Início > Rússia, Rússia2012, Tour2012 > Cheguei na Rússia.

Cheguei na Rússia.

Eu nem sei por onde começar…tudo mudou por aqui ! é incrível ver todas essas mudanças…em 5 anos, o país não é mais ou menos. Tô meio chocada até, um pouco decepcionada…ao ver que aquela essência que só a Rússia conseguia ter, está se perdendo com uma velocidade tremenda ! não reconheço mais a Rússia que eu morei. Estou meio em estado de choque.

A única coisa que eu aprovo nessas minhas primeiras horinhas na Rússia, é que meu amigo Dmitry continua o mesmo – a mesma paranoia a la soviético de sempre. Adoro.

Cheguei bem tarde e jantamos a coisa mais simples que tem na mesa dos russos todos os dias : batatas e pão preto.(o típico pão russo).

Fui no “mercadinho” que tinha aqui perto de casa, e me dei conta q agora é um supermercado super chique…não acreditei. Mesmo assim, comprei umas guloseimas “raíz” aqui da Rússia, q eu adoro !!!


A Annya, dona da casa, já arrumando os enfeites para o nosso Ano Novo..!! ela vai dar um jantar especial aqui….

PS. A inflação aqui nesses 5 anos foi de lascar. Uma passagem de metro que eu pagava 5 rublos em 2006, agora está 25 rublos. (inacreditável !!!)

PS1. Não posso acreditar – não tem neve , e já é final de Dezembro..como assim ????????

Realmente, eu fui muito sortuda por ter morado em uma Rússia unica, pós União Soviética, sem as comodidades e a globalização dos dias de hoje…. quem está morando aqui hoje em dia, a Rússia é somente um país estrangeiro…onde se acha tudo, onde se encontra tudo que encontramos no resto do mundo.

Tô meio assustada.

  1. 31 de dezembro de 2011 às 2:01 AM

    Lendo seus posts sobre a chegada na Russia confesso que fiquei em choque ao ver fotos sem neve…hein?! Isso sim me assusta 😮

  2. 28 de dezembro de 2011 às 6:19 AM

    Mas Lú… esse “desenvolvimento” é inevitável mesmo. Por quê a decepção ???

  3. 27 de dezembro de 2011 às 8:40 PM

    Estou aqui de olho em tudo!!!
    Mas me diz uma coisa, gostaria de saber sobre a burocracia no aeroporto, poderia falar um pouquinho? Pois que eu saiba para brasileiros não existe mais visto de turismo, mas pedem alguma coisa, como o seguro e o voucher do hotel? Para meu marido que é francês estou encaminhando o visto, precisamos de um papel oficial do hotel que nos custou 600 rublos… Mas para mim ninguém sabe me responder e fico pensando em entrar com a reservação simples do hotel (gratuita, não quero pagar mais 600 rublos para mim se posso evitar) e seguro…

  4. 27 de dezembro de 2011 às 7:46 PM

    Oi Lu, tudo bem?
    Não dá pra acreditar que é tanta mudança assim, fiquei um pouco perplexa ao ler seu recém-saído-do-forno post diretamente dessa terra majestosa, justo agora que estou prestes a realizar o grande sonho de ir conhecer a Rússia. Venho lendo seu blog há alguns anos, amo seus posts sobre a Rússia. Gostaria de ter sua ajuda quanto a moradia, pretendo ir em agosto – bem, pretendia, porque agora com esse PS1. dezembro sem neve, fico desnorteada (imaginava não suportar nunca os meses de dez-jan pq sou muito friorenta). Enfim, algumas palavras que puder trocar comigo já fico agradecida. E uma ótima estadia a você!

    Beijos, Gi

  5. Juliana Ferreira
    27 de dezembro de 2011 às 7:10 PM

    Lú, que bom que chegou bem! Hoje pela manhã, ouvi no rádio que os 3 países que mais crescerão serão: Bradil, Rússia e Índia… A globalização – que é um termo econômico – alterou o cenário que vc conheceu tão bem e vai continuar rondando por aí. Assim como por aqui. Agora me fala, o capitalismo é realmente o sistema atual nessa nova Rússia?

    Bjos, Jú

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

