Brasil, Gastronomia, Tatuí-SP

Tatuí-SP : Delícias Francesas…

Agora em Tatuí dá para você comprar os famosos macarons franceses. O nome do lugar é Fratellanza, uma delicatessen nova que abriu na cidade , onde você encontra essa iguaria deliciosa, sem precisar ir a Paris.:) Eu estava morrendoooo de vontade , já que da última vez que estive na França, eu não comi !!!! Na caixinha vem de framboesa, pistache, maracujá, limão…hmmmm…muito bom mesmo.

Fratellanza Delicatessen    (LUGAR FECHADO)

Rua Sete de Maio – próx à praça do Junqueira.

Afinal, o que são Macarons ?????

Macaron é o nome em francês e em português de um pequeno biscoito  redondo, crocante por fora e macio por dentro, que tem como base no seu preparo claras em neve, açúcar e farinha de amêndoas. O doce é diferente dependendo da região da França e o que acabou se tornando muito popular atualmente é a versão parisiense do macaron. Ela foi criada por Pierre Desfontaines na Ladurée (fundada em 1862), no começo do século 20 e é composta de dois biscoitos bem leves (claras em neve, açúcar e farinha de amêndoas) recheadas com um creme. Ele é feito em diferentes sabores, biscoito e recheio, e é colorido.

Em inglês a tradução de macaron é macaroon. E a versão parisiense seria chamada de parisian macaroon. No entanto, começou-se a usar em inglês a palavra macaron com a grafia francesa para se referir à versão parisiense do doce. E o termo macaroon, é muito usado para se referir às outras versões dele que são bem diferentes e nada lembram o parisiense.  Isso acaba causando uma confusão de nomes que levei um tempo pesquisando para entender. Mas, o que entendi é que é um único nome que se refere a diferentes versões do doce, das quais uma delas é a parisiense. Há versões de macaron até mesmo fora da França. A Larrousse Gastronomique, por exemplo, contém apenas a palavra macaroon e conta sua história e variações.

A origem da receita do macaron, segundo a Larousse Gastronomique, vem da Itália, particularmente Veneza, durante a Renascença. O nome vem da palavra italiana maccherone e Veneziana, macarone. Há também quem diga que a receita original vem de Cormery na França e outros que dizem que foi levada da Itália pra França pela Catherine de Médici. Ainda segundo a Larousse, os macarons vem sendo preparados desde o ano 791 em monastérios e diz a lenda que eram feitos no formato dos umbigos dos monges.

(Fonte: Texto de Carla Duclos do blog Entre Panelas. Texto original no artigo “Viagem a Paris – Gastronomia – Macarons” )

E vocês, provaram essa delícia ?

Anúncios

24 comentários em “Tatuí-SP : Delícias Francesas…”

  1. Os macaroons americanos popularmente encontrados em confeitarias de supermercados são feitos com coco ralado e há muitas receitas em inglês na net… i.e. receita americanizada e receita original francesa. Também já comprei macaroons importados e levavam coco, mas não me lembro importados de onde.

    Alguém escreveu Tatuir e me lembra que há estado americano onde as pessoas dizem ‘aidiar’ (for the word idea – ideia, em inglês) e não é inglês mal falado… é o modo de pronunciar mesmo.

  2. Eu adoro. Meu preferido é com essência de baunilha. No futuro quero aprender a fazer!

    Comi pela primeira vez em Paris, na Ladurée. São mesmo os mais incríveis ever na minha opinião. Gostei tanto qur depois fui comprando em todos as docerias parisienses, todos bons mas nenhum tão bom quanto aqueles!

    Bjs

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s