Rússia, Rússia2012, Tour2012

Perguntas que estou recebendo no momento…

Gente, estou recebendo várias perguntas no momento sobre o frio, que roupas usar, se toma banho todo dia, coisas assim.

Então, é frio. (risos)





O inverno aqui em St Petersburgo, chega até uns -25C ….mas esse ano não está tanto…uns -10C à noite. Mas o problema aqui não é a temperatura, é a umidade. É muito úmido ! então ao mesmo tempo que está nevando, está muito úmido, e a neve vira uma lama só na cidade. Poças e poças de água e lama pela cidade inteira, muito difícil de caminhar aqui. O frio com umidade é muito pior que o frio seco, sente mais , é mais perigoso para pegar gripes , por que ao mesmo tempo que estamos com frio, nosso corpo está úmido e até suamos !

O casaco aqui é um só. Não precisa colocar blusa por baixo do casaco, só uma malhinha bem fina, uma camisetinha já basta, por que o casaco em si já é bem quente. E normalmente tem capuz, para o vento.Os casacos mais vistos aqui são iguais o meu ( veja as fotos ) , de nailon, meio estofadinho, sabe ??? é bem quente. Normalmente também usamos touca, o tempo inteiro. Tem pessoas que costumam colocar meia de lã por baixo da calça jeans, mas isso é quando está muito frio mesmo, eu não costumo. Botas nesse clima é uma coisa obrigatória, especialmente por causa da neve nas ruas…fica mais fácil de caminhar com botas. As mulheres também costumam usar saias, curtas e compridas, com meia calça de lã por baixo e bota bem alta, normal aqui.

Dentro de qualquer lugar fechado, estabelecimentos, prédios, apartamentos, há aquecedores encanados – como água, por ex. Então dentro do apartamento é quentinho e ficamos de camiseta , shorts… As vezes até fica quente demais, aí precisamos abrir uma janela do apartamento, para entrar um ar mais gelado. Ahhh ! ninguém entra em casa de sapato, pq geralmente estão todos sujos de neve, lama….então deixamos os sapatos na entrada do apartamento, num corredorzinho antes da sala, e pegamos uma pantufa. (geralmente nos apartamentos aqui tem pantufas para todos da casa e para visitas ).No metrô por exemplo, é super abafado! quando entro numa estação de metrô eu logo já tiro minha touca, abro um pouco o casaco…

As minhas garrafas de água, eu nem coloco na geladeira, coloco na sacada do apartamento, ela gela na hora !!! risos

Para tomar banho também não há problema, o apartamento é quentinho, a água do chuveiro quente, sem problemas….E a história de não tomar banho…acho que cada um faz de um jeito ! tem gente que toma banho todos os dias, outros não.

A neve só é linda na foto. Na rua, é um saco !

E  não se esqueçam de assinar o meu feed – Siga meu blog aqui na barra lateral..>>>>> SEJA SEGUIDOR DESSE BLOG >>>>>>>>>>

3 comentários em “Perguntas que estou recebendo no momento…”

  1. Menina, uns dias sem aparecer e o tanto de post que perdi…rs. Bom, pelo seu post percebi que devo visitar Russland no verão, né? rs

    Viva intensamente esses próximos dias russos (como se tivesse feito outra coisa nos últimos dias, rs). Parabéns pela qualidade impecável dos posts, fotos e por registrar tanta coisa legal. Acho que essa é a viagem que está rendendo mais post bacana de todo o blog (e olha que eu li ele todinho). Enfim, sou suspeita, adoro a Rússia =)

    Beijos!!!!

Adoro comentários ! respondo todos :)

