Início > Alemanha, Tour2012 > O campo de concentração DACHAU

O campo de concentração DACHAU

Ok, se vc está na Alemanha, perto de um ex campo de concentração, visite – o ! é uma história do mundo que não pode ser ignorada, nunca ! Munich fica pertinho do campo de concentração Dachau. Na ida foram 20 minutinhos de trem, e na volta pegamos outro trem que foram somente 10 minutos. Então, muito perto — não poderia deixar de visitar.

Esse lugar em Dachau, anteriormente na Primeira Guerra Mundial, era apenas uma fábrica de munição da Alemanha. Mas em 1933, foi aberto como o Primeiro Campo de Concentração de toda a Alemanha, inicialmente somente pra presos políticos, os anti nazistas da Alemanha. Mas isso foi somente o início. Por isso esse campo de concentração Dachau é importante, foi o primeiro a ser chamado de Campo de Concentração de todo o país. Como foi o primeiro campo de concentração, as atrocidades acontecidas aqui, era modelo para os outros campos, como na Polônia, em Auschwitz, por exemplo — tudo era copiado de Dachau .





Pouco depois, ao longo dos anos, já eram trazidos aqui ciganos, comunistas, espiões, homossexuais, líderes religiosos, criminosos comuns, todo tipo de inimigo do estado, e é claro, os judeus. Inicialmente Dachau era conhecido como o campo de concentração dos mais famosos líderes políticos da oposição e também grandes líderes de outros países . Durante os 12 anos de existência do campo de concentração em Dachau, foram registrados mais de 206.000 prisioneiros e mais de 32.000 mortes — números oficiais, sem contar os não oficiais. Os judeus eram mantidos separadamente dos outros presos políticos, e eram tratados muito pior que os outros. Alguns dizem que o campo de concentração Dachau era o mais “humano” de todos, mas aí que as pessoas se enganam….o campo de concentração Dachau só era menos cruel com os líderes políticos, para os judeus, esse campo era conhecido como o mais atroz de todos — e também o campo onde faziam mais experimentos médicos de todos os outros.  Como mostro nas fotos abaixo, o campo de concentração de Dachau também teve câmara de gás , crematório para os corpos, etc… ( os prédios onde era a câmara de gás e o prédio onde acontecia o crematório , está tudo em Dachau, intactos ). Veja as fotos abaixo :



Essa palavra na parede “Brausebad” , significa tipo quarto de banho, é uma palavra antiga alemã — os judeus pensavam que iriam tomar banho aí dentro, onde tiravam todas as suas roupas.







Com a invasão dos soldados da União Soviética em Auschwitz, na Polônia, vários trens de judeus do campo de concentração da Polônia foram trazidos para Dachau, muitos em estado de morte já, e muitos morrendo ao chegar em Dachau. Muitos vagões desses trens tinham só corpos que não aguentaram a viagem e as condições. Isso foi relatado pelos soldados americanos que já estavam em Dachau, libertando os presos daqui.  Eles o chamaram de : “trem da morte” .Isso foi em Março de 1945. Muitos morreram ou estavam prestes à morte quando os americanos libertaram o campo de concentração em Dachau. Muitos doentes por causa dos experimentos médicos. A libertação foi um tremendo caos. E mais, muitos  morriam de tanto comer. Horrível.



Aqui abaixo mostra um dos tipos de punições usadas no campo de concentração de Dachau :



Claro, agora muitos prédios do complexo do campo de concentração é tudo museu, fotos, vídeos, objetos da época, aberto a todos, sem custo nenhum.






Estava um dia muito gelado !!! muito frio mesmo….era congelante fora dos prédios do campo de concentração, mas também dentro desses prédios que era só concreto puro, então era muito frio lá dentro, fazendo com que a sensação fosse ainda pior — já que não é nada prazeroso estar num antigo de campo de concentração,com tantos fatos e imagens horríveis.

Algumas fotos tiradas em Dachau, na época :











As fotos mais pertubadoras do museu são as fotos dos experimentos médicos que aconteciam lá dentro…os prisioneiros eram, sob tortura médica, injetados de febre tifóide, malária, tudo quanto é tipo de doença….e a maioria morria ou ficava desabilitado para sempre.

E após a chegada dos americanos, a libertação :

É isso.

PS> o responsável pelo campo de concentração de Dachau era o comandante Himmler. Quem quiser procurar por ele no google, verá uma biografia muito interessante e curiosa, muito pela crueldade.

Categorias:Alemanha, Tour2012
  1. Edson Ramos
    25 de julho de 2014 às 9:50 PM

    É muito triste saber que tantas pessoas perderam suas vidas,
    por causas de pessoas insanas e dementes, foi a pior covardia
    praticada. Lamento muito todo este sofrimento deste povo.
    Fico extremamente consternado com toda essa maldade que
    praticaram contra essas pessoas.

    Att:

    Edson Ramos

  2. 6 de fevereiro de 2012 às 9:46 AM

    Olá Lú tudo bem???

    Nós já conhecemos a cruel história dos campos de concentração, mas é sempre tão chocante ler sobre isso… Imagino, então, como é estar nesse local…

    Adorei o post.

    Beijinhos.

    • 6 de fevereiro de 2012 às 9:22 PM

      sim,Deby…a gente tá cansado de saber, mas ´sempre chocante ler e ver fotos…

  3. Cássia Ribeiro
    5 de fevereiro de 2012 às 10:09 PM

    Olhando as fotos apenas analisando a paisagem (para quem não sabe do acontecido), nem se imagina que um lugar tão bonito foi palco de sentimentos tão bestiais que tinham Hitler e sua corja de psicopatas. Que pena que não viveram para pagarem ao menos 1/10 do que fizeram.

    • 5 de fevereiro de 2012 às 10:41 PM

      estava muito frio esse dia !!! ficar dentro dos prédios foi congelante, e fora deles – muito vento !

  4. Alessandra
    5 de fevereiro de 2012 às 9:20 PM

    Esta foi sua primeira visita a um campo de concentração?

    pelos relatos de pessoas que já visitaram um, o ambiente é muito carregado e triste. Acho que não tem como ser diferente.

    Pode parecer mórbido, mas tenho planos de conhecer um campo de concentração, tem cpoisas nessas vida que temos que ver com os proprios olhos, afinal é historia.

    Bjuxxx

    • 5 de fevereiro de 2012 às 10:39 PM

      eu estive na Polonia também — em 99 — precisaria escanear as fotos de Cracóvia para colocar no blog, mas preguiça…

      não achei o ambiente “carregado”…sei lá, não é alegre pelas coisas q sabemos, as fotos, etc…

      bjoss !

  5. 5 de fevereiro de 2012 às 2:28 PM

    Quantas atrocidades cometidas por um insano!
    Lamentável como o ser humano pode fazer tanto mal a outro ser humano.

    Apesar das fotos terem ficado lindas, imagino a energia pesada que deve correr neste lugar, deve ser sufocante ficar muito tempo ali!

    Beijos e uma ótima semana

    Audeni

    • 5 de fevereiro de 2012 às 10:40 PM

      Audeni, o problema é q ñ foi 1 insano somente ! e sim , muitos….:(

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: