Bosnia, Tour2012

Cheguei. Sarajevo – Bosnia e Herzegovina

Nada como um trem pinga pinga no meio dos Balcãs…11 horas de viagem…e toda hora que eu pegava no sono, entrava um policial diferente para ver meu passaporte e abrir minha mala. O trem noturno deve ser um saco, não dá pra dormir mesmo…eles te acordam o tempo todo nas paradas, nas fronteiras… pelo menos no diurno eu vejo alguma paisagem.

Fiquei feliz quando vi a bandeira da Croácia pela janela do trem…já sabia que estava cruzando o país.

Era tanta polícia, que eu nem sabia de que país eles eram, se eu já tinha saído da Hungria, se já estava na Croácia e depois se eu tinha mesmo entrado na Bósnia.


A fronteira da Bósnia foi meio…hum…vamos dizer, intimidadora. Primeiro ele perguntou se eu era jornalista indo trabalhar na Bósnia…( sei lá pq essa pergunta, acho q pq ele viu eu mexendo no meu laptop…) . Depois o policial insistiu na pergunta se eu tenho namorado ou marido morando na Bósnia… e não via muito propósito de estar apenas visitando….( hellllloooooo ¿¿¿¿¿ ). Aí ele carimbou meu passaporte e deu um sorrisinho dizendo : Welcome to Bosnia. ( pena q era um tiozinho sukita….).

Agora o melhor : pense num trem estilo União Soviética misturado tudo junto com a antiga Iugoslávia.

Pense… melhor ver né ? olha aí :

Enfim, estou em Sarajevo. Sã e salva. E já estou amando —- o hostel mais lindo e mais aconchegante que vi em toda minha vida…acabei de chegar, 1 hora atrás…já é bem noite aqui, mas já me surpreendi, que lugar !!!!!

Mas não só o hostel…não sei…em 1 hora que estou aqui em Sarajevo, já estou amando o lugar. Sarajevo – sempre amei!!! ( minha mãe que sabe…)

CLIQUE AQUI para entrar no site do hostel onde estou.

PS. o povo é diferente – não sei explicar. Amanhã passarei o dia inteiro aqui e terei mais fatos…Amanhã novidades sobre Sarajevo…!!!

PS². esse meu tour tá saindo mais perfeito do que eu mesmo imaginava. Obrigada meu Deus.

4 comentários em “Cheguei. Sarajevo – Bosnia e Herzegovina”

  1. Estive na Bosnia esse mês. Um País interessante com paisagens lindissimas., lagos , rios com águas cristalinas, montanhas que abraçam rios e cachoeiras , o mar é verde degradé, realmente muito exuberante. Visitei um Santuário religioso Mariano que se chama MEDJUGORJE,.Um lugar de paz, com pessoas de muita fé. Passei dias maravilhosos lá. Somente estranhei as pessoas na Croácia e Bósnia. A imigraçao entre Croácia e Bósnia é paúpérrima, depois de subidas ingremes das montanhas de onibus, deparo com aqueles soldados feitos Nazistas Alemães sempre de cara emburrada, confesso que me assustou um pouco. Pessoas sem o mínimo de respeito , muito mal humoradas e pouco educadas, tanto que parecem que odeiam turistas. Fui muitas vezes rejeitado em informações. Um conselho, curte a paisagem mais JAMAIS o povo, só vi pessoas sorrindo em Medjugorje e olha lá!!. Disseram-me que sao assim depois da guerra , posso ate entender, mas turistas nao tem culpa né? São pouco atenciosos, muito contrário do que me disseram antes da viagem. Mas vale a pena pelas paisagens e de preferência, vá acompanhado com um amigo ou parente, vc.vai se sentir melhor, lhe garanto !

  2. Oioi como vai? Tenho uma dúvida. Há linhas de trens da Bosnia para Ucrânia? Farei uma viagem em abril do ano que vem para esses dois países e gostaria de fazê-la de trem. Muito obrigado, Fillipe

Adoro comentários ! respondo todos :)