Início > Rússia, Rússia2012, Tour2012 > De volta à Rússia depois de 5 anos

De volta à Rússia depois de 5 anos

Demorou,mas aconteceu. Voltei esse ano à Rússia depois de cinco anos desde a última vez que morei no país. São Petersburgo é a cidade, minha cidade. Inverno de 2012 atípico, com Ano Novo sem neve e temperatura acima de zero. De início não reconheci minha São Petersburgo, cadê os mercadinhos onde eu costumava fazer compras ? procurei por lugares que não existem mais. Que confuso. Tudo está maior, agora há grandes shoppings e grandes supermercados, não me identifiquei com aquela cidade que morei por tanto tempo. E a senhorinha que vendia frios na rua de casa ? não a encontrei também. Para mim, o primeiro dia dessa minha volta eu não estava em casa, estava em um país estrangeiro. Fiquei assustada, não encontrei o conforto de casa como esperava acontecer. O metrô agora tem cartão magnético…como assim ? Esse foi meu primeiro olhar depois de 5 anos. Felizmente, essa visão não durou mais que um dia.

Talvez a estética da cidade tenha mudado sim, o que me assustou um pouco nesse primeiro dia, mas a essência continua lá. E eu entendo a Rússia, eu entendo São Petersburgo, compreendo a cidade a as pessoas.Lá no fundo, nada mudou. As pessoas não mudam né…e muito menos a mentalidade delas. Tudo bem que agora as coisas estão mais fáceis e acessíveis na Rússia, mas o povo russo ainda gosta de complicar tudo e fazer um caminho mais longo para chegar ao seu destino, como sempre. Meus amigos estão mais ricos –fato. Isso quer dizer que a classe média e classe média baixa deu uma guinada na economia no país, exatamente como aconteceu aqui no Brasil. As pessoas possuem mais coisas. Estão vivendo melhor. Iphones e Ipads por todos os lados….na verdade não sei como estão as dívidas do povo russo, mas acho que não perde muito para o Brasil não, com certeza o povo está endividado para poder comprar todas essas coisas. Economia inflada. Como no Brasil. Um dia isso explode ? ai ai…ainda vai feder muito para ambos os lados. Muitas similaridades com o nosso país, pra variar…

Mas o povo me pareceu mais feliz….

Acho que, a cada dia que passa, a União Soviética vai ficando cada vez mais na lembrança e muito mais longe da vida do povo russo de hoje. (pelo menos dos jovens…). Mas mesmo assim, herança dessa cultura e tradição da União Soviética é forte na casa do russo, não importa quão jovem você é, isso você herda dos pais, avós…necessita de muitas e muitas gerações para essa história realmente ficar somente no passado. Ainda não é o caso.

Ainda me assusto de ter passado o Ano Novo sem neve…

Ainda me assusto com a quantidade shoppings europeus na cidade…

Queria chorar ! Para eu me contentar com as rádios russas, eu tinha que ouvir a “antena 1” da Rússia..rsrs…por que as rádios modernas só tocam musicas internacionais, hip hop e rap. Isso não acontecia há 6 anos atrás, onde essas mesmas rádios modernas tocavam a música russa, rock russo, balada russa, etc… O progresso sempre tem os dois lados.

Sem muitas divagações com a economia, com o estilo de vida do povo, mas queria chorar simplesmente por coisas mínimas —– cartão magnético no metrô e loja The Body Shop no centro ??? que vontade de chorar me deu ! tudo havia se perdido.

Mas as paranóias soviéticas não demoram muito para aparecer, para minha felicidade e nostalgia. O sour cream também está lá, no lugar onde deveria estar. Isso eu gostei. Os hábitos ruins adquiridos desde a Revolução Russa permanecem. Isso me ajudou a me sentir em casa.rs. A máfia sempre presente, claro. E o “jeitinho” russo também. Os barracos e brigas em estabelecimentos públicos como supermercados e trens continuam em ascendência. Para meu conforto, para minha busca de “o bom filho a casa torna”, tudo isso permanece lá.

Isso me faz querer voltar sempre agora. Acho que vou ter isso como uma regra na minha vida. Sempre dar uma passadinha na Rússia, rever os melhores amigos, dar um oi pra todos, ver como está tudo ……. pelo menos 1 vez em cada 2 anos, ou mesmo até todo ano, se eu estiver pela Europa.

Sabe, tudo isso…pelo que escrevo, pelo que penso, pelo que vivi…
Ao contrário desse monte de robô que habita esse mundo,
Eu sou diferente mesmo.

Anúncios
  1. 8 de junho de 2014 às 1:15 PM

    Olá Lu, amo o seu blog e suas viagens! Sou realmente apaixonada pelos destinos que você nos leva por aqui! Fiz algumas viagens também e nas minhas últimas férias o seu blog foi muito útil pra mim! Como agradecimento indiquei o seu blog lá no post que falei sobre Moscou! Vai lá conhecer, vou amar te receber por lá!

    http://saianamoda.com/2014/05/15/destino-dos-sonhos-moscou-parte-i/

    Beijinhoss
    Bia
    http://www.saianamoda.com

  2. Maicon
    29 de julho de 2012 às 8:28 PM

    Até conhecer este blog eu so sentia inveja do Alvaro Garnero … Russia é meu sonho de consumo!!!

  3. 3 de julho de 2012 às 2:56 AM

    Não se pode comparar a Rússia com o Brasil. O País nem dívida tem, aliás tem a 2a.maior reserva cambial do mundo. Tem o 2.maior n.de universitários do mundo(só perde para o endividadíssimo EUA).É o maior produtor mundial de petróleo, aço, carvão, ouro, diamantes. Tem o maior arsenal nuclear e biológico do mundo. Alta educação. Putin, que não é nenhum santo tirou da linha de pobreza 50 milhões de russos, mandou fechar os cassinos do País(Moscou tinha mais que Las Vegas), mandou o homem mais rico do país pro xadrez por cartel. A Rússia é o País que mais lança satélites por ano no mundo. Vide pela simples Wikipedia.

  4. 26 de junho de 2012 às 9:28 PM

    muito boa a música! e o post também.
    estou com um projeto, ainda distaaante, de visitar a Rússia no começo de 2014… quem sabe. (confesso que fiquei assustado esses dias quando vi que o recorde historico de temperatura, no mes de maio em Moscow, é de 2 graus =P heheh)

    quanto à mudança local, deve mesmo ser um contraste bom e ruim. Putin disse algo tipo “quem não sente saudades da URSS, não tem coração e quem quer que ela volte, não tem juízo”….

    😉

  5. 27 de maio de 2012 às 1:59 PM

    Bem interessante a tua análise sobre a Rússia atual. A globalização e a modernidade trazem muitas coisas boas e úteis, inclusive mais alegria e felicidade, mas culturalmente tudo se torna muito igual e chato. Também tenho um certo medo dessas dívidas exageradas para poder ter acesso a tudo.

    Gostei da música.

  6. lucia
    27 de maio de 2012 às 12:00 AM

    ah lú sinto por você..bj.

  7. 25 de maio de 2012 às 11:43 PM

    Oi, Lu!

    Meu grande sonho é visitar a Rússia, acho que foi até por isso que vim parar no seu blog… Mas tou começando a achar que eu deveria ter ido a 6 anos atrás! Hehehe…

    Não sei quando vou poder realizar essa viagem, mas meu grande projeto é fazer a Transiberiana, inclusive parando no meio do caminho, em cidades menores, no interior. Acho que os interiores dos países são sempre mais autênticos, sem essa onde de super-shopping-center, sem parecer igual demais, como você disse. Quem sabe?

    Claro que vou ter que aprender um pouco de russo primeiro, então é um projeto a longo prazo. Por enquanto vou acompanhando notícias de lá por aqui, principalmente se você resolver voltar à Rússia a cada dois anos, e também pelo Falando Russo…

    Beijos,
    Lídia.
    http://www.lidianorte.wordpress.com

  8. laura
    25 de maio de 2012 às 11:10 PM

    ai, eu sei como vc se sente, é como se o seu lugar tivesse perdido um pouco da identidade, da fantasia de ser seu lugar, de estar do jeito que vc deixou da ultima vez…
    dá um aperto mesmo!!!

    • 26 de maio de 2012 às 1:21 PM

      dá um super aperto !!!! risos

  9. Alessandra
    25 de maio de 2012 às 2:46 PM

    Muito legal a parte que vc fala que a paranóia ainda está e que com isso vc volta a se sentir em casa.

    nem todo mundo gosta de modernidade e luxo, até pq o mundo está ficando muitooo igual!! rsrs

    • 25 de maio de 2012 às 10:24 PM

      tá tudo igual !!! mto chato…

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: