Início > Bolivia, Imprensa > Meu texto sobre a Bolívia, no jornal É Notícia

Meu texto sobre a Bolívia, no jornal É Notícia

Desmistificado preconceitos…

Hoje falarei da minha viagem mais recente, da qual acabei de chegar : Bolívia.

Quando eu comecei a dizer a todos que eu estava indo para Bolívia, eu ouvi muitas críticas, sugestões, recomendações , e é claro, uma pitada do bom e velho terrorismo. Como já estou acostumada  com esse tipo de opinião, eu fiquei ainda mais curiosa sobre o país. Afinal, não pode ser somente o país mais pobre da América Latina ? não pode ser somente um dos maiores fornecedores de entorpecente ? Tem que haver mais !Pois bem, comecei a procurar websites e blogs de viajantes que contam suas viagens à Bolívia, para eu pegar dicas de lugares para conhecer. Para meu espanto, nesses blogs só faziam comentários ruins, pela pobreza, pela altitude, pessoas passando mal, pessoas sendo levadas ao hospital, pessoas dizendo que a Bolívia seria somente uma grande favela, e outras coisas nada agradáveis. O terrorismo continuou, mas eu persisti. Agora fiquei mais ainda motivada para conhecer esse país , terra da civilização Inca , terra da cultura indígena, terra das montanhas mais belas do mundo, terra de um dos picos com a maior altitude do mundo. Eu tenho que conhecer. Teve um blog que eu li, que me assustou um pouco.(risos). A menina dizia que para se acostumar com a altitude, a pessoa teria que ficar parada, sem fazer quase nada, por uns três dias. ( Meu Deus ! minha viagem era de três dias apenas ! não posso ter o luxo de passar mal, jamais. ).

Eu me animei mais quando eu comecei a pesquisar o que eu poderia fazer no país, nas redondezas de La Paz e também dentro da cidade. Comecei a ler uns blogs internacionais, de Europeus e Americanos e me animei mais ainda, pois a visão deles é MUITO MAIS otimista que a visão dos blogs brasileiros. Então me encantei pela Montanha Chacaltaya. Decidi que iria pra Bolívia para subir essa montanha. Era meu objetivo e pronto. Me aguçou mais ainda quando TODOS os blogs brasileiros , as pessoas reclamam dessa montanha….aí eu tinha que ir lá MESMO !!! Fui. Subi a montanha Chacaltaya, um dos lugares mais lindos e sagrados que eu estive. Não passei mal, não me aconteceu nada, nem na montanha , nem na cidade, em nenhum lugar. Também visitei reservas arqueológicas Tiwanacu, que é considerada uma relíquia no mundo ! foi o centro da civilização Inca, onde encontramos os antigos calendários daquele povo que até hoje, traz muita riqueza para aquele lugar.

Mas no geral, com montanha linda ou sem montanha, eu amei Bolívia e amei a cidade de La Paz ! não é uma grande favela não, é que a cidade é muito alta, rodeada por morros onde há casas ! Claro que é pobre, o país é pobre, o povo é pobre…mas isso não ofusca a beleza da arquitetura, das ruelinhas, da cultura, das casas, de tudo !! Eu achei La Paz linda, com uma vista de tirar o fôlego !!! você está dentro da cidade e vê aquela montanha nevada de fundo……quem não queria uma vista daquelas ???

Vejo como o povo brasileiro é preconceituoso. E muito pior, para chamar um país inteiro de “grande favela”, é por que não conhece o próprio Brasil. Para essas pessoas, a viagem ideal mesmo é “compras em Miami” e “compras em NY” , lá eu tenho certeza que essas pessoas se sentirão muito bem.

Jornal É Notícia – Tatuí /SP, 13/05/2011

Categorias:Bolivia, Imprensa
  1. Pedro Vinícius L. da Silva
    29 de dezembro de 2015 às 11:25 PM

    Bom, tô chegando um pouquinho atrasado aqui nesse post kkkkk
    Mas gostei pra caramba! Que bom que você quebrou esse preconceito e foi lá dar uma olhada.

    Vejo o pessoal com preconceito com esses países vizinhos, e isso de certa forma me irrita muito! A verdade é que o Brasil está na américa latina, então somos todos latinos também! Somos países muito próximos, mas separados pela língua. E olha que essa questão da língua nem deveria ser um problema. O Espanhol é nossa língua irmã, doa a quem doer. E a maioria das pessoas que conheço acha “feio” falar em espanhol.

    Eu, pelo contrário, acho o Espanhol um idioma bastante charmoso, e quero conhecer toda a América do Sul. É incrível como tem tanta coisa linda pra se conhecer aqui pertinho da gente… Só idiota mesmo pra não perceber.

  2. Maurício
    19 de setembro de 2013 às 9:19 PM

    muito bom texto.Passei 13 dias na bolivia esse ano e pode dizer que este país é maravilhoso, mágico.La paz é uma cidade linda, me impressionou mto mtas coisas como n ter UM lixo jogado na rua.Tds ruas limpinhas….O brasileiro tem mto preconceito msm viajam sempre pros mesmos lugares e se alguem quer fazer diferente do senso comum é criticado.A bolívi é linda, um pais unico no mundo, parbens pela viagem, vejo q vc ficou tao feliz qto eu a ir lá….

  3. DOUGLAS COSTA
    19 de junho de 2013 às 8:08 PM

    Aconteceu cmigo a mesma coisa q acontece com varias pessoa q falam q vao a Bolivia.
    As pessoas tentam tirar as forças dizendo q a Bolivia nao tem nada.
    Mas nada vai me desanimar.
    vou subir essa montanha de Chacaltaya.

  4. DOUGLAS COSTA
    19 de junho de 2013 às 8:03 PM

    EM JULHO ESTOU INDO PARA BOLIVIA E COM CERTEZA ESSA MATERIA ME INCENTIVOU MUITO OBGD.

  5. suzi
    17 de julho de 2012 às 5:30 AM

    Realmente é uma pena a visäo que os brasileiros tem, p o brasileiro turismo é NY, shoppings e perdem o que tem de bom na vida. Montanhass…Natureza, um outro estilo de vida. As pessoas criticam e na verdade n conhecem nem o Brasil.

  6. 3 de setembro de 2011 às 12:25 PM

    muito bom! é raro mesmo pessoas assim como você, que olha por esse lado e sabe valorizar cada espaço e stiuação, desmistifica e quebra paradigmas! isso é ter espírito de viajante e conhecedor… ao contrário de muitos turistas que não passam de meros consumidores.. parabéns! admiro!

  7. Valesca Lira
    22 de agosto de 2011 às 12:42 PM

    Da próxima vez Visite Copacabana (fica à beira do lago Titicaca…..maravilhoso!!!!) e Cochabamba. Você vai adorar!

  8. Gabriela
    17 de agosto de 2011 às 5:24 PM

    Oiii eu também amei la paz e outras cidades da Bolivia. Em 2008 fiz uma viagem de 30 dias de mochilão pela bolivia e peru…tive a mesma impressão que nosso país é super preconceituoso e não sabe aproveitar as coisas boas da vida. La paz eu gostei tanto que fui 02 vezes…amei seu blog…varias dicas boas…beijos.

  9. Ana Paula B. Zanini
    26 de junho de 2011 às 1:29 PM

    Olá Luciana! Gostei do texto e dos post’s. Meu perfil do Facebook https://www.facebook.com/#!/ana.zanini, se vc puder de adicionar e me passar umas dicas eu agradeço. Pretendo ir a La Paz em setembro.
    Abraços!

  10. Carmen Gil
    1 de junho de 2011 às 11:46 AM

    Lu,
    Sou leitora do blog há alguns anos, mas nunca comentei. Lendo o seu texto sobre a Bolívia, me deu vontade de te dar os parabéns por ter olhos de ver. Nunca estive naquele país, mas estou sempre me encantando com gente e com lugares. E é tão simples, não é? Basta um peito aberto, uma boa vontade, uns olhos de ver…
    Um abraço!

  11. 20 de maio de 2011 às 7:08 PM

    Ótimo texto, muito boas as dicas! Parabéns. Quem tem preconceito só sai perdendo.

  12. Tati Lisboa
    20 de maio de 2011 às 12:01 AM

    Arrasou no texto, muitas pessoas têm preconceitos sem nem conhecer o lugar direito e adoram nos desanimar nas viagens rsrs

  13. 19 de maio de 2011 às 8:25 AM

    Adorei o texto. Tenho amigos que foram a Bolívia e se encantaram também… Infelizmente as pessoas costumam ser preconceituosas, ainda bem que existem pessoas como você, que vem contar como o lugar é bom, e ajudar a acabar com esse tipo de visão. Muito bom o texto, e também adorei o layout novo do blog, tá lindo demais!

  14. Beatriz
    18 de maio de 2011 às 10:27 PM

    Adorei o seu blog.

    Agora falta uma reportagem sobre o Paraguay.

  15. 18 de maio de 2011 às 12:11 PM

    Muito legal!
    Parabéns 😀

  16. 18 de maio de 2011 às 12:07 PM

    ahhh Selminha, nem é intenção de alfinetar nada nao…é q me irritou só ouvir coisas ruins de brasileiros !!!!

  17. 18 de maio de 2011 às 11:11 AM

    SUPER!!!!
    ADOREI AS ALFINETADAS QUE VC DEU NOS TURISTAS CABEÇA DURA BRASILEIROS!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

