Início > Viagens > Leste Europeu – me sinto em casa…

Leste Europeu – me sinto em casa…

Essa parte do mapa Europeu é meu favorito ! não é segredo pra ninguém, pois foi onde eu escolhi morar por vários anos. Sou apaixonada pela cultura do Leste Europeu, por sua história, e pelo seu povo. É uma região que sempre me atraiu muito, desde muito nova, quando comecei a ler sobre as guerras na antiga Iugoslávia, depois sobre toda o massacre na Bósnia e também a retirada do povo albanês de Kosovo. Sempre mexeu muito comigo e sempre quis ler a respeito. Eu era muito criança ainda e já torcia pelos times de vôlei e futebol da Iugoslávia, nem sabendo ao certo o porquê dessa minha escolha. Juntamente, claro, com a grande nação russa, a antiga União Soviética, tudo me atraía muito no Leste Europeu. Com certeza foi um dos motivos de eu ter escolhido morar na Rússia —- escolhi morar no centro do terror do Leste Europeu por mais de 80 anos —- a Rússia, a grande líder, chefe de todo o Leste Europeu. Mas confesso que a antiga Iugoslávia já estava na minha lista há anos….e agora com os países separados — Eslovênia, Serbia, Croatia, Montenegro, Macedônia, Bósnia…(esqueci de algum ? ).

Pois então , toda essa introdução da minha antiga paixão pelo Leste é para dizer que estou de volta, planejando algo para esses lugares. (para ano que vem , acho….não sei se quero encarar o inverno desses lugares … ) Em meus planos estão os países onde posso entrar sem ter que pedir visto de entrada, pois é muita dor de cabeça….então são esses países que pretendo fazer : ( alguns já conheço, como República Tcheca — onde já até morei )….Rep Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Croácia, Bosnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Romênia, Bulgária. Infelizmente, na Sérbia ( onde fica Kosovo ), eu precisaria de visto, ainda vou ver a respeito disso ). Macedônia eu fiquei sabendo é SUPER complicado de entrar, mas ainda vou procurar saber mais também.

Por ter morado na Rússia e convivido muito com esses povos ( muitos deles vão à Rússia trabalhar ), eu me identifico muito com os povos desses países. Engraçado que a mentalidade do Leste Europeu e Rússia é muito diferente dos outros países da Europa Ocidental, e é onde eu me encontro, claro, por ter vivido na Rússia. A maneira de eles pensarem é muito parecida, eles tem praticamente os mesmos hábitos, as mesmas opiniões sobre diferentes assuntos, as mesmas paranóias (claro, viveram muitas guerras entre si ), muitas vezes, as mesmas tradições, a cultura é muito parecida, os preconceitos são os mesmos, os gostos são parecidos, enfim, a semelhança é muito grande. Alguns desses países tem a língua russa como segunda língua estudada, então eles também compartilham a mesma literatura, a mesma música, muitos artistas russos fazem muito sucesso nesses países do Leste Europeu. E  até fisicamente ! é só olhar para a pessoa que eu sei que ela é do Leste Europeu. Na verdade nem tanto pelo fisionomia, mas pela maneira como se vestem. Eles são diferentes, não adianta ficar encontrando como são diferentes, apenas são, e eu sinto muito isso e me identifico muito tudo isso. Os cheiros, as comidas, tudo é muito típico e muito familiar para mim, é assim, o Leste Europeu é muito familiar pra mim, e quero conhecer mais. Tenho que fazer esses países e me sentir mais próxima, de volta à terrinha….

Agora estou aqui, pesquisando trens, horários de trens, albergues, cidades , lugares….planejando os dias em cada país…é assim que planejo antes de uma viagem…nada concreto, mas já estou colocando várias páginas em meus favoritos….( com certeza nessa viagem eu darei um pulo à Rússia e falar um “oi” para meus amigos de lá…)

** Ucrânia e Moldova precisam de visto também.

PS. o mais prático pra mim , para fazer todos esses países, é sair daqui de SP e parar em Berlim. De lá, pego trens.

Anúncios
Categorias:Viagens
  1. Katia Ruzsicska
    26 de junho de 2017 às 5:35 PM

    Vou para o google e dígito… mapa Leste Europeu… e quem aparece logo de cara?
    Era mais facil eu ter atravessado duas ruas kkkk
    Acho que outubro será por la. Sem esperar por 2018.

    • 26 de junho de 2017 às 9:53 PM

      Hahahahaha que demais Katita !!!!

  2. Élida
    2 de abril de 2012 às 7:52 PM

    Olá, eu preciso de uma ajuda. estou fazendo um trabalho para a faculdade, tenho que falar sobre os tipos de danças ou uma dança do LESTE EUROPEU.
    na internet não se acha praticamente nada. se puder me ajudar o mais rapido possivel.
    fico muito agradecida

  3. 10 de junho de 2011 às 7:16 PM

    Oi Lu, qdo ‘no susto’ vim parar em Budapeste, mau abri a porta do quarto e pensei: conheço esse cheiro…cheiro de Europa, cheiro de casa…

    Boa sorte na sua viagem =)

  4. 7 de junho de 2011 às 9:54 AM

    Você tem uma carga genética dessa parte do mundo, né Russa ? Já eu me sinto mais conectada com o sul da Europa e um pouco do oriente médio, sobretudo o Líbano (nenhum parentesco, pelo que eu saiba…)

    • 7 de junho de 2011 às 11:13 AM

      Oriente Médio eu também gosto muito !!! acho tudo “mágico” por lá,adoro o povo, etc

  5. 6 de junho de 2011 às 9:34 PM

    Essa viagem vai ser uma delicia. tambem adoro o leste Europoeu. A Eslovenia eh uma gracinha, a Croacia vale pelo menos uma semana, tem muita coisa interessante por la (Zagreb eh super legal, o parque Plitvice eh lindo e a costa ate Dubrovnik eh fantastica), Montenegro eh lindo (mas eu so conheci Kotor – a baia eh fantastica).
    🙂

  6. Rebeca
    6 de junho de 2011 às 11:27 AM

    Oi!!

    Eu tambem AMO essa area do mundo e adoro ler sobre ela.

    Recomendo DEMAIS esse livro sobre a Serbia: http://en.wikipedia.org/wiki/With_Their_Backs_to_The_World:_Portraits_of_Serbia

    E esse sobre a Chechnya:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Angel_of_Grozny:_Inside_Chechnya

    Da mesma autora – eu AMO ela 🙂

    • 6 de junho de 2011 às 11:47 AM

      sim, amo essa escritora norueguesa….li todos os livros dela, estão aqui no meu blog sobre livros : http://euleio-lurussa.blogspot.com

      Os meus favoritos são Crianças de Grozni e 101 Dias em Bagdá

      bjos !

      • Rebeca
        6 de junho de 2011 às 6:03 PM

        Ahh tambem já li todos dela – o meu predileto é o Bookseller of Kabul!!!
        Eu percebi q voce le muitos livros em portugues – voce que fala ingles, nao acha melhor ler em ingles? De vez em quando, pego alguma traduçao pra ler e me da uma leve agonia rsssss…nenhuma traduçao é perfeita….Se quiser, te mando alguns em Ingles! 😉 (moro em NJ desde os 8 anos de idade – my English is better than my Portuguese so I probably have lots of grammatical errors 🙂 )

    • 6 de junho de 2011 às 10:40 PM

      Eu leio livros em todas as linguas, só não os compro pq são muito caros.

      como falo Ingles quase que 24 horas por dia, não me incomodo com isso

  1. 14 de junho de 2011 às 4:06 PM

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: