Início > Gastronomia, Rússia > Meu livro de receitas da Rússia – uma relíquia ! ..rs

Meu livro de receitas da Rússia – uma relíquia ! ..rs

Esse livro de receitas eu comprei na Rússia , acredito eu, foi em 2000 ou 2001, muito tempo !!! mas o bacana que tem os pratos mais comuns na mesa do russo no dia a dia , e também alguns um pouco mais elaborados.

A Rússia preserva muito a tradição da hora do chá. O chá é a água para eles, eles bebem o dia inteiro, seja no almoço, no jantar, e especialmente na chegada de uma visita, onde também eles servem as tradicionais bolachas com geléia no meio, ou a própria marmelada … é uma delícia !!! essas bolachas são as mais típicas na Rússia, são vendidas em feiras livre na rua, nos supermercados, onde você estiver …! O chá mais comum é o chá preto. – isso não quer dizer que o chá seja preto, ele tem um tom avermelhado, é muito bom ! ai que delícia ! ( na terceira foto do livro, você vê a cor do chá ).

O caviar russo também não pode faltar, afinal, caviar na Rússia é igual sardinha no Brasil ! o preço é barato, eles comem sempre, e não é sinal de luxo. Caviar tem em várias formas na Rússia, o puro, misturado na manteiga, patês de caviar para passar no pão….

O “pelmeni” é o prato do dia a dia principal na Rússia ! não pode faltar. Os mais tradicionais gostam de fazer a massa em casa , para ficar tudo caseiro. As pessoas mais modernas compram congelados, prontos – só colocar em água fervente. Eles não comem com molho de tomate como ravioli, jamais ! eles comem purinho, com um pouco de sour cream (creme de leite azedo ). Ah ! o “pelmeni” é tão tão antigo, que sempre foi o prato preferido dos kzares da Rússia, na época do Império…wowwwww….demais !

As panquecas russas são chamadas de “blinis”, também é uma iguaria soviética-russa, especialíssima para aqueles dias de comemoração , como aniversário ou na chegada da primavera. Ai que delícia ! são bem fininhas, doces, e a gente come com muita geléia de frutas vermelhas…..( fiquei com vontade…). Sempre quando tem panquecas, é por que é um dia especial ! — Os mais tradicionais gostam de comer essas panquecas com caviar…!

Também tem um outro tipo de panqueca ….que particularmente , era as minhas favoritas !!!!chama-se “syrniki” o formato delas é uma rodinha, penquena, e bem fofinha ! e ela é feita com queijo cottage, sabe ? ela fica bem fofinha, e comemos com geléias, ou também comemos com sour cream  (creme de leite azedo ) . Nossa, agora me deu saudades…eu comia muito essa panquequinha na casa de uma família russa que eu morava antes de eu encontrar um apartamento pra mim…a dona da casa ( Natália ), fazia muito para o café da manhã…nossa ! eu torcia para que todos os dias tivesse….rsrs

E a rainha de todas as delícias russas…………a famosa sopa “boshch” ! é uma sopa de milhões de anos, a mais tradicional na cultura russa. Ela é feita basicamente com muita beterraba , tomates, creme de leite, e tem que ser consumida bem quente, fervendo ! para esquentar do frio russo…..os russos gostam de colocar sour cream (creme de leite azedo ) em cima, fica muito bom ! o sabor dessa sopa é bem forte ! e a cor dela é linda, fica bem vermelho. humm……

As tortas salgadas são bem tradicionais na Rússia também, elas chamam “pirojki”.  Elas são assadas e parecem como o nosso pastel assado, ou talvez meio parecidas com as famosas empanadas argentinas, sabem ? então, na Rússia, elas são recheadas com arroz, ou carne, queijo, peixe, ou batata. São muito comuns e são vendidas nas ruas, em todo lugar….todos comem sempre. Acho que os mais comuns são recheados com carne moída. Me lembro que eu comprava uma torta ( parecia um calzone ), era com queijo, presunto e ovos, era uma delícia ! até me lembro o lugar que eu costumava comprar…será que ainda tem lá ??? risos

É isso aí, para vocês conhecerem mais um pouco sobre a culinária russa….claro que faltou muita coisa aqui, como as maravilhosas saladas de maionese que só eles sabem fazer !!!! as quais eles chamam de “Салат Оливье”, ou seja, salada de azeitonas….e muitas outras coisas….hummm….

A salada de maionese russa difere da nossa pelo sabor, o sabor é muito diferente e muito mais forte, exatamente por causa da quantidade de azeitonas e também do pepino em conserva, que eles colocam bastante, a salada fica bem verde.  Essa salada típica vai : cubinhos de batata, cubinhos de presunto, cubinhos de cenoura, ervilhas, azeitonas e muito picles (pepinos). É a mais tradicional, onde você compra em qualquer lugar, nos supermercados russos , você encontra várias na geladeira e compra por quilo, todos compram muito.

E essa salada russa é muito comum ser consumida com o famoso pão russo de todo dia , nada de pão branco, é esse aqui:

Categorias:Gastronomia, Rússia
  1. Laís Ribeiro
    23 de abril de 2015 às 9:10 PM

    Oi Annya, por favor me mande a receita do bolo ou pão de mel de tula, preciso muito pra um trabalho e não acho em lugar nenhum.

  2. Shirley
    30 de agosto de 2014 às 11:10 PM

    Oi annya minha avó era de saint pittsburg…mais tive pouco contato com ela gostaria de receber receitas da Rússia fiquei interessa numa massa de waffle q são colocadas numa maq de waffle elétrica ou na boca do fogão… Vi as receitas no YouTube … Será q poderia me ajudar?! Grato

  3. Renato Corcevai
    6 de junho de 2013 às 1:11 PM

    Boa tarde, gostaria de receber a receita do pão (preto) que e feito em casa, como já vi em outro site, mais estava na lingua russa, apesar de meus avós e pais serem russos, não aprendi a escrever nem ler em russo. mais este pão sempre minha vò fazia, ela faleceu e não tenho a receita por ela não saber nem ler e escrever. e eu era pequeno. mais sinto falta daquele pão maravilhoso que durava dias. agradeço muito se conseguir me passar a receita e ingredientes.
    meu nome e Renato. meu email: pontomaximovisual@hotmail.com

  4. 13 de março de 2012 às 7:03 PM

    Eu visitei a Rússia (união soviética) há muitos, muitos anos. Quando li o seu post, vem a lembrança todos aqueles pratos deliciosos. E os gelados? só comi igual em Itália também há muitos anos. E as gentes? um pouco frios a principio. Mas quando se tornam amigos….são mesmo amigos; daqueles que não mais esquecemos. É bom que se dê a conhecer as tradições gastronómicas de outras gentes e de outras culturas. Obrigado. Continue a publicar, eu por certo vou continuar a ler os seus posts.

  5. 15 de setembro de 2011 às 4:23 AM

    Cacilda, pra quê eu fui ler esse post de madrugada, morrendo de fome e sem nada na geladeira?? Ai, eu quero tudo isso aí… Tô com água na boca… hahah!!

  6. 5 de setembro de 2011 às 8:44 PM

    Fiquei com vontade de comer essas “syrniki” parecem ser boas!

    • 11 de setembro de 2011 às 11:18 AM

      tô morrendo de vontade aqui tbém ! rsrs

  7. yeahh4life
    5 de setembro de 2011 às 7:08 PM

    Deve ter coisas bem gostosas nesse livro.
    Bem que você poderia postar uma receitazinha para nós, curiosas…rs

    Kiss
    [http://yeahh4life.wordpress.com/]

  8. 4 de setembro de 2011 às 9:39 PM

    Ah, Lu, ajoelhou, tem que rezar. Coloca as receitas, aposto que não fui a única a ficar doida pra experimentar.;0)

    • 11 de setembro de 2011 às 11:18 AM

      vou colocar algumas sim, pode deixar ! 🙂

  9. Pieggi
    4 de setembro de 2011 às 4:05 PM

    É bem legal conhecer um pouco mais sobre outras culturas, e vc faz isso com bastante propriedade.

    Tchauzinho. 🙂

  10. casaremcuritiba
    3 de setembro de 2011 às 6:59 PM

    Olá Lú tudo bem???

    Nossa quanta coisa boa… Eu passaria muito bem na Rússia, fiquei morrendo de vontade de experimentar quase tudo o que vc colocou nesse post…

    Beijinhos.

  11. 2 de setembro de 2011 às 12:25 PM

    Nossa Lu
    Quanta coisa saborosa. Vc tem feito algum prato tradicional russo por aqui?? As vezes tu tens saudade da culinária russa? Já que vc passou bastante tempo lá!!
    Um beijao e bom final de semana!

  12. 2 de setembro de 2011 às 12:03 PM

    Que delíciaaaa! 🙂

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

