Início > Brasil, Gastronomia, Tatuí-SP > Tatuí-SP : Delícias Francesas…

Tatuí-SP : Delícias Francesas…

Agora em Tatuí dá para você comprar os famosos macarons franceses. O nome do lugar é Fratellanza, uma delicatessen nova que abriu na cidade , onde você encontra essa iguaria deliciosa, sem precisar ir a Paris.:) Eu estava morrendoooo de vontade , já que da última vez que estive na França, eu não comi !!!! Na caixinha vem de framboesa, pistache, maracujá, limão…hmmmm…muito bom mesmo.

Fratellanza Delicatessen    (LUGAR FECHADO)

Rua Sete de Maio – próx à praça do Junqueira.

Afinal, o que são Macarons ?????

Macaron é o nome em francês e em português de um pequeno biscoito  redondo, crocante por fora e macio por dentro, que tem como base no seu preparo claras em neve, açúcar e farinha de amêndoas. O doce é diferente dependendo da região da França e o que acabou se tornando muito popular atualmente é a versão parisiense do macaron. Ela foi criada por Pierre Desfontaines na Ladurée (fundada em 1862), no começo do século 20 e é composta de dois biscoitos bem leves (claras em neve, açúcar e farinha de amêndoas) recheadas com um creme. Ele é feito em diferentes sabores, biscoito e recheio, e é colorido.

Em inglês a tradução de macaron é macaroon. E a versão parisiense seria chamada de parisian macaroon. No entanto, começou-se a usar em inglês a palavra macaron com a grafia francesa para se referir à versão parisiense do doce. E o termo macaroon, é muito usado para se referir às outras versões dele que são bem diferentes e nada lembram o parisiense.  Isso acaba causando uma confusão de nomes que levei um tempo pesquisando para entender. Mas, o que entendi é que é um único nome que se refere a diferentes versões do doce, das quais uma delas é a parisiense. Há versões de macaron até mesmo fora da França. A Larrousse Gastronomique, por exemplo, contém apenas a palavra macaroon e conta sua história e variações.

A origem da receita do macaron, segundo a Larousse Gastronomique, vem da Itália, particularmente Veneza, durante a Renascença. O nome vem da palavra italiana maccherone e Veneziana, macarone. Há também quem diga que a receita original vem de Cormery na França e outros que dizem que foi levada da Itália pra França pela Catherine de Médici. Ainda segundo a Larousse, os macarons vem sendo preparados desde o ano 791 em monastérios e diz a lenda que eram feitos no formato dos umbigos dos monges.

(Fonte: Texto de Carla Duclos do blog Entre Panelas. Texto original no artigo “Viagem a Paris – Gastronomia – Macarons” )

E vocês, provaram essa delícia ?

  1. angela
    28 de fevereiro de 2016 às 11:07 AM

    qual é o endereço?

    • angela
      28 de fevereiro de 2016 às 11:11 AM

      okk obrigada nao preciso mais…. hahaha mas obrigada

    • 28 de fevereiro de 2016 às 11:25 AM

      post antigo, o lugar não existe mais

  2. Sheyna
    16 de abril de 2011 às 4:10 PM

    Isso é realmente bom! É estranho pq parece, de olhar, que é doce de arrepiar… mas o que comi aqui, ao menos, era geladinho por dentrooo… hummm
    mto bom! 🙂

  3. 21 de março de 2011 às 2:52 PM

    Mas isso e’ bom demais!!! Por aqui compro na Ladurée. Mas encontra-se bons em outros lugares menos sofisticados!!! Beijos

  4. 16 de março de 2011 às 11:00 PM

    Oieeee!!Humm, nunca comi mas parece ser delicioso!!
    Um beijãoo

  5. Jennifer
    16 de março de 2011 às 6:11 PM

    Ai nunca comi 😛 Vi um monte pra vender em Paris, mas achei que tinha cara de enjoado 😛 Aih não comprei… Dá próxima eu experimento.

  6. 16 de março de 2011 às 5:03 PM

    Lu
    Não deu cerrto a primeira vez.
    Estou com uma prima gravia que está com um problema serio na gestação.
    Eles estão tristissimos
    eu adorei comer este biscoito será que aqui em Minas tem?
    com carinho Monica

  7. 14 de março de 2011 às 9:12 PM

    Oi Lu tudo bem???

    Eu ADORO macarons!!! Estou tentando convencer o More que no nosso casamento poderíamos substituir os tradicionais “bem casados” por deliciosos macarons!!!

    Beijinhos.

  8. 14 de março de 2011 às 9:51 AM

    Lu, eu nunca comi sabia??
    Eles parecem doce de brinquedo né?kkkkkkkkk

  9. 14 de março de 2011 às 7:11 AM

    Antes eu olhava e não tinha muita vontade de provar, até que degustei pela primeira vez!!! Adoro!
    Mas que eu saiba, pelo menos os macarrons franceses, são supercomplicados de fazer!!!
    Eh isso que eles dizem! Nunca tentei!
    Milena
    http://viverplenamenteparis.blogspot.com/

  10. 13 de março de 2011 às 10:24 PM

    eu ei de experimentar para tentar fazer…

  11. Lisa
    13 de março de 2011 às 9:47 PM

    Os macaroons americanos popularmente encontrados em confeitarias de supermercados são feitos com coco ralado e há muitas receitas em inglês na net… i.e. receita americanizada e receita original francesa. Também já comprei macaroons importados e levavam coco, mas não me lembro importados de onde.

    Alguém escreveu Tatuir e me lembra que há estado americano onde as pessoas dizem ‘aidiar’ (for the word idea – ideia, em inglês) e não é inglês mal falado… é o modo de pronunciar mesmo.

  12. Ana
    13 de março de 2011 às 2:27 PM

    Adoro macarons ! comi em Paris também, mas aqui em Sampa tem lugares super charmosos que vendem essas guloseimas

    bjo !

  13. 13 de março de 2011 às 2:20 PM

    Eu adoro. Meu preferido é com essência de baunilha. No futuro quero aprender a fazer!

    Comi pela primeira vez em Paris, na Ladurée. São mesmo os mais incríveis ever na minha opinião. Gostei tanto qur depois fui comprando em todos as docerias parisienses, todos bons mas nenhum tão bom quanto aqueles!

    Bjs

  14. 12 de março de 2011 às 6:19 PM

    Adoro o de café e o de chocolate ,são meus preferidos :), o de maracujá deve ser divino!

  15. 12 de março de 2011 às 4:12 PM

    Hummm…nunca comi, mas que deu vontade deu! E ainda são coloridos! =)

  16. 12 de março de 2011 às 3:27 PM

    Eu adorei esse doce. Ganhei de uma pessoa que foi p/ a França (eu louca por doces, todo mundo vem com docinhos pra mim nas viagens, rs). Que bom que agora tem ai pertinho de vc!
    Bj

  17. Elvira
    12 de março de 2011 às 2:32 PM

    Eu também nunca comi.
    Eles são tão bonitinhos…

    Bjs.
    Elvira

    http://evipensieri.wordpress.com/

  18. 12 de março de 2011 às 1:39 PM

    Que chikkkkk!!!
    BEijossssssssssssss

  19. Thaís
    12 de março de 2011 às 12:55 PM

    Lu

    é uma delícia mesmo, o meu preferido é o de framboesa

    beijão e bom final de semana !

  20. Valerie
    12 de março de 2011 às 12:53 PM

    Sou outra que nunca comi rsrsrs

    Mas acho muito legal vc falar de “TATUIR”! srsrs Conhecer o lugar que moramos é essencial!

    beijoca

    • 12 de março de 2011 às 12:53 PM

      hehe, bem isso mesmo — TatuiRRRRRRRRRRRR

  21. Lilian
    12 de março de 2011 às 12:39 PM

    Acredita que eu nunca comi isso… uma vez a gabi escreveu disso e achei que era macarrao doce… ai que burra! rsss

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

