Início > Eslovenia, Tour2012 > Caminhando por Ljubljana – Eslovenia

Caminhando por Ljubljana – Eslovenia

Eslovenia sempre me lembra a Maya…uma menina que conheci há 10 anos atrás na Rússia, em St Petersburgo. As vezes ela ficava lá no apartamento onde eu morava, por que tinha época que ela não tinha onde morar..sabe esses estudantes perdidos em países estranhos né… Só não me encontrei com ela aqui, por que ela não está em seu país, claro.

Essa igreja rosa é a igreja franciscana de Ljubljana, fica bem no centrinho da cidade, e em frente dela está a Ponte Tripla, que é o ícone aqui da cidade, muito linda, são três pontes juntas.





Então, a Eslovenia, tal como Bósnia , Croácia, Sérvia, Macedonia e Montenegro , depois da Segunda Guerra Mundial, formaram a República da Yugoslávia . Só em 1990, a Eslovenia decidiu separar da Yugoslávia, e em 1991 já foi reconhecida como país independente, aderindo à União Europeia em 2004 – então a moeda aqui é euro.






Sabe, a maioria da população ( mais de 80% ), se declarou eslovena no último censo realizado, e 94% se declarou cristã ! Olha que interessante, a seguir, no censo, aparecem habitantes que se declaram da Republica Yugoslávia – ou seja, de um país que nem existe mais. ! que louco né ? Também há sérvio por aqui, croatas e bósnios…pois antes, era tudo a mesma república, alguns permaneceram nos lugares, outros, voltaram para a sua nacionalidade. ( a mesma coisa aconteceu com a União Soviética e os países que pertenceram à ela  )



A Eslovenia sempre foi um país diferente dos outros que pertenciam à Yugoslávia…realmente, até hoje em dia, a diferença é gritante ! Eslovenia é super moderna, limpa, bem educada e um tanto rica. A Croácia também saiu da Yugoslávia bem…mas os outros países como Bósnia, Montenegro, Macedonia e Sérvia…afff…esses lutam mesmo…






Aqui também eu entendo muita coisa por causa do russo. Dá pra entender, e dá pra usar o russo aqui, mas vamos ser mais práticos e falar logo o bom e velho inglês né ? 🙂




Anúncios
Categorias:Eslovenia, Tour2012
  1. Sérgio
    24 de janeiro de 2012 às 12:17 PM

    Agora sim Ljubljana hehe…

    • 24 de janeiro de 2012 às 12:26 PM

      vá se acostumando..eu falo 5 linguas e muitas vezes eu confundo tudo – quem me conhece, sabe….obrigada por visitar o blog !

  2. Alê
    24 de janeiro de 2012 às 8:00 AM

    As fotos estão lindas, Lu!
    To achando super interessante a sua viagem.

  3. Sérgio
    23 de janeiro de 2012 às 10:41 PM

    Luciana,o nome correto da cidade em portugues é Liubliana e em esloveno é Ljubljana não Ljubjana.

  4. 23 de janeiro de 2012 às 6:12 PM

    Uau, que fotos!!!

    bjs.

    Audeni

  5. Fernanda
    23 de janeiro de 2012 às 5:57 PM

    Gente, que lugar mágico! Saí de férias junto com vc… rsrs

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: