Início > Festivais, saopaulo > Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Esse final de semana está acontecendo a 34º Festival das Estrelas no bairro da Liberdade, em Sampa,e eu estive lá !!! .  O que é Tanabata Matsuri ? 

Uma lenda japonesa conta a origem do festival Tanabata: (wiki)

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a “Princesa Tecelã”.Certo dia Tentei  o “Senhor Celestial”, pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o “Pastor do Gado” (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias. Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

O festival que celebra esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1.150 anos, e lá tornou-se feriado nacional em1603.Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão. É realizado em diversas cidades, o mais tradicional é o de Miyagui, que se realiza em agosto, aproveitando as férias de verão das escolas japonesas.



Em Sampa, esse festival é comemorado na praça da Liberdade, com as ruas todas decoradas com grandes ramos de bambu, enfeitados com fitas coloridas que simbolizam as estrelas. Pedaços pequenos de papeis coloridos – chamados de tanzaku – são feitos para as pessoas escreverem os seus pedidos, desejos…e amarrarem todos nos ramos de bambus espalhados pelas ruas da Liberdade.


Cada cor simboliza uma coisa diferente: dinheiro, amor, prosperidade, esperança, etc…

Eu também fiz os meus pedidos, claro.



Também há vários tipos de apresentações japonesas como danças, folclores, etc…muito legal !!!


Também muitas barraquinhas com artesanatos, porcelanas, ………




E obviamente aquelas barraquinhas DELICIOSAS da feirinha da Liberdade estavam lá a todo vapor, matando a fome de milhares de pessoas… !!!! guloseimas japonesas e brasileiras, servidas ali, na rua……uma delícia de ver e saborear.

Essa barraquinha em especial estava lotada !!!! com certeza muitas guloseimas boas saindo de lá…. é o poder do espetinho de camarão !!!

Muito comum é a saída dos yakisobas …. as pessoas escolhem entre porção pequena ou a grande – e saboreiam lá mesmo, em pé , no meio da rua…. várias barraquinhas vendem yakisobas, tem para escolher !!! e com certeza é a grande pedida para o almoço. Muitas pessoas fazendo o maior malabarismo para comer porções transbordando de yakissoba na rua…..

O que me chamou a atenção foi uma barraquinha de sorvete frito…. Hummm…acabei não provando por que achei meio esquisita a ideia, por ser frito – não sou muito fã não… mas tirei uma foto para mostrar aqui…rs

Mas na verdade tem de tudo !!! bolinhos de camarão, tempurás, espetinhos diversos, frutos do mar, doces japoneses, noodles, e até uma barraquinha de waffle !!! tem para escolher, diversidade, criatividade, tudo mesmo. E esse foi meu dia na Liberdade, no Festival da Estrela. Agora é só esperar meu desejo ser realizado !! 🙂

Tanabata Matsuri – Praça da Liberdade – São Paulo – Festival das Estrelas 2012

Anúncios
Categorias:Festivais, saopaulo
  1. 9 de julho de 2012 às 10:29 AM

    Lu fala pra mim que é mentira que eu perdi isso tudo??? vou ali me matar e já volto !!! e eu queria mesmo comprar porcelanas,joguinho para sushi etc =((((( que triste !!!

    • 9 de julho de 2012 às 11:54 AM

      uma pena mesmo — convite é que não faltou.

  2. brenda
    8 de julho de 2012 às 11:47 PM

    curiosidade… você tiro alguma foto do “bon odori/ matsuri dance”?

    • 9 de julho de 2012 às 9:08 AM

      eu fiquei pouco temp lá ! não vi tudo..

  3. 8 de julho de 2012 às 3:39 PM

    E você resistiu a todas essas delícias?

    • 8 de julho de 2012 às 9:30 PM

      Mi, como eu almocei naquela hora, eu estava sem fome, então foi fácil resistir !!! rsrs

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: