Rússia

Ai ai…as babushkas…(бабушка)

São todas iguaizinhas, só mudam de endereço.

Quietinhas, com aquele olhar de matar barata, te fazendo se sentir a pessoa mais culpada do mundo,somente por ser dessa geração.Sim, elas te culpam por tudo – simplesmente tudo de ruim que acontece no mundo. Sempre aquele olhar de reprovação, ou até um pouco de medo do desconhecido se você parecer uma pessoa muito moderna.

Babushka( бабушка) em russo significa avó. Mas não somente. Todas as velhinhas pelas ruas da Rússia, sabe aquelas com lenço na cabeça, bem arcadinhas , cheias de sacolas nas mãos ? as chamamos de babushkas. Todas elas. Detalhe importante : a maioria realmente são sozinhas, você não vê velhinhos nas ruas, e sim , muitas velhinhas, as babushkas. A expectativa de vida do homem russo é muito curta…( dá-le vodka ! ), por isso só as babushkas sobram…É visível nas ruas, você não vê homens velhos, apenas mulheres.

Elas estão por toda parte, não ficam em casa. E todas tem dois passatempos preferidos : brigar no mercado ou pegar um jovem pra Cristo , dentro do metrô ou ônibus, para dar sermão. As babushkas tem fama de barraqueiras, brigam por tudo, especialmente na hora de fazer as compras do mercado, brigam na hora do troco, brigam por causa das bananas, brigam com outras babushkas. E quando pegam um jovem no ônibus ? desencadeiam a dar sermão, contar como foi a história da Rússia, o que tanto sofreram no passado, com guerras, com o regime da URSS, com a KGB, etc….

Eu acho tudo muito fofo né..claro ! Uma arte que retrata bem a geração das babushkas russas, são as próprias bonecas matrioshkas ! uma dentro da outra, a bisneta, a tataraneta, todas ficarão babushka um dia ! Enfim, as babushkas viraram patrimônio histórico na Rússia…todo turista quer tirar fotos das velhinhas russas com aquele traje típico – o lenço na cabeça, a saia…São um museu ambulante….rs…É cultura, é Rússia…

Até minha cachorrinha Tila já se vestiu de Babushka…

Anúncios

11 comentários em “Ai ai…as babushkas…(бабушка)”

  1. Oi, Lú! Que saudade de vc. Fazia um tempão que não passava por aqui. Amei os novos posts. Estive no Chile e amei…lógico que antes passei aqui e peguie umas dicas,né? Bjão, Rê

  2. sei que elas são barraqueiras, mas as matrioskas são fofas demais

    babuska me lembra minha avó paterna, que adorava Kate Bush, a musica pode ser brega mas a gente ouve e chora (eu e meu pai…rs)

    bj

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s