Início > Bolivia, RoteiroBolivia > 3º e último dia – Montanha Chacaltaya

3º e último dia – Montanha Chacaltaya

Eu não disse que deixaria por último o melhor ??? esse passeio eu realmente fiz no meu último dia, conselho de quem já tinha ido à La Paz, é bom se acostumar com a altitude na cidade por uns 2 ou 3 dias, para depois tentar subir a Montanha Chacaltaya. Segui o conselho e estava ÓTEEEMA. Aliás, estive ótima a viagem inteira, sou vaso ruim. Pense que no topo tem essa cabaninha vermelha que é um charme ? tirei várias fotos dela, claro..

Então, a Montanha Chacaltaya funcionava a Estação de Ski mais alta do mundo ! Mas há um bom tempo já não funciona mais, pelo aquecimento global, falta de neve….ela está completamente abandonada…

Foi um dos lugares mais lindos onde já estive. Primeiro que nunca havia subido uma montanha assim, nunca tinha estado em uma altitude tão alta, um lugar tão alto, apesar de ter morado em vários países frios, nunca tinha estado num lugar tão mágico como a Montanha Chacaltaya. E , surpreendentemente, foi a querida Bolívia que me proporcionou toda essa emoção.

Numa semana antes , o guia disse que um menino teve um edema pulmonar nessa montanha, por conta da altitude. Teve gente que ficou dentro da van e não desceu por nada…de medo de passar mal ou por que já estava passando mal.

Sabe que me deu vontade de fazer outras coisas relacionadas à viagens de aventura…quero me preparar fisicamente e mentalmente para iniciar a colocar em prática de uns planos sobre isso…fiquei bem interessada e gostei muito desse “gostinho” que eu tive !!! e é um pessoal que eu gosto, que eu me dou bem…falamos a mesma língua, calçamos o mesmo tênis, entendem ?

Um pouco de wikipedia pra vocês : 

Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes localizado na Bolívia e que possui 5.421 m de altitude. Está a cerca de 30 km da cidade de La Paz e muito próximo a Huayna Potosí. O acesso à estação é por uma estrada estreita e bem íngreme, e para se chegar à base é necessário vencer um caminho de 200 m construído na década de 1930. É destino turístico de muitas pessoas todo ano, e a estação propícia para se esquiar é, supreendentemente, o verão, quando a neve está em melhores condições para o esporte. É controlado pelo Club Andino Boliviano. Faz muito frio no inverno e a neve é escassa nesta estação, funcionando somente nos finais de semana a partir do mês de novembro até fevereiro, durante o verãoNesse pico está a estação de esqui de maior altitude no mundo, a 5.395 metros em relação ao nível do mar. Atualmente, esta estação de esqui está desativada devido às mudanças climáticas (aquecimento global). Existem estudos para viabilizar outra estação nesta região em altitude superiores ( aproximadamente 5800 m)

Como vocês podem perceber, em algumas partes, não tem mais neve nenhuma ! é uma pena, a terra chora, a natureza está triste nessa região…tudo por causa do aquecimento global, nós seres humanos  estamos causando à essa região e muitas outras…..Só de saber que já foi uma estação de ski aqui….

Aqui em cima, também funciona um centro metereológico…tem uma casa aqui onde os cientistas e metereologistas trabalham o tempo todo e vivem aqui…imagine viver nesse lugar ??? que paz !!!

Tem post melhor que esse para eu terminar esse meu relato sobre a Bolívia ???? não, esse é perfeito ! Foi meu último dia no país e meu último passeio. Fechei com chave de ouro, o lugar mais lindo que conheci. Não ficaram com vontade de conhecer a Bolivia ???? fala sério….

Vocês perceberam que não estou querendo terminar esse post né …. ?? rsrs…é que a viagem foi muito boa, esse passeio então…foi o melhor de todos que já fiz !!!! Adiós Bolivia !!!! 

CLIQUE AQUI para ver TODOS os meus posts sobre a Bolivia….LINDOS !!!!

Leiam o post abaixo…é o trajeto para a Montanha Chacaltaya, coisa mais linda !

Anúncios
Categorias:Bolivia, RoteiroBolivia
  1. Hannah Graziela
    21 de março de 2015 às 9:04 PM

    Oi, vc sabe me informar se lá tem algum hotelzinho bom pra se hospedar e passar uns dias curtindo o frio? Desde já agradeço!

  2. thais
    18 de março de 2015 às 8:51 AM

    De dezembro a fevereiro tem muita neve no Chacaltaya. Estive lá em meados de fevereiro e tudo isso que você viu (e vemos nas suas fotos) estava branco. Até pegamos uma nevasca de lascar. A melhor época pra pegar neve lá é no auge do verão.

  3. Vanessa
    25 de dezembro de 2013 às 3:43 PM

    Eu andava pensandoem “encaixar” a Bolivia numa tao sonhada viagem ao Peru e ai me lembrei que vc havia feito uma viagem ao pais. Sem comentarios sobre seus posts,sao maravilhosos….to morrendo de vontade de conhecer a Bolivia agora!

  4. Artur Butierrez Aranha
    9 de agosto de 2013 às 12:51 PM

    Olá! Estou indo a Bolivia em novembro, de 3 a 15 de novembro, será que tem neve nesta época lá? parabéns pelas fotos!

    • 9 de agosto de 2013 às 3:23 PM

      Olá ! Obrigada !
      Então , vc ñ pega mais neve nao … Novembro ja esta bem quente !

  5. Elvira
    5 de maio de 2011 às 12:47 PM

    Oi Lu.

    Que lugar mais bonito.
    Adorei essa casinha vermelha no alto da montanha.

    Bjs.
    Elvira

    http://evipensieri.wordpress.com/

  6. 5 de maio de 2011 às 11:15 AM

    Oi Lu, fotos maravilhosas!!!! E q viagem maravilhosa! 🙂 , delícia!

    Beijocas

  7. 3 de maio de 2011 às 8:27 PM

    Absolutely stunning. Just speechless here. I’m amazed to all kinds of inhospitable places. Awesome landscape. I’d definitively go – even knowing my breathing conditions are not that high… heh

    xoxo, Jú

    • 3 de maio de 2011 às 10:12 PM

      It was AWESOME, JU !!!!!

      I’d never expect a place like that in Bolivia, it made my trip !

  8. 3 de maio de 2011 às 3:44 PM

    Que espetáculo!!
    Caminhar nessas montanhas deve ser quase como caminhar no céu =)

  9. Tati Lisboa
    3 de maio de 2011 às 10:33 AM

    Maravilhosoooo

  10. 2 de maio de 2011 às 2:58 PM

    Que lugar divino Lu… Nesses lugares que a gente vê a mão maravilhosa de Deus…
    Estou encantada com cada foto tirada.. simplesmente fantastico…
    E uma pena que os anos passam e muita coisa tem sido destruida… como vc mesmo disse a natureza chora 😦

    Adorei de verdade LU.. aliás… seus posts sempre são maravilhosos!

    bjs

  11. 2 de maio de 2011 às 1:56 PM

    LINDO LINDO LINDO! NEM ACREDITO QUE ESTIVE TAO PERTO E NÃO FUI CONHECER!!
    sonho: voltar pra la e conhecer tudo isso, incluindo o lago titicaca 😀
    beijos!!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: