Início > Tatuí-SP > Museu Paulo Setúbal em Tatuí – SP

Museu Paulo Setúbal em Tatuí – SP


O Museu Paulo Setúbal ocupa um imóvel histórico no centro de Tatuí. Construído em 1920, o prédio que abriga o museu é um dos principais pontos turísticos do município de 107 mil habitantes, conhecido como a “Cidade da Música”. Mesmo antes de se tornar um espaço cultural, o prédio da praça Manoel Guedes já servia os tatuianos. Foi inicialmente projetado para abrigar uma cadeia e, posteriormente, sediou o fórum da cidade. Passou por várias reformas, mas seu projeto inicial foi sempre mantido. Em 1962, foi instituído como Casa de Cultura Paulo Setúbal, e a criação do Museu Histórico de Tatuí se deu em 1966. Dois anos depois, a gestão do espaço cultural foi transferida para a então Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, hoje Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

(foto : Jornal Integração)

Reabriu trazendo ao público uma nova exposição permanente, com recursos multimídia, que contempla alguns recortes da história de Tatuí. O subsolo é dedicado a contar as participações de tatuianos em conflitos armados e as curiosidades do acervo do Museu. No térreo, a vida e obra do escritor e jornalista Paulo Setúbal pode ser apreciada pelos visitantes. O pavimento superior mostra a formação da cidade, os movimentos populacionais, os primeiros habitantes, os colonizadores e os conflitos gerados por eles, além de registrar a presença dos tropeiros na região.



O recurso multimídia também é bem interessante, todos querem mexer( na foto é a minha aluna Laís )

A cidade de Tatuí foi uma das rotas principais dos Tropeiros….eles passavam por Tatuí, alguns ficavam aqui e outros continuavam até Sorocaba. Todos vindo do Rio Grande do Sul, com suas mulas.


O museu Paulo Setúbal mudou muito depois da última vez que passei por ele. Agora tem muito mais interatividade, muito mais informação, e história. Como por exemplo , a história da nossa estação de trem – que era uma linha muito importante da região – e também fotos antigas da cidade, que são muito interessantes de ver e comparar com os dias de hoje.



Gostei muito da decoração das novas instalações dentro do museu….quem o fez, meus parabéns ! está tudo muito interessante aos nossos olhos.



A sala de música é muito importante ! já que Tatuí é considerada A Capital da Música !!! música é tudo em minha cidade, todos são muito envolvidos a tocar instrumentos músicais, desde a música caipira – o cururu – até a música clássica e erudita, ensinados no Conservatório de Tatuí – o maior da América Latina. Portanto, a música está nas veias de todos os Tatuianos (ou tatuienses ). Ah ! nessa sala de música, há interatividade….cada headphone, é um instrumento musical diferente, muito bacana !



Sobre o Patrono :

Advogado, jornalista, escritor e político, Paulo Setúbal nasceu em Tatuí em 1893. Ficou órfão de pai aos quatro anos e, na adolescência, foi morar com a mãe e os irmãos na capital. Formou-se advogado na Faculdade de Direito de São Paulo. Durante o curso, iniciou carreira de jornalista e, depois de formado, foi colaborador das principais publicações do país.

Em São Paulo deu início à produção literária que o levaria a ser o escritor brasileiro mais lido nos anos 20 no país. Em 1928, foi eleito deputado estadual e reeleito na eleição seguinte, mas deixou o cargo para se dedicar à literatura. Em 1934, no ápice da carreira, o escritor foi eleito membro da Academia Brasileira Letras. A bibliografia de Paulo Setúbal reúne 13 livros, entre os quais “A Marquesa de Santos”, “O Príncipe de Nassau” e “Confíteor”. O escritor morreu na capital em 1937, de complicações de suas doenças crônicas: gripe espanhola e tuberculose.

Já com o Paulo Setúbal, o patrono do Museu, a cultura da poesia também sempre esteve presente na cidade de Tatuí. Por isso, o museu Paulo Setúbal tem uma sala dedicada aos seus livros, suas poesias, uma pequena biblioteca.



Biblioteca essa, onde você pode ir lá e ficar lendo os livros … vão lá e sintam-se à vontade ….

A poesia está por toda a parte…..Tatuí é uma cidade muito cultural, musical, artística…

Tatuianos de plantão …….não conhecem ainda ??? então tem que ! vão lá no Museu Paulo Setúbal e desfrutem tudo isso que eu pude desfrutar essa semana. Adorei e recomendo a todos ! Visitantes em minha cidade – um lugar obrigatório ! 🙂

Museu Paulo Setúbal 

Praça Manoel Guedes, 98 , Centro

Entrada gratuíta – com guia 

http://www.museupaulosetubal.org.br/

Anúncios
Categorias:Tatuí-SP
  1. Mateus rodrigues
    31 de agosto de 2016 às 4:09 PM

    Me ajudo muitoo 😊

  2. 26 de setembro de 2011 às 9:51 AM

    O prédio é lindo e o acervo esta super legal… principalmente a parte multimídia… mas a mentalidade tacanha é uma realidade mesmo!!!

    :o/

    Fefa

    • LuRussa
      26 de setembro de 2011 às 2:49 PM

      procuro falar as coisas boas da cidade, pq esse é blog é um espaço super pra cima e feliz…mas se eu deslanchar a falar coisas ruins, acho q precisarei de uns 100.000 posts…kkkkk

  3. Pieggi
    22 de setembro de 2011 às 8:08 PM

    Nossa, vc deve ter muito orgulho da sua cidade, Lu. E o museu é muito bonito também!! Não fazia ideia que Tatuí era tão cultural assim, mas adorei saber! Este post me faz lembrar uma frase que já ouvi algumas vezes: ‘Quem tem história, tem tudo.’

    Bjs. 🙂

    • 23 de setembro de 2011 às 12:19 AM

      Olha Pieggi, não sei se tenho orgulho de Tatuí, viu.

      Claro , tem a parte bacana, que eu faço questão de dizer aqui no meu blog. E falo com gosto!

      Mas para um outro lado, é uma cidade do interior de SP como todas as outras, ou seja, corrupção demasiada, máfia empresarial, e no geral um povo de mentalidade bem estranha…( pequena , materialista, ostensiva…)bem diferente dos meus conceitos, principalmente eu que sou uma pessoa do mundo, que já morei em vários outros países.

  4. 22 de setembro de 2011 às 12:21 PM

    é verdade, Kinha, o prédio é bem bonito mesmo !!

  5. 22 de setembro de 2011 às 11:42 AM

    Menina, que prédio maravilhoso! Aliás, a exposição multimídia tá de ponta de linha hein? Adorei!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: