Rússia, Rússia2012, Tour2012

A rádio nacional da Rússia

WOW…acabo de fazer as contas agora…Há 11 anos atrás eu vim estudar aqui na Rússia….como faz tempo !!! naquela época Russia nem era “modinha” …

( essa foto foi tirada aqui do apartamento – é assim mesmo q é o rádio..)

Em todos os apartamentos antigos aqui da Rússia, tem na parede um rádio onde somente pega a rádio nacional russa. Isso é coisa da União Soviética né gente….propaganda da grande nação, palavras do ditador o dia inteiro, sabe como é…Mas na mioria dos apartamentos, o rádio continua e ainda faz parte na vida dos russos. É a rádio do governo, então tem vários pronunciamentos do presidente, programas relacionado à política, à saúde, previsão do tempo, do transito,  notícias da Rússia (como rádio AM ), e também muita música e poesia !!! As músicas são praticamente todas clássicas ( Tchaykovsky, por exemplo, toca direto ) e também músicas folclórica…. Tem horas do dia que é recitado poesias de grandes poetas russos…aqui na casa do meu amigo, essa rádio fica ligado baixinho o tempo todo, como um plano de fundo do apartamento..Ah ! e também o hino nacional russo é tocado algumas vezes durante o dia, e obrigatoriamente à meia-noite.

Agora , imaginem vocês, essa rádio na época de Stalin , da União Soviética, há uns 60 , 50 anos atrás ??? nossa…deveria ser muito cavernosa !!! rsrsrs

Ahhhh, me lembrei de uma coisa !!! num outro bairro que eu morava aqui, há mais de 6 anos atrás, eu me lembro que essa rádio nacional da Rússia era nos postes das ruas, então todos que passavam por aquelas ruas, poderiam ouvir essa rádio…sabe aquela coisa bem de comunista mesmo ??? risos….#medaaaaaaa

Ahhh um fato interessante ! não tem muito a ver com a história do rádio, mas é interessante e fiquei sabendo por uma vizinha aqui esses dias. Há uns 40, 50 anos atrás, quando ainda era União Soviética, só tinha uns 2 ou 3 canais de TV, e todos os programas eram do governo soviético , claaaaaaaaaaaaro – fazendo propaganda de Stalin, Lenin, da grande nação, enganando o povo né — dizendo q aqui sim era o paraíso..rsrsrs…Entonces, esses canais desligavam às 23:00, para que o povo pudesse dormir e no dia seguinte acordar bem cedo para ir ao trabalho…( lembre-se, comunistassss ). Então, depois das 23:00 não tinha na TV, somente aquele chuvisco. Os agentes da KGB, ficavam andando pelas ruas, no meio da noite, olhando para todos os apartamentos para ver se tinha TV ligada. Se eles vissem TV ligada, eles íam até o apartamento — e se encontrassem videocassete com filmes e tal — eles aprendiam tudo, e até levavam a pessoa do apartamento para a prisão.

Outros chocolates que adoro aqui… :


Anúncios

10 comentários em “A rádio nacional da Rússia”

  1. adoro esses posts, CLARO!
    essa rádio é lindinha. E sinceramente, não concordo que seja rádio só do governo (ou de um estado totalitário), muito menos acredito que o que temos (aqui no Brasil capitalista) seja o melhor. Se por lá as informações eram manipuladas pelo governo ditador, aqui elas são manipuladas pelo interesse do mercado e temos a falsa ilusão que está tudo bem.

    Quando não está. Quando está longe de estar.

    Sabe que eu nunca gostei dessa KGB? me parece uma total inversão das ideias disseminadas durante a revolução de 17. até porque não dá pra chamar Stalin de comunista, ele era um ditador boçal. Ainda mais depois que a própria KGB e Stalin mataram trostky, um cara que foi tão importante pra derrubar a monarquia na Russia.

    Enfim, essas coisas são complexas. Mal vejo a hora de ir pra Rússia. Lu, vc poderia fazer um post dizendo como faz pra chegar ai e se virar né… tipo, tem que falar Russo mesmo? eles não entendem inglês (já ouvi falar dissO), do Brasil, quanto que é a passagem? enfim… essas coisas que são difíceis de achar informação.

    bjs

    1. WOW ! seriozna ???? spacibo bolshoe !!! znaesh, Ya zhila v Pitere pochti 6 let….no, 5 let ya bila v Brazilii, bez obshenya na russkom yazike !!!! i togda ya v Pitere snova !!! :))) ya ochen rada ceichas…skuchala po Pitere…….

  2. a rússia virou modinha mesmo, mas eu acho que é justamente por ter não sido “igualizada” pelo capitalismo, conservou sua identidade e é exótica para a maioria dos western citizens o que agora está mudando, infelizmente…

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s