Conforme eu vou andando pela cidade, eu vou tirando muitas fotos…e agora percebi que tenho várias igrejas aqui de St Petersburg na minha coleção de fotos. Algumas nem sei o nome ao certo, mas mesmo assim quero mostrá-las a vocês. Eu as acho lindas.
Foram dias diferentes, foram quase três semanas aqui em St Petersburgo, então em algumas fotos há neve, outras não, outras fotos há sol…(raro !!! )
O tempo aqui na cidade está bem instável…um dia neve muito, outro dia chove um pouco, a temperatura sobe e desce rapidamente..agora por exemplo, está -13C. Ainda está ameno para essa época do ano, já que eu peguei -25C quando eu morava aqui.
Lembram do meu primeiro post quando cheguei aqui esse ano ? o choque de que tudo havia mudado ? aquilo só durou um dia né….depois logo veio a sensação de que nunca saí daqui, de que tudo continua familiar e a mesma coisa pra mim. E continuo com essa sensação. Aqui me sinto em casa. Na rua, no metrô, no onibus…
Falando mais sobre Igrejas, a União Soviética foi a maior nação ateísta do mundo. Aqui era proibido qualquer tipo de religião, e quem demonstrasse algum tipo de vida espiritual, com certeza era preso, levado de casa. Então , depois da Revolução Russa de 1917 e a formação da União Soviética, a nação inteira virou ateísta. Quando o Stalin tomou o poder, ele mandou queimar as Igrejas das cidades aqui na Rússia e no lugar delas construir banheiros públicos, piscinas públicas…
Então, o povo russo desaprendeu a acreditar em Deus e a ser religioso. Claro que antes da Revolução Russa e da formação da União Soviética, havia a religião russa ortodoxa, que o povo acreditava. Uma grande parte da população era religiosa sim, mas os ideias da União Soviética acabaram com tudo isso e com a lavagem cerebral que fizeram no povo, o russo deixou de acreditar em Deus.
Então isso foi se apagando, de geração para geração, não se passava mais a vida religiosa para as pessoas…principalmente para as pessoas que nasceram na União Soviética, igrejas nem exisitiam naquela época, e falar em Deus era totalmente errado e proibido. Os filhos da União Soviética são todos ateus. Esses filhos da União Soviética, agora estão com 60, 50, 40, 30 anos. Essas pessoas nunca ouviram falar em nome de Deus e muito menos de religião. Raro vc encontrar um russo com essas idades que mencionei, que acredita em Deus.
Depois da queda da União Soviética, a religião ortodoxa aqui vem se resgatando aos poucos…bem devagar. Hoje em dia a gente já vê algumas pessoas aqui que vão à igreja, alguns jovens se interessando pelo assunto, crianças….Mas os adultos que nasceram no período da União Soviética, é mais difícil…Tem mais crianças, jovens, e pessoas bem idosas.
Aqui meu amigo começou a frequentar a igreja ortodoxa russa há uns 2 anos atrás. Ele sempre acreditou em Deus, mas nunca foi em nenhuma igreja. Agora ele vai todos os domingos, lê a bíblia em casa, está bem religioso, para meu espanto ! mas legal…fiquei feliz por ele. Ele e sua esposa.
Uma curiosidade. Aqui na igreja ortodoxa, as mulheres não podem mostrar o cabelo, elas tem que usar lenço nas liturgias (missas), e também, não há bancos ou cadeiras dentro das igrejas. Todos ficam em pé durante a missa.
Tem muito mais igrejas lindas aqui em St Petersburgo, mas eu só tirei fotos daquelas que eu realmente passei por perto…
E não se esqueçam de assinar o meu feed – Siga meu blog aqui na barra lateral..>>>>> SEJA SEGUIDOR DESSE BLOG >>>>>>>>>>
Estivemos em São Petersburg(à época, Leningrado) em agosto de 1989.
Ficamos deslumbrados! Inesquecivel!
На самом деле среди людей старшего возраста (60, 70, 80 лет) верующих в Бога довольно много. Среди тех, кто моложе намного меньше. Но просто многие верующие не хотят свои религиозные чувства выставлять напоказ. Многие, в том числе и молодые, например носят крестики на цепочке на теле, имеют дома маленькие иконки (маленькие, что их можно просто положить в карман или бумажник). Но в церковь при всём этом они действительно ходят очень редко.
Lu, hj consegui ver todos os seus posts e olhando tudo o que vc escreveu, lembrei de uma frase sua quando vc foi para a Rússia pela 1° vez. Foi mais ou menos assim, “…parece que voltei para casa”, então posso imaginar e entender toda essa mistureba de emoções que vc sentiu novamente. Aproveite bastante e se cuide!! bjo
Que maximo!!! Vou voltar pra ler todos os posts das sua volta a St Petesburgo.
Um dia quero ir ai tb.
bjos