Nas ultimas férias, um dos meus destinos foi a Russia, em Maio/Junho deste ano. Nessa época do ano, em Moscou, costuma escurecer depois das 10h da noite e já fica claro às 4h da manha. Estive nas cidades de São Petesburgo, Moscow e Novgorod.
Em Moscow, fiquei no Hostel Godzillas (indicação do Blog), que tem um ambiente jovem, descontraído, é limpo, organizado e muito, muito bem localizado. Perto, tem vários cafés, restaurantes, estação de metro, pracinhas, um mercadinho que fica aberto até mais tarde. Visitei o bairro kitai gorod, arbat, o parque gork, sky bares com vista de toda cidade, a Catedral Cristo Salvador, o luxuoso shoping GUM, catedral de São Basílio, Kremlim, Praça Vermelha, o teatro bolshoi, as inumeras igrejas que tem por toda a cidade (é impressionante! As vezes, chega a ter uma a menos de 200 metros da outra, com aquela arquitetura diferente e fascinante), as estações de metro são lindas, com vitrais, estátuas, lustres enormes, bustos de pessoas famosas, uma atração à parte!
Moscow é uma metrópole cosmopolita, agitada, como eu já tinha ouvido muito falar: é realmente um outro país dentro da Rússia, pois nas duas outras cidades, foi um pouco diferente. De Moscow fui a Novgorod, que é uma pequena e fascinante cidade russa histórica, ao norte de Moscou, fui de trem e a viagem durou toda a noite. Me hospedei no hotel Volkov, pertinho da estação de trem, uns 10 minutos a pé. O hotel era simples, barato e com boa localização também, no dia que cheguei, os adolescentes estavam comemorando o fim do colegial, então, tinha gente por toda a cidade fazendo festa, tirando fotos com os colegas.
Visitei o kremlin, que é muito bem cuidado, com varias igrejas e monumentos.Embora as pessoas não falassem inglês, eles sempre estavam disponíveis para ajudar, dar alguma informação ou apenas serem gentis.
São Petesburgo, é uma cidade linda, com varias construções que impressionam pelo tamanho e beleza. Fui a catedral de Santo Isaac, fiz um passeio de barco a noite para assistir a abertura das pontes, o metro de la é tão lindo qto o de Moscou, um show de arquitetura, fui a Peterfof, fiquei horas naquelas livrarias gigantes de vários andares (a Lu tb tinha comentado aqui no blog), fui a vários cafés charmosos, gostosos e baratinhos, as vezes, eu simplesmente andava pela nievsky prospect, que é sempre movimentada e segura, inclusive, de madrugada. Como não fumante, uma coisa que me incomodou na viagem a Russia é que lá, não existe um espaço restrito para fumantes, ou seja, as pessoas fumam nos cafés, bares e restaurante, na rua, sem o menor respeito pelo que não fuma. No fim do dia, eu já tinha fumado passivamente dezenas de cigarros, alem de ficar com a roupa e o cabelo cheirando a cigarro.
Li bastante sobre a Rússia aqui no blog, me diverti e aprendi muito sobre a cultura com as descrições da Lu, a verdade é que cada vez que eu lia, eu ficava mais curiosa para ir lá me certificar das coisas que eu estava lendo.
O povo russo é bastante hospitaleiro e bacana, num segundo momento. Bem parecido com o povo brasileiro como a Lu diz. Quando você esta em apuros, sempre aparece alguém para te ajudar. Fui ajudada varias vezes, no metro, sempre aparecia um para me ajudar a subir e descer escadas com as malas. Quando eu estava procurando informações sobre um guarda volumes na estação de metro, teve uma mulher que deixou o marido dela e foi comigo em busca de informações. No dia que a senhora atendente mal humorada da venda de bilhetes de trem disse não enteder inglês, um casal, que tb não sabia inglês, fez mímicas para que pudéssemos entender se o bilhete que eu queria comprar era numa cabine com cama, se era de ida e volta ou somente ida. Na verdade, todos esses exemplos que dei foram em Moscou, que por mais cosmopolita que seja, ainda é necessário que vc tenha uma noção do alfabeto cirílico e de poucas palavras em russo, pois nem todos entendem inglês e tem paciência para tentar entender o que vc quer dizer. Nas outras cidades russas, não tive nenhum problema com a língua. Estudei um pouco de russo mas falo pouco, tenho noções do alfabeto cirílico. Adorei todas as comidas russas típicas que experimentei.
Durante a minha viagem, me apaixonei por aquele povo, pela cultura, pela historia do pais, pela comida, pelas paisagens entre uma cidade e outra, e me identifiquei muito pois me lembro de ter lido no blog da Lu descrevendo o qto ela era apaixonada pela Rússia.
gostei deste depoimento, na verdade quem nunca viajou para a Rússia este depoimento nos deixa muito confiante, valeu, vou lá Rússia,
Ale, adorei seu depoimento. Parece ser realmente interessantíma. Bjs.
Olá Lú tudo bem???
ADOREI o depoimento… Cada dia que passa tenho mais vontade de ir pra Rússia…
Beijinhos.
Deb !!! espero q um dia vc vá !!! bjosss
Eu acho um charme esse blog da Lu e essas postagens dos viajantes, sérios nos levam a lugares nos mostram cores por todos os ângulos, a Rússia ainda não faz parte do meu roteiro, veja ainda !
Mas amei viajar nessa postagem maravilhosa!!!
Obrigada.
obrigada Ane !!! :)) vc é muito bem vinda aqui no blog 🙂
Ain, seu depoimento só aumentou minha vontade de visitar a Rússia! Não vejo a hora de chegar minha vez. Enquanto isso, me deleito com os depoimentos e com as descrições das cidades e do povo através da literatura. Suas fotos são lindas e as informações que passou, bastante úteis. 🙂
qdo vc vai, Alê ??? depois na volta, vou querer depoimento !!! bjoss
Ih Lu, ainda não tenho nada planejado… queria ir ano que vem, mas como este ano vou pros EUA, vou ficar descapitalizada! 😀 Mas pode deixar, quando eu for, mando depoimento sem falta! Beijão