Croacia, Tour2012

A surpreendente Zagreb

Que o litoral da Croácia é lindo e paradisíaco, todos sabem. Dubróvnik e Split estão as rotas turísticas mais procuradas do mundo, com seus castelos nos mais lindos penhascos a beira do mar são verdadeiros cartões postais do país. Mas dessa vez não deu para conhecer o litoral, e me contentei em passar somente pela capital, na minha viagem de volta de trem para a Alemanha. A capital se chama Zagreb. Relembrando um pouco essa viagem longa de Sarajevo a Zagreb, onde parecia mais um trem da morte qualquer, com inúmeros bêbados em todos os vagões ( isso é Leste Europeu..), me agarrei a uma senhora muito simpática, com quem eu poderia falar russo, e ela falando uma língua eslava que eu não sabia diferenciar qual, e nós nos entendíamos perfeitamente.Adoro viajar pelo Leste Europeu, por que qualquer língua que o país falar, eu entendo um pouco, e de contrapartida, sou muito bem entendida com meu russo. Bom, como essa senhora logo percebeu que eu era mais uma estrangeira perdida por aquelas bandas, a mesma me adotou pra valer, me dando seu endereço residencial na Bósnia, e me convidando para ficar em sua casa em uma próxima viagem. ( estou dentro ! ). Depois de ser revistada mil vezes na fronteira com a Croácia,por vários policiais, e responder inúmeras perguntas do tipo “ você tem namorado na Croácia ?” e “ o que você está fazendo aqui ?” , consegui entrar no país. Zagreb, finalmente. Parece que eles não acreditam que uma pessoa saia do Brasil para o Leste Europeu. Os russos também sempre suspeitaram disso, sempre me faziam a mesma pergunta “mas por que aqui?” , do tipo , “você é louca ? deveria estar em Paris…” ( atenção : eu sempre cito Paris, por que acredito que seja o lugar mais pop e “passado” do mundo ). Depois de uma viagem muito conturbada, durante a noite inteira, eu cheguei em Zagreb pensando que fosse encontrar uma cidade cinza, com pessoas frias e mal humoradas. Engano total.Encontrei uma Zagreb muito colorida, charmosa, Européia,feliz, religiosa ,com pessoas muito amigáveis, dispostas a te ajudar no que for preciso. Um domingo ensolarado !!! Finalmente pude tirar meu casaco em plena rua, fazia tempo que isso não acontecia, afinal, estava vindo da Rússia, Bósnia…Passei um domingo em Zagreb com gostinho de quero mais. Muitas pessoas pesseando pelas ruas, sentadas nos vários cafés da cidade, flores por todos os lugares, crianças brincando nas praças, muitos casais passeando com seus cães, gente almoçando nos jardins da cidade, picnics, simplesmente como um domingo deve ser.E mais, me senti protegida, em uma cidade visivelmente cristã, com muitas igrejas belíssimas e imagens de santos, da Virgem Maria, por toda a cidade antiga de Zagreb. Como disse, essa viagem ficou com gostinho de quero mais. Quem sabe uma próxima vez, eu conheça o litoral do país , e acabo visitando uns amigos que fiz durante essa minha jornada.

5 comentários em “A surpreendente Zagreb”

  1. Passei por Zagreb e estou agora em Zadar. Estou amando a Croácia e já estou com gostinho de quero mais! As cidades são lindas e as pessoas maravilhosas!

  2. Oi, sou croata de São Paulo e vou com certa frequencia pra Zagreb…
    Realmente é um dos lugares da Europa que restaram ainda um pouco religioso…infelizmente o povo croata esfriou muito em sua fé perto do que já foi.

    Que bom que gostou da cidade! O litoral é maravilhoso e a Slavonija região leste da Croácia também vale à pena mas precisa ir lá depois que você ja viu de tudo.

    Na proxima vez, de Zagreb para o litoral pare nas Plitvicke Jezere…para obrigatoria…jogue no Google Images pra voce ver..

    Um abraço

  3. Quando voltar para Croácia, não deixe de conhecer uma cidade chamada Makarska… fica entre meio Dubronik e Split! É simplesmente fantástico… passei inesquecíveis 4 dias nessa cidade em 2010, onde também conheci Zagreb…

  4. realmente tem muito coisa pra ver pelo mundo mesmo. vc acha que uma pessoa que tem um inglês “marron” consegue se virar nesses países?

    Eu andei vendo uns blogs de pessoas que foram para o litoral da Croacia e realmente é lindo. Mas acho que a primeira vez que ouvi e vi foi no meu querido Amazing race, com direito a tiroleza naquele mar azul!!

    Lu, qdo vc faz reservas é direto com os albergues ou por sites como o hosteworld?!

Adoro comentários ! respondo todos :)

