Início > Bolivia > Bolívia : Balanço e Reflexão…

Bolívia : Balanço e Reflexão…

Quando eu disse que ía para Bolívia ( foi SUPER repentino….eu só sabia que queria viajar no feriadão,mas não sabia pra onde — vi uma passagem “barata” pra La Paz, lá fui eu e comprei na hora ), muitas pessoas deram muitos pitacos, bons e ruins. Foi uma mistura de sugestões , recomendações, com uma “pitada” de terrorismo. (risos)

Primeiro uma pessoa aqui me disse que La Paz era somente uma grande favela. Perguntou se eu já tinha ido às favelas do Rio….e disse que La Paz era praticamente a cidade inteira daquele jeito, um grande favelão.

Os blogs que eu lia, era só gente passando mal !!!!! (risos) . Principalmente por causa de duas coisas : altitude e comida. Nossa ! li de tudo !!!! li muitos blogs onde a pessoa passava 3 dias de cama, por causa da altitude e outras pessoas chegavam a ir ao hospital com intoxicação alimentar. Pensei : tô ferrada ! só tenho 3 dias na Bolívia — não posso me dar o luxo de passar mal….kkkkkkkkkk

Outro blog que li, a menina diz que para se acostumar com a altitude, você tinha que ficar parado, no hotel, por 2 ou 3 dias, e só depois disso , fazer os passeios…( ai Jesus !!!! aí eu pirei !!! eu só tinha 3 dias na viagem toda !!! risoss ).

Eu me animei mais quando eu comecei a pesquisar o que eu poderia fazer na Bolivia, nas redondezas de La Paz e também dentro da cidade. Comecei a ler uns blogs internacionais, de Europeus e Americanos e me animei mais ainda, pois a visão deles é MUITO MAIS otimista que a visão dos blogs brasileiros. Então me encantei pela Montanha Chacaltaya. Decidi que iria pra Bolívia para subir essa montanha. Era meu objetivo e pronto. Me aguçou mais ainda quando TODOS os blogs brasileiros as pessoas reclamam dessa montanha….risos…aí eu tinha que ir lá MESMO !!!

Mas no geral, com montanha linda ou sem montanha, eu amei Bolívia e amei a cidade de La Paz !!! não é uma grande favela não, é que a cidade é muito alta, rodeada por morros onde há casas ! Claro que é pobre, o país é pobre, o povo é pobre…mas isso não ofusca a beleza da arquitetura, das ruelinhas, da cultura, das casas, de tudo !! Eu achei La Paz linda, com uma vista de tirar o fôlego !!! você está dentro da cidade e vê aquela montanha nevada de fundo……quem não queria uma vista daquelas ???

O povo então….é um amor ! super simpático, atencioso, te dá informações que você precisa…tudo de bom !

O balanço é esse gente, não tenho que falar sobre Bolívia , a não ser coisas boas. Eu não uso óculos cor de rosa não, eu só aprecio o que é bonito e bom ! agora, tem gente que fica pegando só defeito né……

Visitem a Bolívia !!!

CLIQUE AQUI para ler TODOS os posts do blog !

Anúncios
Categorias:Bolivia
  1. 19 de julho de 2014 às 11:27 PM

    “Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos.
    Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível.
    O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias.
    Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4×4 e conhecer os segredos mais escondidos.
    Obrigado.
    Omar”

  2. 22 de agosto de 2011 às 12:53 PM

    vc é demais Lu!!
    agora pq as pessoas passam mal, é o tempero ou as condições higiênicas? eu hein?

    beijocas, saudades de vc!

  3. Joao
    20 de julho de 2011 às 4:50 PM

    Lu, estou na Bolívia neste exato momento. Tive uma infecção alimentar que parece ser bem tranquila, só estou tendo dores abdominais e um pouco de diarréia.
    Estou em uma cidade pequena chamado Mineros onde a vigilancia sanitaria passou longe. kakakakakaakakka……..

    Agora tenho que concordar com você, as pessoas aqui sao muito atenciosas e educadas.
    Este fim de semana irei visitar Santa Cruz de La Sierra, pelo que vi quando cheguei no aeroporto, me parece ser uma cidade muito bonita.

    Em resumo, o que posso dar de dicas para quem vem a Bolívia é: coma apenas produtos industrializados, tipo Mc Donald´s,,,,Miojo….ATUM….Evite sucos naturais…. prefira os Industrializados também. Saladas aqui, nem pensar…..

    Tirando esta parte de alimentacao…. esse pedacinho da Bolivia é maravilhoso… é um povo maravilhoso….

    Abracos a todos e Buen Viaje……!!!!!

  4. BRuno
    13 de junho de 2011 às 6:23 PM

    Foda o Post. Vou pra bolivia mes que vem, passar 4 dias completos e pude aprender bastante.

    Caí de paraquedas do google

    Abs.

    Bruno.

  5. flavia
    4 de junho de 2011 às 7:14 PM

    OLÁ Luciana!!
    Fiquei super animada ao ver este seu relato sobre Bolívia … me identifiquei rrsr
    Quero MUITO viajar agora no feriado de junho, vontade de fugir da realidade. Eu AMO América do Sul e gostaria muito de conhecer o Salar Yuni ma do que pesquisei, de 22 a 26/6 não dará tempo … depois que li seu blog estou achando que irei mesmo assim afinasl, Bolívia tem seus outros encantos

  6. Analice
    18 de maio de 2011 às 2:11 PM

    Super amei as informações sobre a Bolivia. Este mês estive em BsAs,(minha 1º viagem internacional)e lendo seu blog já sei onde será a próxima: La Paz!

  7. 12 de maio de 2011 às 12:54 PM

    Lu, desde que vi seu post da montanha eu coloquei na minha cabeça: QUERO IR PARA BOLÍVIA!!!
    Nós sempre desprezamos esses paises vizinhos que tem uma cultura diferente e uma paisagem fantastica!
    Eu acho que em todo lugar vamos ter coisas boas e coisas ruins para ver, vá dizer que Paris é perfeito?? Claro que não é, deve ter suas favelas, seu povo entojado e tudo mais!
    Enfim, grande parte dos brasileiros veem defeito em tudo! Quer mais do que só falar mal do próprio país? Sem dizer “acabar com ele” literalmente né?
    Não podemos esperar grande coisa das pessoas daqui, infelizmente!
    Mas seu blog dá uma visão real do que podemos ver, do que VAMOS ver e eu adoro! Sempre estou por aqui, por mais que não comente!!rs…
    Agora quero um favor!rs… Queria saber quanto mais ou menos você gastou AO TODO na viagem!! Compartilha essa informação???rs…

    Obrigada querida!!

    Beijocas!!!

    • 18 de maio de 2011 às 2:19 PM

      Ana, a passagem ficou aprox 700 reais ida e volta. E lá, eu gastei uns 200 reais ! 🙂

  8. Valeria
    11 de maio de 2011 às 4:52 PM

    Adorei o enfoque que você deu a sua viagem para Bolívia, morei em Cochabamba quando criança e fico muito decepcionada quando as pessoas voltam de lá chocadas com a pobreza, higiene e estrutura do país. O que podia se esperar em termos de luxo e serviços de um dos países mais pobres da América Latina? Por outro lado, a cultura, espiritualidade e paisagens naturais da Bolívia são, sem dúvida, únicos, e superam qualquer expectativa de viajantes focados no que realmente interessa. Me emocionei de verdade com as fotos e todos os detalhes do seu post, obrigada por dividir esses momentos conosco!

    • 18 de maio de 2011 às 2:20 PM

      que bom, Valéria !!! fico feliz com seu comentário !!! 🙂

  9. 8 de maio de 2011 às 5:05 AM

    oieee conhecendo seu blog…
    eu moro em Londres, e so comi pastel 1 vez por aqui…deu uma vontadinha quando vi…
    vo te seguir, teu blog e muito interessante.
    bj

  10. Luize Fachin
    7 de maio de 2011 às 11:06 PM

    Lu!
    Não entendo essas pessoas q saem pra viajar e veem problema e encontram defeito em tudo… Viajar é crescer, é expandir os horizontes, independente do destino. Acho q um viajante verdadeiro é aquele q tem interesse e respeito por tudo aquilo que é novo e diferente aos seus olhos. Em janeiro fiz uma excursão (de bus!), saindo do RS até o Peru, atravessando o norte da Argentina e do Chile. Apesar do cansaço de tantos dias dentro de um ônibus, nossa, eu amei tudo… Me apaixonei pela América Latina, a cultura inca, etc… Quero voltar com calma pra conhecer bem todo o Vale Sagrado no Peru. Mas meu Deus,quanta paciência é preciso ter com gente fresca viajando!! Reclamando do banheiro, qdo já fazia dois ou três dias q não tomávamos banho!! Ou então do chuvisco na hora de deixar o hostel em Cusco e ir até o ônibus, q estava há umas duas ou três quadras! Se é pra reclamar de tudo, fique em casa, ora bolas!! rsrs…
    Me inspiro muito nas tuas trips!
    Nas minhas próximas férias espero conhecer a Patagônia!
    Abração!

  11. 6 de maio de 2011 às 6:54 PM

    Oi Lu!
    Só agora consegui terminar de ler tudo sobre a sua ida à Bolívia. Adorei! Você descobriu lugares maravilhosos e e aproveitou beeeem os 3 dias de viagem.

  12. 6 de maio de 2011 às 12:52 PM

    Eu nunca fui à Bolívia, aliás, eu ainda não tive oportunidade de sair do país. Mas também acho que existe muito terrorismo, muito negativismo, em todo lugar há coisas ótimas, coisas mais ou menos e coisas não legais. Há que se informar, há que se preparar, e há que se visitar sim, sendo possível, conhecer e tecer a sua própria opinião. E indo com boa vontade, indo para apreciar o que é legal, para aprimorar ainda mais, certamente há de identificar muitas coisas boas. Você fez muito bem em ir, nos passou de novo essa experiência, as imagens, eu já falei que viajo através de você não é? Beijos querida.

  13. 6 de maio de 2011 às 11:33 AM

    A América Latina tem milhares de defeitos, especialmente econômicos. Mostrar o lado bonito e positivo, aproveitar as coisas boas não quer dizer que você ignore a realidade. Esses terroristas são chatos e mal informados. Gostei muito dos posts com dicas de passeio, festas, comidas típicas e riqueza cultural. Parabéns pela escolha do destino e por descrever tão bem cada passeio, cada momento vivido nesa viagem.

  14. 6 de maio de 2011 às 9:52 AM

    acho q ajuda tbém q eu ñ sou uma pessoa “cri-cri”…muita coisa passa batido por mim , muitas merdas eu relevo e nem lembro mais…sou assim no geral.

    bjos

  15. Valérie
    6 de maio de 2011 às 9:33 AM

    Eu acho assim: nem todo lugar do mundo é 100% perfeito nem 100% ruim. Mas se eu saio de casa, arrumo mala (que odeio!) enfrento aeroporto (que já teve seus dias de glamour, hoje é uma rodoviária melhorada) e tudo mais, eu tenho no mínimo, a obrigação comigo mesma de achar os pontos positivos do lugar que fui.

    Porque senão, é melhor passar o feriadão em casa dormindo né?

    Beijitos

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: