saopaulo

Museu da Língua Portuguesa em Sampa


Então….estou indo direto pra capitarrr ( é pertinho ) a negócios, e geralmente é só pela manhã, por isso tenho todo o tempo livre depois para passear e ir aos lugares que gosto. Dessa vez eu visitei o Museu da Língua Portuguesa.


É muito interessante ! um lugar onde todos os brasileiros deveriam visitar…porém, é pequeno ! você não vai passar muito tempo lá dentro não…Tem 3 andares. O primeiro andar é onde acontece exposições temporárias, e como hoje esse andar estava fechado, fomos direto ao segundo andar, onde tem várias coisas, especialmente interativas…Primeiro tem uma linha de tempo, explicando toda a origem da língua portuguesa, a origem de algumas palavras, como foi introduzida no Brasil, a influência africana, etc. Bem bacana !



Nesse mesmo ambiente, na outra parede, há um corredor inteiro de telão, onde passa filmes e curiosidades sobre a língua portuguesa e também sobre o Brasil, como a história, dança, música, tradições, culinária de cada região, e as gírias de cada região também…gostei muito ! lá dentro é tudo escuro, para dar um efeito ainda melhor.





É explicado a origem de algumas gírias brasileiras que falamos no cotidiano…esses vídeos com animação fica passando o tempo todo nesse longo corredor.


A parte interativa é bem pouca, mas é legal. Há monitores touchscreen espalhados pelo ambiente, onde explica a conexão do português com outras línguas estrangeiras, e também um painel digital onde caçamos sufixos e prefixos para formarmos palavras de palavras de palavras…bem criativo.





O terceiro andar é apenas uma sala de cinema, onde você assiste um vídeo sobre a língua portuguesa por 10 minutos. Foi um passeio gostoso ! mas confesso ; pensei que eu fosse passar muito mais tempo lá dentro, mas você vê tudo em menos de 1 hora com certeza. O lugar não é grande e não tem tanta coisa assim. Pena o primeiro andar de exposições estar fechado.

Museu da Língua Portuguesa

Estação da Luz – São Paulo

Entrada : R$ 6,00

Sábados : gratuito

12 comentários em “Museu da Língua Portuguesa em Sampa”

  1. Em novembro meu filho irá para Sao Paulo em uma excursão cultural. Eu falei para ele: vou junto, mas finjo que não sou sua mãe. rsrsr Queria muito conhecer este museu!

    Um beijão

  2. Olá Lú tudo bem???

    Eu nunca fui a esse museu e confesso que tenho bastante vontade, mas fiquei um pouco decepcionada com o seu post, acho que assim como vc esperava mais do museu…

    Beijinhos.

  3. Estou há uns 12 anos fora de São Paulo. Não cheguei a conhecer esse museu. Adoro curiosidades e história sobre palavras, expressões, gírias, etc. Vou incluir no meu roteiro na próxima vez que for a SP.

Adoro comentários ! respondo todos :)

