Início > Bolivia, RoteiroBolivia > 1ºDia de manhã – Conhecendo a cidade de La Paz…

1ºDia de manhã – Conhecendo a cidade de La Paz…

Primeiramente eu tive que driblar a falta de oxigênio. Sim, La Paz é a capital mais alta do mundo, a altitude aqui é de 5 000 metros, loucura !!!!! E como se não bastasse essa falta de ar que temos aqui, a cidade é cheia de ladeiras…não existe rua reta aqui, nada é plano, tudo é íngreme, muita subida e descida o tempo todo. A gente anda um pouquinho e já fica com falta de ar. Muitas pessoas passam muito mal quando chegam em La Paz, sangra o nariz, ficam com enjôos, muita dor de cabeça, enfim, já li relatos da pessoa ficar de cama e passar muito mal por 2 – 3 dias, antes de se acostumar com a altitude. Fiquei preocupada, pois minha viagem inteira seria de 3 dias, imagine se eu passasse mal e tivesse que me acostumar com a altitude nesses dias , de cama ???????!!!! não…nada aconteceu comigo, estou vacinada contra a altitude. 🙂

Eu acordei muito cedo nesse meu primeiro dia no país….quis conhecer a logística da cidade ! risos…sem muito trânsito, mas cheio de gente na ruas, eram 07:00 da manhã e eu andando pelo centro para entender bem onde eu queria ir nessa minha estadia.  A praça principal é onde fica tudo, o Parlamento, o Congresso, a Catedral de La Paz, ou seja, é o centro do centro…e bem alto !!!! a praça de La Paz fica lá no alto……..O centro é bem na Plaza Murillo. ( nome de um patriota revolucionário para a Independência da Bolívia contra os espanhois ).

Eu pedi para tirar uma foto delas….gracinhas

Na verdade, é muito fácil se encontrar no centro de La Paz e andar por lá….a cidade até que não é tão grande, muito menos o centro. Mas por causa da altitude e também das ruas íngremes e ladeiras constante, para você chegar de uma rua para outro, é um parto !!! demora muito, você fica sem ar, até subir a rua toda, já foi 15 minutos, então é isso que dificulta. La Paz é literalmente um morro. Não se esqueça que, quando você desce uma rua, você terá que voltar, ou seja, perder o fôlego para subir ela toda novamente…..( tem que pensar nisso em La Paz..rsrsrs). Era só estrangeiros jogados pelas ruas, no meio do caminho, não aguentando subir…………..rsrsrs…( o povo boliviano mesmo dá um show na gente…..).

Há uma rua muito pitoresca em La Paz, que se chama Calle Jaén. Como pode ver, as casinhas são todas coloridas, a rua é toda de pedra, uma ladeira, claro, mas uma subida até que leve, em comparação com as outras da cidade. Essa rua Jaén fica no centro de La Paz, uns 5 quarteirões da praça principal, subindo para cima.

Essa rua Jaén ( Calle Jaén ), além de ser uma rua histórica com seus museus como o Museu de Metais Preciosos, a Casa Murillo ( que está intácta ), ela também é cheia de superstições !!!! é conhecida como a rua fantasma….Essa rua é cheia de lendas, histórias fantasmagóricas e coisas do tipo……o povo boliviano é muito místico e acredita em tudo isso. É uma ruazinha mágica….

Não se esqueçam então, estando no centro de La Paz, na praça principal, é só subir uma rua à esquerda, continuar subindo, depois de uns 3 quarteirões, encontra-se a Calle Jaén, esse passeio é imperdível !!!! eu fiz tudo de manhãzinha……estava tudo fechado ainda. Depois eu voltei quando os museus estavam abertos. De manhãzinha eu ainda estava conhecendo o mapa da cidade…tinha que me familiarizar primeiro….sempre faço isso.

Aproveitando essa manhã em La Paz DELICIOSAAAAA, eu entrei no Museu Nacional de Arte, que fica bem na Plaza Murillo, ao lado da Catedral, pertinho. Que museu LINDO !!!! as obras são lindas, muitos artistas bolivianos que eu não conhecia, artistas de outros séculos e também alguns modernos.

Por enquanto, eu só estou de manhã no meu primeiro dia em La Paz, muita coisa aconteceu nesse dia , e com certeza os posts nesse blog serão muito longos….pois os três dias que eu fiquei em La Paz, pareceu muito mais, por que fiz MUITAS COISAS, me apaixonei pela cidade !!!! Algumas obras modernas do museu da arte de La Paz :

Museu da Arte Nacional da Bolivia

Calle Comércio, ao lado da Catedral de La Paz

Entrada : 15 bolivianos ( 4 reais )

——-

PS> veja o post abaixo, onde conto sobre a Procissão da Sexta-feira da Paixão, em La Paz.

Anúncios
Categorias:Bolivia, RoteiroBolivia
  1. Thaianie
    3 de junho de 2011 às 12:29 PM

    Nossa qie blog chato e nunca vi uma ruiva legitima tao feinha como vc. Desculpe fuuuuui.

  2. Flor
    27 de abril de 2011 às 1:36 AM

    Oi, Lu
    Gosto muito de seus relatos e dicas de viagens e estou gostando das fotos e do relato sobre o centro histórico de La Paz.
    Como você sempre coloca em seus posts informação bem útil e detalhada, gostaria de fazer uma pequena correção: La Paz está a 3640 m de altitude e não 5 mil,como você informou. O aeroporto localizado na cidade de El Alto está a 4 mil e pouco. Por isso, nós, os bolivianos da região central (máx 2500 m) ou os da região leste e tropical (menos de 500 m de altitude) costumamos brincar com os da ocidental falando que, em El Alto, os aviões não aterrizam, eles simplesmente estacionam 😉
    Abç,
    Flor

    • 27 de abril de 2011 às 9:11 AM

      mais de 5 mil metros é a montanha Chacaltaya , a qual subi ao pico !
      bjos !

  3. 25 de abril de 2011 às 7:04 PM

    Que lugar charmosinho Lu!! adorei!
    E a comida por ai??? como era??? rs (a gorda)..rs

  4. Alessandra
    25 de abril de 2011 às 6:29 PM

    Adoro a narrativa das suas viagens, vou lendo, lendo e querendo sempre mais..viajo na suas viagens heheh.

    Sabe o que mais gosto em um lugar?! é a arquitetura, suas casas, museus. Esse museu de artes já achei maravilhoso.

    Já estou preparada para os proximos posts.

    Bjuxxx

  5. 25 de abril de 2011 às 3:53 PM

    oi lu!! menina,que rua linda, essa calle jaén. quando eu estive na bolivia não conheci mta coisa em la paz, conheci mais em santa cruz de la sierra. mas eu conheci a maioria das fotos que vc colocou,nossa, deu uma saudade louca. é um país apaixonante mesmo, e sei que o povo ajuda muito com isso,porque eles são muito hospitaleiros.Quero voltar lá em la paz e quando o fizer, aproveitarei suas dicas e lugares. beijos

  6. Tati Lisboa
    25 de abril de 2011 às 12:18 PM

    Lu, que fotos lindas!! Que lugar charmoso… Estou aguardando os outros posts!!
    Bjuu

  7. San
    25 de abril de 2011 às 10:19 AM

    Bom dia, Lu! Era só o que faltava mesmo… viajar pra ficar de cama! rs
    Sorte que vc ficou bem por lá. Lindo o post sobre a páscoa! Adorei as fotos e os vídeos. Eu tb me emociono muito com qualquer tipo de demonstração de fé. Realmente, como vc disse, quem não tem Deus e Jesus no coração, não entenderá.
    E que ruazinhas mais charmosas essas, todas de pedra e coloridinhas! Acho lindo ruas assim.
    E os chocolates bolivianos? Comeu? ahahaha
    Vou aguardar o resto dos posts.

    Beijo grande!

    • 25 de abril de 2011 às 10:25 AM

      essas pedrinhas das ruas eram bem redondas e caí um belo tombo por lá ! rs

  8. 25 de abril de 2011 às 10:19 AM

    OI Lu eu fico encantada com suas viagens… maravilha, adorei parece que estou junto, quando vejo fotos e leio os detalhes ricos que vc escreve, beijokas
    Dani ( minhacasadeboneca)

  9. 25 de abril de 2011 às 10:15 AM

    amando as novidades, pra variá!!!!

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: