Rússia

Uma Rússia moderna…

O presidente russo Dmitriy Medvedev convidou a banda de rock Deep Purple, que estava fazendo shows na Rússia, para tomar um “chá russo” com ele, no Kremelin. ( nossa, que chique hein )

Haha ! parece que estou vendo o povo russo comentando sobre essa última notícia nas estações de ônibus, metrô, lendo super orgulhosos naqueles jornalzinhos que são de graça e destribuídos nas ruas….ahh, e o povo fica orgulhoso por isso sim. E muito ! eles adoram quando notícias desse tipo sobre a Rússia são vinculadas no mundo.

É assim, a Rússia luta para ser “pop”. O povo luta para que o país seja conhecido por ser um país “bacana”, “cool”, “pop”…É o que eles mais querem ser, ou seja, querem ser Europeus. Mas aí é questão de mentalidade e essa vontade de se encaixar é um problema muito mais profundo.

Desde a União Soviética e a perestroika, a nação russa não vem exalando bons ares para o mundo…haha ! com seus líderes crueis como Lênin e Stalin, a Rússia sente que deve alguma coisa para o mundo, e de alguma maneira, “tenta” apagar esse passado seu passado duro.

Tudo começou a mudar com o ex-presidente russo Vladimir Putin, que veio com demonstrações mais descontraídas em público, como fotos dele pescando nos lagos da Sibéria, andando de motos Harley Davidson, em shows de bandas internacionais, e assim por diante. É isso mesmo, desde Vladimir Putin, a Rússia tem se mostrado interessada na cultura pop mundial e tentando se encaixar no mundo ocidental.

Agora mais uma tacada para o mundo “pop – ocidental” …. O presidente atual Dmitry Medvedv convida a banda Deep Purple para um cházinho……..mostranto ao mundo que a Rússia é o país “legal” !!! que a Rússia está “dentro”, está “pop”…

Ahh…eu vejo mais como uma tentativa de desmistificação daquela granda nação soviética que aterrorizava todos os seus vizinhos com ameaças verbais e nucleares.

Será !????

PS. o chá acompanhou bolinhos e panquecas russas, as originais, deliciosas, hummm…eu queria estar nesse chá..rsrs

Anúncios

10 comentários em “Uma Rússia moderna…”

  1. Bem interessante os roteiros pra viagem, pena que falta um pouco mais de profundidade nas observações no caso desse artigo. O texto repete os velhos clichês precoceituosos desde a década de 90 pra cá sobre a nação.

    ” Desde a União Soviética e a perestroika, a nação russa não vem exalando bons ares para o mundo…haha ! com seus líderes crueis como Lênin e Stalin, a Rússia sente que deve alguma coisa para o mundo, e de alguma maneira, “tenta” apagar esse passado seu passado duro. ”

    comentário infeliz e leviano. Ora, se a rússia deve algo a alguem é a ela própria, ao seu povo, antes do que ao mundo, pela negação histórica da liberdade durante o regime soviético”

    ” Ahh…eu vejo mais como uma tentativa de desmistificação daquela granda nação soviética que aterrorizava todos os seus vizinhos com ameaças verbais e nucleares.”

    é preciso replicar padrões ocidentais pra se parecer amigável, descontraído, bla-bla-bla… ?
    Acho tão interessante o quão esse tipo de comentário endossa um troço preconeituoso, que duvido que seja direcionado ao povo estadunidense, … ora, os EUA sempre curtiram um terrozinho nos vizinhos “com ameaças verbais e nucleares”, nem por isso a gente fica dizendo: ah, agora o povo estadunidense traumatizado quer parecer amigável, desmistificar a merda que os estados unidos foi no vietnam, em hiroshima e nagasaki, no financeamento de ditaduras na américa latina, de guerras civis na áfrica…….
    Espero que reflita sobre isso. saudações.

    1. amigo, vou refletir muito sim, passarei horas sem dormir só para refletir esse seu comentário, obrigada por abrir meus olhos … afinal, 6 anos morando na Rússia não me ensinaram nada mesmo.

  2. Oi, vi que você fez curso no Iberospanish, queria saber se lá os cursos são semanais (se tem toda semana) e como você se inscreveu. Entrei em contato por email e eles não me responderam.

    Brigada!!

  3. Oi, também sou seguidora do wihmade e vi um comentário seu lá sobre o festival das sakuras no Japão, e queria que você desse uma olhadinha no meu blog tenho certeza que vai gostar de saber que temos aqui no Brasil a possiblidade de ver de pertinho toda essa beleza (pelo menos pra mim foi novidade, descobri a uma semana atras rsrrsrs..) Perdão por escrever sobre um assunto que não tem relação com o post, mas achei que você iria gostar. http://casamentobasico.blogspot.com/

  4. Ficar “cool”, ok… Mas com chazinho ??? nao vai dar.
    Porque nao um tremendo coquetel ? Um jantar com comidas sofisticadas e malucas ?
    Com cafe-da-manha, brunch, chazinho… Sei nao… isso e’ coisa de vovozinha e solteirona.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s