o macaron virou ‘artigo de luxo’ e se cruzou com a moda de luxo de Paris e do mundo. No momento, o macaron está diretamente ligado ao luxo, ele é caro em todo o mundo ( não somente fora da França ), obviamente quem o consome é o publico selecionado ( aquele que tem dinheiro para pagar por esse pequeno luxo e também aqueles que não tem , mas como a vida é estar dentro da moda, fazem o sacrifício ou fazem aparentar que consomem o produto e ficar nesse mundo fashion ).

maca4
maca
maca1

Baboseira ! ( como diz a família francesa onde estou morando ). Todo esse frisson em cima do macaron é uma baboseira só ! é apenas um frisson, há doces muito mais gostosos que os macarons, mas ele ganhou a moda, a fama, e se é sinônimo de riqueza, popularidade e moda – as pessoas entram de cabeça. O macaron está conectado com todos os artigos de luxo do mundo, como perfumes caros, maquiagens, bolsas caras, jóias e por aí vai ….

maca10
maca12

Eu sou totalmente avessa à essas tendências de luxo e ostentação, sempre fui, adoro o mundo alternativo e estilos diferentes, portanto , sempre estive fora dessa fila imensa de “coquetes” querendo parecer o que não é e provar sei lá o quê. Por isso é bacana estar mesmo em contato verdadeiramente com a cultura francesa, conhecer pessoas normais, viver com pessoas francesas do dia a dia …. essas pessoas não dão importância aos macarons …

maca14
maca8
maca3

De todo esse tempão de França, eu comi macaron somente 1 vez, e foi numa feirinha de rua. Claro que gosto ! é muito gostoso, mas acho algo normal, nada de tão tão tão assim ! Não comprei os famosos LADURÉE ou PIERRE HERME , nem para mim, nem para presente, nem entrei na loja ( essas são as marcas luxuosas e tradicionais de macarons na França e mundo ) Uma caixinha de macarons no Brasil, na LADURÉE do shopping JK  em Sampa está mais de 100 reais. Se quiser e experimentar e não gastar toda essa fortuna, compre 1 macaron do Café Mc Donald’s, lá tem ! e também é gostoso – e mesmo assim é carinho. rs

maca2

Os sites das lojas de macarons : ( os sites são lindos ! )

http://www.laduree.fr/

http://www.pierreherme.com/

  1. Marco Sampaio
    4 de outubro de 2016 às 10:32 AM

    Eu e minha esposa experimentamos e não gostamos. Achei seco e sem graça. É realmente um doce para “coxinhas”.

  2. Elvira
    17 de fevereiro de 2013 às 2:52 PM

    Oi Lu.
    Eu nunca comi macarrons mas tenho muita vontade de experimentar. Às vezes penso que posso me decepcionar pois eles parecem uns suspirinhos recheados. Mas mesmo assim quero experimentar.
    Eles são tão bonitinhos.
    Bjs.
    Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com/

  3. Alessandra
    14 de fevereiro de 2013 às 7:12 PM

    não gostei do crepe achei bem sem graça, mas eu acho que com mais tempo vc consegue apreciar mais da culinaria local e conhece outros paladares!!

  4. Alessandra
    14 de fevereiro de 2013 às 7:10 PM

    Eu comi os danadinhos quando estive em Paris, os da Laduree e de uma patisserie do lado do albergue que fiquei e confesso que esses ultimos foram os melhores rsrsr

  5. 14 de fevereiro de 2013 às 10:49 AM

    Comemos em Paris, em uma loja em que estávamos passando por perto da Notre Dame. Caro, 1.50 por cada um (mas muuuuuuuuuuuuuito mais barato que na Laduréé onde um chega a custar 8 euros), eu achei uma delícia, mas o marido que é AFICIONADO por suspiro AMOU. Então acho que vai de pessoa para pessoa.

    • 14 de fevereiro de 2013 às 11:04 AM

      só q o post não é sobre o macarron ser gostoso ou não…rs…eu por ex, adoro !! rsrs

  6. 10 de fevereiro de 2013 às 12:11 PM

    Eles são acima de tudo, bonitos e coloridos e ficam lindos nas fotos. Comi poucas vezes e gostei bastante, mas gosto de tudo que tem açúcar e não pagaria caro para seguir a moda.

  7. patricia
    8 de fevereiro de 2013 às 11:31 PM

    Dizem que é muuuuuuito difícil de fazer, de dar o ponto certo, qq coisinha a p… desanda pq é mais delicado que o suspiro, acho que é por isso que é tão caro

    • 9 de fevereiro de 2013 às 9:01 AM

      é verdade, dizem q é um pesadelo fazer, quebra um monte pra conseguir fazer alguns, etc, super frágil …

  8. Alessandra
    8 de fevereiro de 2013 às 1:17 PM

    Eu adoro o sabor de um bom macaron, de massa leve, suave e pouco doce. Mas aqui no Brasil, geralmente são muito doces. Concordo que é uma questão de moda e luxo, mas gosto assim mesmo, pelo sabor. Na verdade o macaron original, aquele que o franceses comem em casa, tradicionalmente, não tem recheio, são só uma bolachinha de amêndoas (a casquinha). Quem inventou o recheio e o colorido foi a ladurée e transformou em artigo de luxo. Oq me atrai é justamente a “bolachinha” de amêndoas, pq eu realmente amo este ingrediente, seja com salgado ou doce. Faço em casa e raramente compro.

    • 8 de fevereiro de 2013 às 2:55 PM

      a massa é formidável mesmo, muito leve e fina !

  9. 8 de fevereiro de 2013 às 12:11 PM

    Uma das marcas mais famosas de doces, a Sprüngli (suíça) tem sua própria marca de Macaron, é como se fosse uma marca dentro de outra marca, a Luxemburgelis – esses eu já comi MUITO. Eu gosto de Macarons, mas acho o preço aqui no Brasil fora da realidade. Comi no McDonalds já faz um tempo, eram pequenos mas gostosos. Os da Laduree NUNCA entraram na minha boca, e não sei quando entrarão, não por limitação, mas por falta de oportunidade mesmo.

    Por enquanto, meu doce preferido é o brigadeiro de Whey, bem do jeitão brasileiro mesmo.

    Bjos!

    • 8 de fevereiro de 2013 às 2:55 PM

      imagine pagar mais de 100 reais por macarons aqui no BR ?? afff

  10. 7 de fevereiro de 2013 às 7:53 PM

    Adoro maracons ,mas nao vale pagar esse valor,so pq e de uma loja tal e tal , n é pra tanto ne mas sempre vai existir pessoas se preocupando com as fotos do instagran em dizer que comprou na tal loja somente por puro status normal né..mas enfim gostei do post bjos

    • 7 de fevereiro de 2013 às 10:15 PM

      são muito bons mesmo 🙂 só deveriam ser mais acessíveis e sairem logo dessa modinha boba…rs…bjosss

  11. Alê
    7 de fevereiro de 2013 às 1:50 PM

    Lu, gosto muito do seu jeito de abordar os assuntos culturais e da sua visão tb. Nao sou fashionista mas tenho uma queda enooorme por qquer tipo de doce (formigona), gosto do macaroon por nao ser muito doce e aqui em Bsb, tem um bistrô que faz macaroon de araticum, uma fruta tipica do cerrado, ai, é uma delicia!

    • 7 de fevereiro de 2013 às 4:21 PM

      eu tbém sou a maior formiga e gosto sim de macarons 🙂 bjosss

  12. Lilian
    7 de fevereiro de 2013 às 1:42 PM

    Eu nunca comi isso e confesso que tenho vontade de experimentar… a primeira vez que “ouvi” falar disso, foi a Gabi falando num post, acho… e eu jurava que ela tava falando de macarrao e tinha digitado errado.

    • 7 de fevereiro de 2013 às 4:22 PM

      heheheheh, parece o nome mesmo !!! bjoss

  13. 7 de fevereiro de 2013 às 1:08 PM

    Pois é Lu… a moda dita até a comida. São gostosos sim… mas não vale apenas pagar somente por moda. Como disse no Mc tem e são gostosos. Abraços!
    Amei o post!

    • 7 de fevereiro de 2013 às 4:23 PM

      obrigada, volte sempre !!! bjoss

  14. 7 de fevereiro de 2013 às 12:44 PM

    Eu acho macarrons bem gostoso, mas pagar tudo isso por esse trocinhos não rola… Prefiro ficar com vontade…

    Beijinhos.

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

