Início > Bolivia, RoteiroBolivia > 2º Dia – Passeio ao Tiwanaku – civilização Inca !

2º Dia – Passeio ao Tiwanaku – civilização Inca !

Nesse meu segundo dia na Bolívia, eu comprei um tour para Tiwanaku, onde está o sítio arqueológico mais importante dos precursores do Império Inca, situado na Bolívia. Esse passeio eu comprei na agência CAMEL, na Calle Sagarnaga e me custou 80 Bolivianos. (20 reais). Na van tinham todas as nacionalidades, Mexicanos, Holandeses, Ingleses, etc…

Tiwanaku (também grafado Tiahuanaco and Tiahuanacu) é um importante sítio arqueológico pré-colombiano situado na Bolívia. Estudiosos das culturas andinas classificam esta civilização como os mais importantes precursores do império Inca, florescendo como a capital administrativa e ritualística de um grande poder regional por mais de cinco séculos.

As ruínas da cidade estado ancestral se localizam próximo à margem sudeste do lago Titicaca, no departamento La Paz, província Ingavi, município Tiwanaku, cerca de 72 km oeste de La Paz. O sítio foi primeiro registrado pelo conquistador espanhol Pedro Cieza de León. Leon deparou-se com os restos de Tiwanaku em 1549 enquanto buscava a capital inca Collasuyu.

Alguns especulam que o nome moderno “Tiwanaku” é relacionado ao termo Aymara term taypiqala, que significa “pedra no meio”, em alusão a crença de que ficaria no centro do mundo. Entretanto, o nome pelo qual Tiwanaku era conhecida pelos seus habitantes se perdeu, uma vez que esse povo não deixou linguagem escrita.

A área ao redor de Tiwanaku pode ter sido habitada já desde 1500 a.C. como uma pequena vila agrícola. A maior parte da pesquisa, entretanto, se concentra nos períodos Tiwanaku IV e V, entre 300 d.C. e 1000 d.C., período no qual Tiwanaku cresceu muito em poder e influência. Acredita-se que, entre 300 a.C. e 300 d.C., Tiwanaku era um centro moral e cosmológico ao qual muitos faziam peregrinações. As ideias de prestígio cosmológico são os precursores do poderoso império Tiwanaku.

A cidade cobriu uma extensão máxima de seis quilômetros quadrados e teve no apogeu estimados quarenta mil habitantes. Seu estilo de cerâmica sem igual é encontrado numa vasta área que cobre a moderna Bolívia, Peru, o norte do Chile e a Argentina. No entanto, é difícil dizer se a presença desta cerâmica atesta o poder político desta civilização sobre esta área ou somente atesta sua influência cultural/comercial. É considerada também uma cultura precursora das grandes construções megalíticas da América do Sul, cortando, entalhando ou esculpindo pedras pesando até cem toneladas, encaixando-as umas às outras com uma precisão e engenhosidade raramente encontradas mesmo na posterior arquitetura inca . É evidente a originalidade do estilo da arte Tiwanaku, mas é perceptível alguma correlação com o estilo da cultura Huari, certo que ambas as culturas definem o período médio do horizonte das culturas pré-incaicas, parecendo que ambas foram precedidas pela cultura Paracas que floresceu na bacia norte do lago Titicaca. Alguns estudiosos afirmam ter encontrado laços com a influência cultural e artística da cultura Chimu.

Depois algumas pessoas pararam num restaurante na beira da estrada para comer carne de lhama. Eu fiquei do lado de fora com os Europeus, comendo nossos sanduíches que tínhamos levado na mochila…rsrs

Pelo caminho de volta, a van foi parando em vários pontos da estrada para tirarmos muitas fotos, pois a vista é belíssima…o nosso guia também foi um amor, explicou tudo com muita paciência, super simpático e atencioso.

Esse passeio foi demais, eu recomendo TUDO, desde a agência CAMEL, até o guia turístico, o lugar é mágico…..bem cansativo pois subimos muito a pé, mas vale muito à pena , eu faria de novo com certeza…Indo à Bolívia, tem que visitar esse sitio arqueológico, é muita história !

* os fatos históricos eu peguei no site da Wikipedia

PS> visite os posts abaixo….tem muita coisa sobre a Bolívia…!!!!

CLIQUE AQUI para ver todos os posts sobre a Bolívia…fascinante !

Anúncios
Categorias:Bolivia, RoteiroBolivia
  1. 2 de março de 2015 às 8:33 AM

    legau goste muito bom

  2. 1 de maio de 2011 às 8:57 PM

    Que post rico Srta Lu. Parabéns!!

    P.S. Já estava pronta pra te chamar de enciclopédia ambulante qdo vi a referência ao Wikipédia…rs

    • 1 de maio de 2011 às 8:59 PM

      ahahaha…essa parte de história eu deixo para a Wiki……

      • 27 de março de 2017 às 10:31 AM

        My honest opinion is the clerk inneedtd on shooting this guy before he opened that door. There was no reason to open the door at all. Also the clerk seemed to want the guy inside which also makes no sense.

  3. 29 de abril de 2011 às 8:31 PM

    Oi Lú tudo bem???

    Nossa que aula de história, melhor do que muitas que já tive na escola… Que lugar lindo e o melhor de tudo é que o passeio nem foi caro… To adorando seus posts da Bolívia….

    Beijinhos.

  4. Pieggi
    27 de abril de 2011 às 8:40 PM

    Nossa, a Bolívia é um país bastante fascinante e muitas vezes, nós brasileiros (vizinhos deles) nem nos damos conta disso. A cultura de seu povo, a arte, as tradições… é de uma riqueza e tanto. Por isso que seria bacana uma integração mais intensa por parte dos países latino-americanos. Se estamos no mesmo barco, vamos assumir isso para termos, sim, uma convivência verdadeira! \O/

    Valeu, Lu. 🙂

  5. Beth
    27 de abril de 2011 às 3:31 PM

    Amiguinha querida, uns dias sem vir aqui e hoje descubro que ‘estamos’ viajando de novo. Sim, estamos, afinal eu vou junto, conhecendo cada cantinho desse mundo através das suas fotos e seus relatos.Maravilha, como sempre. Beijos, milhões.

  6. 27 de abril de 2011 às 1:08 PM

    não canso de vim aqui, acompanhar a saga. que saudade dessa terra! beijos

  7. 27 de abril de 2011 às 10:47 AM

    Luciana, muito bacana poder conhecer, mesmo que pelo blog, a história de um país que está tão perto, mas que muitas vezes não nos interessamos por conhecer. Beijos!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: