Rússia, Rússia2012, Tour2012

As muitas igrejas de St Petersburgo

Conforme eu vou andando pela cidade, eu vou tirando muitas fotos…e agora percebi que tenho várias igrejas aqui de St Petersburg na minha coleção de fotos. Algumas nem sei o nome ao certo, mas mesmo assim quero mostrá-las a vocês. Eu as acho lindas.


Foram dias diferentes, foram quase três semanas aqui em St Petersburgo, então em algumas fotos há neve, outras não, outras fotos há sol…(raro !!! )


O tempo aqui na cidade está bem instável…um dia neve muito, outro dia chove um pouco, a temperatura sobe e desce rapidamente..agora por exemplo, está -13C. Ainda está ameno para essa época do ano, já que eu peguei -25C quando eu morava aqui.





Lembram do meu primeiro post quando cheguei aqui esse ano ? o choque de que tudo havia mudado ? aquilo só durou um dia né….depois logo veio a sensação de que nunca saí daqui, de que tudo continua familiar e a mesma coisa pra mim. E continuo com essa sensação. Aqui me sinto em casa. Na rua, no metrô, no onibus…




Falando mais sobre Igrejas, a União Soviética foi a maior nação ateísta do mundo. Aqui era proibido qualquer tipo de religião, e quem demonstrasse algum tipo de vida espiritual, com certeza era preso, levado de casa. Então , depois da Revolução Russa de 1917 e a formação da União Soviética, a nação inteira virou ateísta. Quando o Stalin tomou o poder, ele mandou queimar as Igrejas das cidades aqui na Rússia e no lugar delas construir banheiros públicos, piscinas públicas…




Então, o povo russo desaprendeu a acreditar em Deus e a ser religioso. Claro que antes da Revolução Russa e da formação da União Soviética, havia a religião russa ortodoxa, que o povo acreditava. Uma grande parte da população era religiosa sim, mas os ideias da União Soviética acabaram com tudo isso e com a lavagem cerebral que fizeram no povo, o russo deixou de acreditar em Deus.




Então isso foi se apagando, de geração para geração, não se passava mais a vida religiosa para as pessoas…principalmente para as pessoas que nasceram na União Soviética, igrejas nem exisitiam naquela época, e falar em Deus era totalmente errado e proibido. Os filhos da União Soviética são todos ateus. Esses filhos da União Soviética, agora estão com 60, 50, 40, 30 anos. Essas pessoas nunca ouviram falar em nome de Deus e muito menos de religião. Raro vc encontrar um russo com essas idades que mencionei, que acredita em Deus.



Depois da queda da União Soviética, a religião ortodoxa aqui vem se resgatando aos poucos…bem devagar. Hoje em dia a gente já vê algumas pessoas aqui que vão à igreja, alguns jovens se interessando pelo assunto, crianças….Mas os adultos que nasceram no período da União Soviética, é mais difícil…Tem mais crianças, jovens, e pessoas bem idosas.





Aqui meu amigo começou a frequentar a igreja ortodoxa russa há uns 2 anos atrás. Ele sempre acreditou em Deus, mas nunca foi em nenhuma igreja. Agora ele vai todos os domingos, lê a bíblia em casa, está bem religioso, para meu espanto ! mas legal…fiquei feliz por ele. Ele e sua esposa.




Uma curiosidade. Aqui na igreja ortodoxa, as mulheres não podem mostrar o cabelo, elas tem que usar lenço nas liturgias (missas), e também, não há bancos ou cadeiras dentro das igrejas. Todos ficam em pé durante a missa.




Tem muito mais igrejas lindas aqui em St Petersburgo, mas eu só tirei fotos daquelas que eu realmente passei por perto…


E  não se esqueçam de assinar o meu feed – Siga meu blog aqui na barra lateral..>>>>> SEJA SEGUIDOR DESSE BLOG >>>>>>>>>>

Anúncios

4 comentários em “As muitas igrejas de St Petersburgo”

  1. На самом деле среди людей старшего возраста (60, 70, 80 лет) верующих в Бога довольно много. Среди тех, кто моложе намного меньше. Но просто многие верующие не хотят свои религиозные чувства выставлять напоказ. Многие, в том числе и молодые, например носят крестики на цепочке на теле, имеют дома маленькие иконки (маленькие, что их можно просто положить в карман или бумажник). Но в церковь при всём этом они действительно ходят очень редко.

  2. Lu, hj consegui ver todos os seus posts e olhando tudo o que vc escreveu, lembrei de uma frase sua quando vc foi para a Rússia pela 1° vez. Foi mais ou menos assim, “…parece que voltei para casa”, então posso imaginar e entender toda essa mistureba de emoções que vc sentiu novamente. Aproveite bastante e se cuide!! bjo

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s