Início > Alemanha, Berlin, Tour2013, Zoropakazamiga > Impressões de Berlin

Impressões de Berlin


berlin 256

Primeiras impressões de Berlin :

– punk/rock

– gueto / becos

– cidade de guerra

– muito concreto

– eternamente em reformas

– modernidade

– liberdade de expressão

– cultura árabe

Eu já estive na Alemanha, fiquei em Munich – região da bavária. Mas nunca estive em Berlin. E realmente, parece que estou em outro país. Tudo em Berlin é muito diferente de Munich. Fiquei muito surpresa com isso, parece que nunca estive na Alemanha antes. É o puro contraste, em tudo, atmosfera da cidade, arquitetura, pessoas, comportamento, atendimento, estilo de vida – uma outra cultura dentro da Alemanha que eu conhecia.

Tudo é muito concreto, as estações de metrô, os estabelecimentos, a cidade, é de concreto, é cinza. Sem muitas firulas. Sem muitas decorações ou detalhes . Em muitos lugares é só concreto – uma coisa só, de concreto.

O alemão de Berlin parece um povo mais “leste” – senti muito isso aqui, as vezes parece que estou com o pé no Leste Europeu. Não sei nem explicar como sinto isso, apenas o jeito deles falarem, como se aproximam de nós, como nos atendem em estabelecimentos comerciais, apenas o jeito deles….( sem explicação concreta da minha parte, apenas um “feeling” ).

Uma cidade visivelmente que esteve em guerra. Tudo remete à guerra, até a atmosfera que sinto estando aqui em Berlin. De cara isso me fascina.

Até me lembrei do filme dos anos 80 Cristiane F. Isso aqui é muito do que é visto nesse filme, principalmente os becos da cidade – cheio deles ! Imagino aqui as cenas do filme, a cada estação de metrô que eu passo por aqui,onde ela também esteve…. e penso onde estaria Cristiane F no momento. ( li uma reportagem que ela ainda mora aqui em Berlin ). Isso aqui é muito Cristiane F.

Berlin me lembra Sex Pistols, The Clash e David Bowie, apesar de serem britânicos. A música é essa.

Apesar de ser uma cidade enorme e muito cosmopolita, visivelmente com muitos imigrantes de diversos países e culturas, vida noturna e diurna intensa, milhares de restaurantes de todas as nacionalidades, um pouco de Berlin parece que parou no tempo, ficou lá na Primeira e Segunda Guerra Mundial, essa é a energia que eu senti quando vim pra Berlin, apesar de tudo, é ainda aquela cidade que foi bombardeada, que sofreu tantos obstáculos para ser o que é hoje, aquela cidade que foi o berço do nazismo.

Minhas primeiras impressões de Berlin. Tudo aqui que falei pode se dar o nome de sentimento do momento, energia, intuição, percepção, ou sei lá o quê.

Berlin não é leve. É intensa, carregada. De história, de dor, de vitórias e derrotas.

E o cheiro de Berlin eu me lembrarei pra sempre.

berlin 073
Me sigam no Instagram e acompanhe as fotos da viagem : lurussa

  1. Jaqueline Soares
    25 de janeiro de 2013 às 2:25 PM

    Perfect! Adorei o post, adorei Berlin!🙂

  2. 2 de janeiro de 2013 às 3:54 PM

    Voce descreveu exatamente como eu imagino! Nao esqueca das dicas de onde ficar e o que/onde comer! Segui suas dicas de Amsterdan e gostei demais🙂

  3. Taiane
    2 de janeiro de 2013 às 12:25 PM

    Lu,
    Sempre leio seu blog mas acredito que seja esse meu primeiro comentário.
    Estive em Berlin em 2006 e posso dizer que tive a mesma sensação (exceto a questão do povo mais do leste, rsss). Andando pelas ruas me vinha sempre a mente o filme/livro christiane f, que vi/li quando era adolescente.

    E talvez por ter vindo da Polônia (e ter visitado Varsóvia e Auschwitz) o clima de guerra, nazismo estavam lá também.

    Sobre a música? Minha trilha foi U2…🙂

    E os arábes? Me surpreendi por encontrar muitas lojinhas com donos árabes.

    O seu post me fez relembrar a maravilhosa viagem que fiz e me deu muita vontade de voltar!

    Beijos!

    • 6 de janeiro de 2013 às 3:23 PM

      sabe q eu quero assistir o filme de novo !!! me deu vontade.

  4. 2 de janeiro de 2013 às 12:15 PM

    Olá Lú tudo bem???

    Feliz 2013!!!

    Que delícia de post… parece que estou viajando com vc… Confesso que Berlin nunca esteve nos meus roteiros de vigens dos sonhos, mas deve ser uma viagem cultural DELICIOSA!!!

    Beijinhos.

  5. 1 de janeiro de 2013 às 4:45 PM

    O mais importante para mim são esses sentimentos e sensaçéoes quando visitamos algum lugar… E por isso as vezes amamos ou néao gostamos! Feliz Ano Novo para você!!!

  6. Patty
    31 de dezembro de 2012 às 7:09 PM

    Sempre leio seu blog mas nunca comento… sorry…. mas enfim, adoro suas postagens!
    Só passei para te desejar um ótimo Ano Novo!!! Que tudo de bom aconteça para você neste novo ano!
    Um beijo!
    Patty.

  7. Evi
    31 de dezembro de 2012 às 10:42 AM

    Oi Lu.
    É uma cidade e uma população com muitas cicatrizes.
    Eu não conheço a Alemanha mas tenho curiosidade.
    Bom passeio.
    Feliz 2013!!!
    Bjs.
    Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com/

  8. Cássia
    31 de dezembro de 2012 às 9:49 AM

    Lu querida, vá postando! Quero seguir sua viagem! Um bj pra vc e aproveite bastante! Feliz 2013!!!

  9. Viniolive2004
    30 de dezembro de 2012 às 10:24 PM

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Embora ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer Berlim, tenho a mesma impressão da cidade. Creio que, inconscientemente, somos influenciados pelos filmes e livros que retratam o doloroso passado dessa sociedade. Divirta-se e excelente 2013, Russa!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

