Alemanha, Berlin, Tour2013, Zoropakazamiga

Impressões de Berlin


berlin 256

Primeiras impressões de Berlin :

– punk/rock

– gueto / becos

– cidade de guerra

– muito concreto

– eternamente em reformas

– modernidade

– liberdade de expressão

– cultura árabe

Eu já estive na Alemanha, fiquei em Munich – região da bavária. Mas nunca estive em Berlin. E realmente, parece que estou em outro país. Tudo em Berlin é muito diferente de Munich. Fiquei muito surpresa com isso, parece que nunca estive na Alemanha antes. É o puro contraste, em tudo, atmosfera da cidade, arquitetura, pessoas, comportamento, atendimento, estilo de vida – uma outra cultura dentro da Alemanha que eu conhecia.

Tudo é muito concreto, as estações de metrô, os estabelecimentos, a cidade, é de concreto, é cinza. Sem muitas firulas. Sem muitas decorações ou detalhes . Em muitos lugares é só concreto – uma coisa só, de concreto.

O alemão de Berlin parece um povo mais “leste” – senti muito isso aqui, as vezes parece que estou com o pé no Leste Europeu. Não sei nem explicar como sinto isso, apenas o jeito deles falarem, como se aproximam de nós, como nos atendem em estabelecimentos comerciais, apenas o jeito deles….( sem explicação concreta da minha parte, apenas um “feeling” ).

Uma cidade visivelmente que esteve em guerra. Tudo remete à guerra, até a atmosfera que sinto estando aqui em Berlin. De cara isso me fascina.

Até me lembrei do filme dos anos 80 Cristiane F. Isso aqui é muito do que é visto nesse filme, principalmente os becos da cidade – cheio deles ! Imagino aqui as cenas do filme, a cada estação de metrô que eu passo por aqui,onde ela também esteve…. e penso onde estaria Cristiane F no momento. ( li uma reportagem que ela ainda mora aqui em Berlin ). Isso aqui é muito Cristiane F.

Berlin me lembra Sex Pistols, The Clash e David Bowie, apesar de serem britânicos. A música é essa.

Apesar de ser uma cidade enorme e muito cosmopolita, visivelmente com muitos imigrantes de diversos países e culturas, vida noturna e diurna intensa, milhares de restaurantes de todas as nacionalidades, um pouco de Berlin parece que parou no tempo, ficou lá na Primeira e Segunda Guerra Mundial, essa é a energia que eu senti quando vim pra Berlin, apesar de tudo, é ainda aquela cidade que foi bombardeada, que sofreu tantos obstáculos para ser o que é hoje, aquela cidade que foi o berço do nazismo.

Minhas primeiras impressões de Berlin. Tudo aqui que falei pode se dar o nome de sentimento do momento, energia, intuição, percepção, ou sei lá o quê.

Berlin não é leve. É intensa, carregada. De história, de dor, de vitórias e derrotas.

E o cheiro de Berlin eu me lembrarei pra sempre.

berlin 073
Me sigam no Instagram e acompanhe as fotos da viagem : lurussa

Anúncios

10 comentários em “Impressões de Berlin”

  1. Lu,
    Sempre leio seu blog mas acredito que seja esse meu primeiro comentário.
    Estive em Berlin em 2006 e posso dizer que tive a mesma sensação (exceto a questão do povo mais do leste, rsss). Andando pelas ruas me vinha sempre a mente o filme/livro christiane f, que vi/li quando era adolescente.

    E talvez por ter vindo da Polônia (e ter visitado Varsóvia e Auschwitz) o clima de guerra, nazismo estavam lá também.

    Sobre a música? Minha trilha foi U2… 🙂

    E os arábes? Me surpreendi por encontrar muitas lojinhas com donos árabes.

    O seu post me fez relembrar a maravilhosa viagem que fiz e me deu muita vontade de voltar!

    Beijos!

  2. Primeiramente, parabéns pelo blog. Embora ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer Berlim, tenho a mesma impressão da cidade. Creio que, inconscientemente, somos influenciados pelos filmes e livros que retratam o doloroso passado dessa sociedade. Divirta-se e excelente 2013, Russa!

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s