Início > Tatuí-SP > Antiga Tecelagem Campos & Irmãos – Tatuí,SP

Antiga Tecelagem Campos & Irmãos – Tatuí,SP

Outra fábrica têxtil a ser construída em Tatuí no final de 1800, foi a Tecelagem Campos & Irmãos, que até agora está na cidade, caindo aos pedaços praticamente, abandonada, mesmo nomeada “patrimônio histórico da cidade”.



Essas fábricas antigas de Tatuí realmente correm o risco de não existirem mais na cidade, já que outras fábricas já foram demolidas ou se tornaram parte do comércio, loja de material de construção, uma barbaridade sem fim. Bom, não é só aqui em Tatuí que acontece esse tipo de atrocidade com a história, mas no Brasil todo, parece que nada é preservado e ninguém dá valor à história. Uma pena.




Se uma fábrica antiga dessa estivesse em alguma cidade da Europa, com certeza já iriam fazer dela um museu, como O Museu da Tecelagem, O Museu têxtil, sei lá, qualquer coisa que conte a história da época, do povo, da fábrica, dos operários…



Fotos estilo vintage…



*** Todas as fotos desse blog foram tiradas por mim ! – o uso das mesmas em outro veículo de comunicação é crime.

Anúncios
Categorias:Tatuí-SP
  1. Priscila Oliveira
    20 de junho de 2016 às 11:58 AM

    olá lu… No caso esses imoveis, que agora sao historicos… O acesso a eles como seria… Gostaria de garavar alguma imagens para um video clip… eu teria que ter autorização da prefeitura da cidade.. hoje esses imoveis se tornaram propriedade do governo como seria o acesso a eles? Obrigada! Meu nome é Priscila

    • Carlos
      20 de junho de 2016 às 7:23 PM

      Priscila, hoje esses prédios estão restaurados e funciona no local um hipermercado, uma agencia bancária e uma loja de materiais de construção, portanto facilmente acessíveis ao público. Espero ter colaborado.

      • Carlos Orlando Mendes Filho
        20 de junho de 2016 às 7:26 PM

        Vale lembrar que são prédios particulares portanto cabe aos seus proprietários autorização para Filmagens ou outro tipo de intervenção…

    • 21 de junho de 2016 às 11:43 AM

      Olá Priscila, tudo bem ? então, infelizmente não sei nada a respeito, só sei que são residencias particulares. Boa sorte !

  2. 5 de março de 2014 às 9:04 PM

    nao adianta lamentar,e sim temos que lutar para preservar o que nos resta do passado. esses patrimônios são fantásticos e absolutamente devem ser restaurado com o dinheiro do governo. se os politicos deixassem de roubar um pouco e investirem nos patrimônios. seriamos mais ricos em historia.

  3. van
    13 de maio de 2013 às 10:42 PM

    Oi Lu Russa!!!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog…. incrível!!! Fotos lindas e histórias apaixonantes…
    Sou arquiteta e no meu Trabalho de Conclusão de Curso propus o restauro e ampliação da Fábrica Campos e Irmãos. Estudei muito sobre as histórias dos Edifícios Históricos de Tatuí, sou apaixonada por essa fábrica em especial!!!
    Recentemente passei pela R. Santa Cruz e notei que estão fazendo obras na fábrica até então abandonada…. vc sabe me dizer o que estão aprontando? rs..
    Andei procurando algo na internet e não achei nada…. será que temos algum meio de descobrir?
    Beijos

    • Carlos Orlando
      14 de maio de 2013 às 12:10 AM

      Van, boa noite…. a restauração de parte do prédio da Campos Irmãos eh para abrigar uma agencia do Banco do Brasil,,,, nao sei informar se a agencia da rua 15 de novembro irá mudar para lá ou se teremos a terceira agencia do banco na cidade…

      • 14 de maio de 2013 às 12:22 AM

        Q lixo ! só Tatui mesmo .

        • van
          3 de junho de 2013 às 8:32 PM

          Gente!! Esse fim de semana eu soube que a Fábrica foi vendida pro Caetano dos materiais de construção… será q é vdd? vai virar td depósito?? Não sei o que é pior….

  4. Nana
    24 de dezembro de 2012 às 11:21 PM

    Na verdade não tem nada demais em não manter esse “patrimônio”, pois oferece muitos riscos à população, como o que aconteceu em Sorocaba.

    • Carlos Orlando Mendes Filho
      4 de junho de 2013 às 12:13 AM

      Não, van, não é o Caetano o proprietário… é outro empresário, que por questões de ética, não citarei o nome aqui, pois não sei se ele quer que isso seja divulgado… só posso afirmar que é do mesmo dono a parte que está sendo restaurada e o prédio principal da fábrica. A parte onde se encontra a loja de materiais ao que me consta continua sendo do antigo proprietário, e alugada para o Caetano.

  5. Carlos Orlando
    2 de agosto de 2012 às 2:28 AM

    Ah, parabéns pelo blog…. já tinha ouvido falar mas só hoje realmente o conheci e adorei… valeu!!!

  6. Carlos Orlando
    2 de agosto de 2012 às 2:11 AM

    OI gostei muito das fotos. Passo o link de um video feito pela Chevrolet, no finzinho da década de 80. Note que em dois momentos, onde aparece o Kadett vermelho, dá pra reconhecer nitidamente que foi gravado em Tatuí justamente defronte a esse prédio que você fotografou… Lembro ainda de quando fecharam a rua pra gravar o comercial… eu tinha uns 7 ou 8 anos…. http://www.youtube.com/watch?v=lfSNS8lU4f8

  7. Cássia Ribeiro
    3 de maio de 2012 às 12:59 AM

    As fotos lembram as indústrias Matarazzo aqui em São Paulo. Somos um povo sem apego nenhum á história. Apesar de ser linda como é hoje, considero um crime terem demolido muitos casarões da Av Paulista. Tem até um estacionamento no lugar do casarão de Ramos de Azevedo. Espalhado por Sampa tem vários outros exemplos um que me lembro é na R. da Consolação dois casarões “amarelos” um deles está sendo utilzado, o outro está totalamente caindo aos pedaços o que dá margem para invasões. Mas isso é cultural não adianta. Tem gente que nem nota que existem essas coisas por que são voltadas pra coisas de modismo.

  8. anafnegrao
    2 de maio de 2012 às 8:37 AM

    Sabe o que seria bacana? Esse prédio seria um espaço lindo para uma escola de artes, ou casa de cultura, né? Brasileiro é fogo, não sabe dar valor à sua história…

  9. 1 de maio de 2012 às 10:41 PM

    Nossa,lugares lindos este e do outro post!Aqui no sul temos lugares assim tb,com predios antigos.Em porto Alegre tem a Usina do Gazômetro,mas esta foi revitalizada e hj em dia é ponto turistico da cidade…mas acredito que pelo Brasil à fora deve existir muitos lugares assim abandonados, infelizmente!Bjs

  10. Bárbara
    1 de maio de 2012 às 1:27 PM

    pena que no Brasil eles não valorizem os casarões antigos, parabéns pelas fotos que vc tem publicado achei muuito legal

  11. laura
    1 de maio de 2012 às 12:34 PM

    Realmente, é necessário conhecer e saber respeitar a história de um lugar,atraves da preservação de seu patrimonio historico.
    uma pena, que isso as vezes não seja feito, em nosso país!

    • 1 de maio de 2012 às 12:47 PM

      por isso somos chamados de povo sem memória !!! ninguem tá nem aí pra história…

  1. 3 de junho de 2012 às 10:39 AM

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: