Início > Rússia, Rússia2012, Tour2012 > Mala pronta…bye bye Russia !!!

Mala pronta…bye bye Russia !!!

Reflexões ao sair daqui…a volta depois de 5 anos :

Para quem não sabe, eu morei aqui na Rússia, onde estudei, trabalhei, por um bom tempo. Primeira vez que cheguei aqui foi há 11 anos atrás. Mas já fazia 5 anos que não voltava, até agora.

– Não moraria aqui novamente

– Não tive muita paciência com os dias de terrível nevasca

– Não tive paciência com os berros das pessoas no geral. O povo russo fala muito alto, especialmente as mulheres, voz estridente, aguda, e volume alto — irrita.

– A inflação foi demais pra mim. Os preços aumentaram e muito.

– A mentalidade das pessoas não mudou nada. São os mesmos russos de sempre.risos

– Meus amigos estão mais ricos. Fato. A classe média está mais rica.

– Está melhor para comprar frutas, tem muito mais hoje em dia.

– Pirataria não é mais aquela festa de antigamente aqui. Não se encontra mais.

– Os homens continuam não dando lugares para sentar no metrô para mulheres, grávidas e senhoras.

– As pessoas estão ostentando muito mais. Todos aqui querem ter carrão..andam nas ruas com seus Ipads, etc..

– Os atendentes dos lugares turísticos e restaurantes em lugares turísticos continuam não entendendo nada em Inglês. Só a língua russa mesmo.

– Muito mais produtos importados nas geladeiras dos supermercado, como a SADIA, por exemplo. Coisa que jamais tinha há 10 anos atrás.

– 99% das músicas da minha ex – rádio favorita de St Petersburgo são todas de bandas americanas /inglesas…cadê as bandas russas que eu amava ouvir ????

– A “fachada” da cidade está mais Europeia. Mas é só fachada..

– Me surpreendi ao ver tantos shoppings e hipermercados gigantescos…tudo isso foi construído em 5 anos !!!???

– É o único país que AINDA toca Offspring na rádio o dia inteiro…( putz..Offspring…!!!???? )

– as antigas do Red Hot Chilli Peppers também não param de tocar…hello anos 90 ???

– Sumiram as lojas ADIDAS da cidade…tinha um monte, era a maior febre !

– Sumiram os Pizza Hut da cidade…( tinha vários…)

– vi negros na cidade. Jamais teria visto pessoas africanas há 10, ou 6 anos atrás.

– os barracos continuam…ao bom e velho estilo soviético. Presenciei 2 aqui, os dois em um transporte público.

– as russas continuam com seus dramas a todo minuto e a cada detalhe da vida. Drama, drama, drama, drama por uma banana!

– não vi tantos bêbados na rua dessa vez..

– pensei q não fosse lembrar…mas me lembrei de tudo, das ruas, do mapa do metrô, qual metrô pegar, qual rua ir, fiquei em casa aqui…

– St Petersburgo continua linda linda linda !!! do jeito que eu deixei há 5 anos atrás…:)

PS. vcs sabem, quando estou em viagem, não respondo e-mails. Aliás, todas as respostas estão aqui no blog, é só pesquisarem por temas, ou no campo pesquisa. Fácil, fácil

PS¹. sigam meu blog e  assinem meu feed e recebam as atualizações do blog por e-mail, é só assinar aqui na barra lateral >>>>>

PS³. Vejam todos meus posts sobre minha volta à Russia, CLIQUE AQUI !!!

  1. 15 de junho de 2017 às 3:23 PM

    Olá,
    todas as visões que tu tens em relação à Russia são as mesmas que tenho, e um ponto principal é este: Não voltaria a morar aqui tbm. To voltando pro Brasil em agosto e não vejo a hoooora!!!! Voltarei apenas de férias, conheci muitos lugares legais, e não me arrependo, mas eu quero mesmo é meu Brasilzãããoooo 🙂
    Comecei meu blog a pouco, dá uma visitinha tbm, quem sabe possamos trocar algumas idéias ou até mesmo informações, pois vejo que tu tens de sobra.
    Um abraço!

  2. Mari Cunha
    3 de fevereiro de 2015 às 9:10 PM

    Homem nenhum tem obrigação de dar lugar para a mulher só pq é mulher. Idosas e grávidas sim, pois tem um motivo, estar velha e/ou carregando um bebê.

  3. Viktoria
    13 de abril de 2013 às 9:19 PM

    Oi! Sou russa, moro no Brasil. Foi interessante ler sua opiniao. Me desculpe…mas os homens russos da lugares para sentar para mulheres, grávidas e senhoras. Ao contrario, aqui, no Brasil, ninguem não dar lugares para sentar se esses lugares nao amarelos (para idosos, gravidas etc..). Os jovens sentam e olham nos janelos quando os idosos vao de pe…

  4. Kevin
    4 de maio de 2012 às 12:21 PM

    Olá, gostaria de perguntar como vc foi para lá estudar e trabalhar? Que tipo de acordo foi feito? Desde já obrigado.

  5. Alê
    27 de março de 2012 às 10:19 AM

    Oi, Lu! Você sabe se é obrigatorio alguma vacina p entrar na Russia?
    Obrigada

    • 27 de março de 2012 às 12:16 PM

      Olha, eu sempre levo meu atestado internacional da vacina de febre amarela, pq muitos países requerem…

      • Alê
        27 de março de 2012 às 2:22 PM

        E já te pediram em algum país?

  6. 22 de fevereiro de 2012 às 6:01 PM

    Olha eu aqui com mais perguntas, espero que vc possa responder!
    Nos guias de turismo que tenho lido (Lonely Planet, dentre outros), todos falam que a água de St Petersbourg não é potável e que muito frequente encontra-se uma bactéria… E que não devemos beber água da torneira de jeito nenhum.
    Também dizem que o sistema de correios é bem precário, usam o exemplo que se néao enviarmos um cartão de Natal com meses de antecedência ele vai chegar para o natal seguinte! E que as encomendas enviadas pelo correio normal nunca chegam, e que a única forma de se assegurar que um documento importante ou encomenda vai chegar é pagar serviços privados que custam carissimos (mesmo convertendo em euros o preço é exorbitante).
    Queria saber se vc acha que é verdade ou eles exageram nos guias?
    Pois aqui na Europa sabemos que podemos beber água da torneira sem problemas e que o correio é eficaz… E eu geralmente envio alguma coisa pelo correio.

    • 22 de fevereiro de 2012 às 9:10 PM

      Milena, eu jamais teria coragem de beber água em outro país, sendo Europa , ou USA,Brasil eu só bebo água mineral — então pra mim não muda nada.

      Os correios sempre funcionaram pra mim, minha mãe me mandava cada coisa qdo eu morava na Rússia !!! rsrsrsrsrsrs …só vendo mesmo !! rs

      • 23 de fevereiro de 2012 às 5:50 PM

        Muito obrigada!!!
        Eh que aqui na França a gente se acostuma mal pois a água é potável, e sempre nos dizem que podemos beber tranquilamente, assim como em outros países como a Alemanha, então eu por exemplo nunca mais bebo mineral 🙂 E no Brasil onde eu morava tinha uma fonte de água natural de excelente qualidade, então eu tb não bebia mineral!!!

  7. Helana
    25 de janeiro de 2012 às 3:08 PM

    Lú, comecei a ler seu blog justamente na época em que você voltou à Russia.
    Fiquei encantada com tudo o que aprende sobre a cidade de St. Petersburgo, me deu imensa vontade de conhecer. Quem sabe um dia!
    Parabéns pelo relato do seu dia a dia sobre a cidade, você faz a gente se envolver.

  8. 16 de janeiro de 2012 às 11:38 AM

    Luciana, eu conheço a Rússia mostrada por alguns russos fora do país, o que, claro, me dá uma visão limitada. Já comi salada com azeitonas, ganhei Matryoska, chupei laranja e virei vodka…Mas ainda quero atolar meu pezinho naquela neve, comer os blinis com sopa naquelas lojinhas e fotografar aquelas igrejas liiindas!

    Enquanto isso, obrigada por adiantando as coisas…rs. Mesmo com tantos poréns, na minha opinião, você mostra que vale a pena visitar a Russia!

    Beijos!!!!

  9. 15 de janeiro de 2012 às 7:48 PM

    É, não existe a perfeição, infelizmente a falta de educação é globalizada, o mínimo que se pode fazer num transporte público é dar o lugar a uma pessoa idosa, mulher grávida, …, mas, sabe como é né?

    Bjs e boa viagem

    Audeni

  10. 15 de janeiro de 2012 às 7:26 PM

    Boa volta pra você! 🙂

  11. Fernanda
    15 de janeiro de 2012 às 3:08 PM

    Ess foto ficou muito boa!

  12. 15 de janeiro de 2012 às 10:16 AM

    Bom retorno querida…gostei desse ursinho pode me trazer um de lembrança…bjs!

  13. Katia Ruzsicska
    15 de janeiro de 2012 às 6:22 AM

    Seja bem vinda a terrinha do pé vermeio….
    Boa viagem.
    bjk

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

