Início > Gastronomia, Rússia, Rússia2012, Tour2012 > Muito chá e muita conversa sobre a política na Rússia..

Muito chá e muita conversa sobre a política na Rússia..

O bom de tudo isso é que estou praticando MUITO meu russo !!! Ainda estou no meu primeiro dia aqui, e já estou falando super bem…( ufa….estava preocupada, não falo russo já faz um tempinho…).


Sasha e Max (meu amigo de longa data…10 anos já de amizade )vieram nos visitar para tomar um chá…e conversamos até agora a pouco , já são 23:00 aqui…O chá russo é bem típico : quanto mais fruta se coloca na mesa, mais prestígio a pessoa tem, mais carinho pela visita ela mostra. Hoje a Anya comprou caquí do Uzbequistão…tão docinho !!! estava uma delícia.


Falamos muito sobre a possível reeleição do ex-presidente Vladimir Putin…falamos sobre a situação econômica da Rússia, sobre a máfia que manda nesse país….e eu , praticando e ouvindo muito a língua russa..

Essa bolacha é muito típica na Rússia, desde a União Soviética…é vendida em todo lugar, e todo mundo tem em casa, eu senti muita falta dela quando voltei ao Brasil…rs…é uma delícia ..

E esse chocolate é o meu favorito ! também foi uma das primeiras coisas que experimentei aqui na Rússia…depois fiquei super fã da marca…

O melhor de toda essa mudança estética em St Petersburg, é que os amigos não mudam…e nem as pessoas no geral !!! ( tendo em vista que hoje eu já presenciei um barraco tipicamente russo em pleno mercado…muito russo isso )

MOMENTO REFLEXÃO NA RÚSSIA….

ahhh, eu já vivi muiiiiiiiiiiiiiitosssss !!!  ainda hoje, agorinha mesmo, quase meia – noite, eu me encontrei com a antiga vizinha do Dima, ela deve ter uns 85 anos….viveu a Segunda Guerra Mundial aqui na Rússia e depois sofreu todo o cerco de Leningrado ( q agora chama-se St Petersburgo ). Vocês sabem o que foi o cerco de Leningrado ??? simplesmente os anos mais horríveis que o povo de St Petersburg passou…se alguém quiser saber , é só ler aqui no blog. CLIQUE AQUI. (pessoas sensíveis vão chorar ao ler o meu texto sobre o cerco de Leningrado )

Então, essa vizinha ficou sabendo q eu estava aqui, e veio conversar comigo !!! bem velhinha, super babushka…ela e Dima falando sobre a ex União Soviética, sobre a vida naquela época, sobre ter dinheiro e não ter o que comprar ( os mercados eram vazios…), sobre Lenin, Stalin, sobre o canibalismo que aconteceu durante o cerco de Leningrado..(as pessoas odeiam falar sobre isso, pq é muito doloroso ), enfim, sobre a vida socialista, a vida soviética, o q tinha na época, o que não tinha, as mudanças dos dias de hoje…

ai ai….esta noite, realmente, fiquei no céu com essa conversa. O tipo de coisa que ADORO ouvir…Agora vou dormir néeee

O susto passou. Tô em casa novamente. Minha Rússia.:)

Anúncios
  1. Lilian Lopes
    30 de março de 2014 às 5:49 PM

    Lu, é uma verdadeira aula de historia, né! Muito mais valiosa do que tantos anos de escola e ou qualquer curso universitario 😉 ainda te escrevo um email, sou super curiosa sobre a Rússia em geral já li seus post antes e de vez em quando passo por aqui outra vez pra relembrar uma ou outra dica. Muito legal!!

  2. 29 de dezembro de 2011 às 2:56 PM

    Minha muito querida Lu, maravilhosos os seus posts sobre a Rússia, uma de minhas paixões! Adorei tudo e cada detalhe. Desculpe, minha querida, pelo sumiço e por não estar lhe visitando como antes mas como já deve ter lido no nosso blog, estamos vivendo um momento difícil e delicado com a doença de um ente amado já há alguns meses. Tudo começou devagarinho em maio e foi aumentando gradativamente até tomar o tempo por inteiro. Mas o Bom Deus nos fortalece sempre e graças a Ele tudo começa a melhorar bem aos pouquinhos. Consegui dar uma fugidinha e estou tentando visitar pelo menos alguns dos amigos. Tomara consiga ir a todos. Desejo do fundo do coração que seu Natal seja Fonte de muito, muito amor e inúmeras bênçãos a você e a todos os seus durante o ano todo, e que sua viagem seja uma maravilha a ser lembrada sempre como uma jóia preciosa! Estarei aqui rezando todos os dias por sua viagem. Dá um abraço nos seus amigos russos de alguém que ama muito a Rússia. Mil beijos e o carinho de sempre pra vc, querida! Dá um beijo na Lourdes também, viu? :)))

  3. 29 de dezembro de 2011 às 10:45 AM

    Olá Lú tudo bem???

    Já li todos os seus post direto da Rússia!!! #ADORO

    Quantas mudanças… Mas continuo FASCINADA pela Rússia e um dia irei conhecer…

    Beijinhos.

  4. Claudia Saldanha
    28 de dezembro de 2011 às 9:35 PM

    Que gostoso ver este post, quanto carinhos seus amigos tem para te dar! Fico esperando mais…

  5. 28 de dezembro de 2011 às 6:34 PM

    Ai Lu, estou amando seus posts russos! Adoro as fotos de comida! Tenho muita vontade de conhecer tudo por aí!!! E pratique mesmo o idioma, afinal de contas, a oportunidade é incrível, né???

    Eu morro de medo de voltar à Alemanha e travar no idioma, depois de tanta esforço para aprender!!! Tenho até pensado em fazer aulas, embora o ensino do idioma no Brasil não seja muito bacana.

    Poka Poka!!!! Aproveite muuuuuuuuuuuito e continue escrevendo porque tens uma leitora absolutamente cativa!!!! =)

  6. 28 de dezembro de 2011 às 5:33 PM

    Estou encantada com os posts direto da Rússia, lendo e relendo cada um! Excelentes mesmo!

  7. 28 de dezembro de 2011 às 4:20 PM

    Aiii que delícia de viagem, rever os amigos não tem preço!!!
    Esse chocolate está com um cara ótima!!!
    Aproveite muito sua viagem e nos mantenha atualizados através do blog.
    Bjs

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: