Início > Bosnia, Tour2012 > O Cerco de Sarajevo – um pouco do lugar onde estou..

O Cerco de Sarajevo – um pouco do lugar onde estou..

 
O cerco de Sarajevo, foi o mais longo cerco da história da guerra moderna, realizado pelas forças sérvias da autoproclamada República Srpska e do Exército Popular Iugoslavo, que durou de 5 de abril de 1992 a 29 de Fevereiro de 1996 durante a Guerra da Bósnia entre as mal equipadas forças de defesa da Bósnia e Herzegovina, e o Exército Popular Iugoslavo e o Exército da República Srpska, situados nas colinas que rodeiam a cidade.

Após a Bósnia e Herzegovina fazer sua declaração de independência da República Socialista Federativa da Iugoslávia, os sérvios, cujo objetivo estratégico era criar um novo Estado sérvio da República Srpska, que incluiria parte do território da Bósnia e Herzegovina, cercando Sarajevo com uma força de cerco de 18.000  estacionados nas colinas circundantes, que assaltaram a cidade com as armas que incluíam artilharia, morteiros, tanques, canhões antiaéreos, metralhadoras pesadas, lançadores múltiplos de foguete, foguetes lançados de aeronaves, e rifles sniper.  De 2 de maio de 1992, os sérvios bloquearam a cidade. As forças de defesa do governo bósnio estavam mal equipados e incapazes de romper o cerco.

Estima-se que mais de 12.000 pessoas foram mortas e 50.000 feridas durante o cerco, 85% das vítimas eram civis. Por causa dessas mortes e da migração forçada, em 1995, a população da cidade caiu para 334.663 pessoas (64% da população antes da guerra). 

Em janeiro de 2003, a Câmara de Julgamento do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia condenou o primeiro comandante do Corpo de Sarajevo Romanija, Stanislav Galić pelas campanhas de terror com bombardeios e franco-atiradores contra Sarajevo, incluindo o massacre do mercado Markale. O General Galić foi condenado à prisão perpétua por crimes contra a humanidade durante o cerco. Em 2007, o general sérvio Dragomir Milosevic, que havia substituído Galić no cargo de comandante do Corpo de Sarajevo Romanija, foi considerado culpado dos mesmos crimes e condenado a 33 anos de prisão. A Câmara de Primeira Instância concluiu que o mercado Markale foi atingido em 28 de Agosto de 1995 por um morteiro de 120 mm disparados a partir de posições do Corpo de Sarajevo Romanija.

PS. aqui na Bosnia também foi onde foi declarado a Primeira Guerra Mundial, com o assasssinato de Franz Ferdinand em uma ponte que agora é monumento histórico de Sarajevo. Vou até lá hoje.

PS². Também quero ir ao Marcado Markale , lugar que foi atingido na guerra da Bósnia e ficou mundialmente conhecido como o Massacre do Markale.

Anúncios
Categorias:Bosnia, Tour2012
  1. Ana Lúcia
    20 de janeiro de 2012 às 12:32 PM

    Amandooooo tudo: os relatos, as fotos…
    Certamente, qdo assistir In the Land of Blood and Honey da Jolie lembrarei desse post!!!
    Vc deveria mesmo ser jornalista, garotinha ruiva!!!
    Bjs!!!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: