Início > Brasil, Dicas, Viagens > Dicas Gerais…

Dicas Gerais…

backpacker

Como viajar LEVE e BARATO 🙂

Acho super importante viajar leve e barato. Estou falando de viajantes como eu !!! não turistas que ficam em hotéis e compram pacotes de viagem, ok ? assim não vale 🙂 Falo de verdadeiros viajantes pelo mundo e pelo Brasil, os que são chamados de mochileiros. O que eu vou falar aqui serve para mochileiros do mundo a fora e também dentro do Brasil.

Primeiro , planeje como você vai pagar sua passagem de avião. Uma dica que dou, é comprar a passagem bem antes da data que você vai viajar, assim, se você precisar fazer o preço da passagem em várias parcelas, você pagará tudo antes de viajar, e não depois – pois depois vc já vai ter que levar dinheiro na viagem. Então recomendo reservar sua passagem bem antes mesmo. E muitas vezes, sai mais barato do que você comprar muito em cima da hora.Não se importe em quantas conexões você vai fazer sua viagem !!! leve isso como uma aventura em diferentes aeroportos pelo mundo !!! não ligue para o lance do desconforto ou atraso de vôos , vc tem mais é que curtir !!! essas horas que o vôo está atrasado, eu fico planejando todos os lugares que eu vou visitar no país. É um passatempo que eu adoro. 🙂 – não aja como tivesse 90 anos , querendo descansar a todo momento, por favor – a vida é mto curta !

Na sua bolsa de mão ( ou mochilinha de mão ), sempre leve uma caderneta, sabe aqueles caderninhos bem pequenos ??? eu anoto tudo ali, telefones de albergues, endereços, pontos turísticos a serem visitados e também alguns pensamentos sobre os lugares que visito, comentários, opiniões pessoais. Deixo tbém páginas para marcar tudo que estou comprando e gastando nos lugares que vou. É uma maneira de controlar os cartões de créditos e o dinheiro que estou levando comigo. Dentro dessa bolsa de mão está tbém meu passaporte com dinheiro e cartões de crédito, câmera fotográfica e um pequeno necessaire com alguns itens de higiene, para fazer uma higienização rápida entre conexões ou esperas por trens…Quando estou em terra já, fazendo meus passeios, eu uso aquelas pochetizinhas bem fininhas de pano que colocamos dentro de nossa roupa para guardar o dinheiro. Fica bem grudado embaixo do casaco,ninguém vê.

Também na bolsa de mão, não se esqueçam que vocês não podem entrar no avião com algo líquido ou pastoso. Se você passar no raio x , eles tiram da sua bolsa na hora. Nessa de esquecer, eles já me tiraram sabonete líquido, pasta de dente….

Nem pensem em levar toalha de banho ou secador de cabelos , e muito menos chapinha !!!! são ítens desnecessários que só farão volume na sua bagagem – no meu caso – mochilão. Em todos os albergues que eu fiquei, as toalhas eram incluídas no preço ou você poderia alugá-las por 1 Euro ( isso na Europa ). Isso tbém vale para o secador e as chapinhas, que eu tbém alugo nos albergues que fico pela Europa. Na maioria dos casos, esse dinheiro de aluguel de tolhas e secadores são devolvidos quando você os entrega de volta !! então gente, nada de levar toda essa parafernária dentro de sua mochila , jamaissss !!!

Agora , uma coisa que vocês TEM QUE LEVAR é o próprio cadeado. No meu caso, eu levo 2 cadeados !!!! os cadeados dos armários dos albergues são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito fracos, isso quando tem. A maioria dos albergues vendem cadeados , então compensa levar o seu de casa.

Outra coisa INDISPENSÁVEL, é um adaptador de tomadas. Lembre-se que cada país que a gente vai, as tomadas são diferentes, é um saco isso ! então, para não ficar na mão ou ficar na correria de procurar adaptador e perder um tempão, leve um daqui do Brasil, sabe aqueles que tem vários formatos em um só ? é esse mesmo, assim serve para as tomadas do mundo todo.

Cabo USB da câmera e um pendrive – ESSENCIAISSSS ! Gente, eu sou apaixonada por fotos , e nunca me esqueço do cabo da câmera para poder descarregá-las e salvá-las em um pendrive…Primeiro, por causa da segurança, segundo, se não couber todas nos cartões de memória, vc tem o pendrive.

Shampoo , condicionador , sabonete e todos esses ítens que geralmente fazem o MAIOR VOLUME, eu levo em pouca quantidade e tudo muito prático. O Shampoo eu levo daqueles 2 em 1 , aí economizo nos frascos. O sabonete eu levo líquido num frasquinho bem menor, e assim vai. Perfume eu também coloco num vaporizador menor, não levo o vidro inteiro do meu perfume favorito não !! Ahhh, e nada de falar que compra todos esses ítens no lugar que vai viajar, pois eles vão custar muito mais caro, eu Euros, você poderia estar gastando esse dinheiro com outras coisas. Então leve do Brasil mesmo.

Quando estou mochilando, cada cidade ou país que páro, eu vou ao supermercado local, daqueles bem grandes tipo Carrefour ( que na verdade tem pela Europa toda ). No supermercado eu compro uma garrafa d’água 2 litros para levar na minha mochila comigo durante a viagem e a visita a pontos turisticos, e também compro maçãs, barras de cereais, coisas que posso comer a qualquer lugar, em qualquer clima. Obviamente toda cidade e país que visito, eu faço questão de comer num restaurante TOTALMENTE TÍPICO, mas é somente um dia. O resto da viagem, eu como na rua mesmo ! assim não perco tempo e nem gasto todo meu dinheiro. Comida de rua tbém é típica em diferentes países e podem ser deliciosas !!!! E sempre andando c/ a garrafa de agua e minhas frutas dentro da minha mochilinha.

Quando mochilo, minha mochila principal é aquelas mochilas de hidratação de 50 litros, pra mim é o suficiente e cabe tudo nela, todas minhas roupas e muito mais. E tbém eu levo uma mochilinha pequena, para sempre levar comigo quando eu estiver passeando nos lugares que visito, enquanto a outra mochila fica nos albergues, nos seus devidos cadeados. Todo albergue tem armários enormes para você colocar seus ítens de viagem, suas malas, mochilas, então não se preocupe quanto a isso. O legal é vc levar daqui o seu próprio cadeado com sua própria chave. Eu sempre ando com 2 cadeados diferentes !!! Geralmente, se vc não tiver cadeados, os albergues oferecem para vc alugar.É isso. Vamos preparar a próxima viagem ??? 🙂


Anúncios
Categorias:Brasil, Dicas, Viagens
  1. Alessandra
    22 de abril de 2012 às 2:22 PM

    Alessandra

    Adorei as dicas!!!

  2. Cristina
    20 de abril de 2012 às 1:36 PM

    Adorei as super dicas sua. Adoro viajar, sempre que posso viajo pela Azul que além de ter uma preço ótimo, o atendimento é espetacular, eu recomendo!
    Beijos Cris ;*

    • 28 de abril de 2012 às 3:34 PM

      oi !! nunca viajei pela Azul,mas tbém já ouvi falar bem…bjoss !!!

  3. Kah
    16 de abril de 2012 às 11:44 AM

    Nossa, amei as dicas. Especialmente a primeira, hahaha, a vida de fato eh mto curta! Tem q aproveitar todo momento possivel. Hummm, e a parte de comida tambem eh otima neh, hahaha, provar as delicias desses lugares pelo mundo afora eh bom demais! Mas tem q se controlar pra nao voltar da viagem uma bolinha, por isso a ideia das maçãs e barras de cereais eh otima, kkkk! otima semana Lu! Bjo

  4. 4 de fevereiro de 2012 às 3:09 PM

    Não sou mochileira, mas você deu dicas aí que servem para qualquer turista. Aliás, muito bem escrito seu post. Parabéns!

    • 16 de abril de 2012 às 5:19 PM

      Não só mochileiros viajam sem pacotes … rsss Tb curti as dicas ! Bjs

      • 28 de abril de 2012 às 3:35 PM

        pacote é shit ! mas as vezes somos obrigados !!!

  5. 30 de novembro de 2011 às 1:24 PM

    LU, DEIXA EU CONFESSAR UMA COISA PRA VC… EU TENHO UM POUCO DE MEDO DE ALBERGUE… NÃO SEI PQ… PARECE Q A GENTE FICA MEIO “À MERCE” HEHEHE… MAS SEMPRE VEJO QUE VC FICA SÓ EM ALBERGUES, EM TODOS OS PAISES QUE VC VISITA… ENTÃO, NÃO HÁ O QUE TEMER MESMO NESSE NEGÓCIOS DE VIAJAR SEM COMPRAR PACOTE???

    ALÉM DISSO, AS PESSOAS ME DIZEM QUE A GENTE ACABA GASTANDO MAIS PRA VIAJAR ASSIM, PQ CUSTA MUITO CARO OS PASSEIOS… QQ VC ACHA? GASTA MENOS MESMO???

    COM CERTEZA PARECE MUITO MAIS INTERESSANTE!!! ;O)

    • 28 de abril de 2012 às 3:36 PM

      Fefa, eu acho q gasta menos sim, claro. Mas também a vida de mochileiro é um estilo de viagem, mtos fazem não somente pelo preço, e sim pela viagem e pra conhecer pessoas do mundo todo..eu adoro !!!!

  6. 31 de outubro de 2011 às 5:10 PM

    O básico de qualquer mochileiro! Eu também SEMPRE tenho mascara de dormir e tampão de orelha (vai que seu vizinho ronca…).

    • 28 de abril de 2012 às 3:37 PM

      tampão de orelha é SUPER ESSENCIAL !! rsrsrs

  7. 21 de fevereiro de 2010 às 11:37 PM

    Mais uma vez vc faz de seus posts um grande manual de dicas para nós mochileiros. Valeu mesmo pelo carinho!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: