Gastronomia, Rússia

A mania do leite condensado

Pensam que leite condensado é coisa de brasileiro ???rs Nada…é uma mania na Rússia, o povo russo coloca leite condensado em tudo ! comem de colheradas, colocam nas “blinis”(panquecas russas ), colocam em várias sobremesas, no pão, etc…Mas uma coisa eles não fazem : o famoso brigadeiro !! rsrs

Me lembro, em 1996, quando eu morava nos USA, foi um “parto” achar o bendito leite condensado ….engraçado ,né ??? na época os americanos não eram muito familiarizados com essa iguaria dos céus…Agora eu acho que já tem mais acessível, inclusive da marca Nestlé. Na Rússia já é o oposto, a Nestlé russa não faz leite condensados. Os leites condensados da Rússia são de outras marcas, marcas nacionais mesmo. Essa é bem famosa :

15 comentários em “A mania do leite condensado”

  1. Gente adoro Leite Condensado sempre como escondida da minha mãe faço uma gororóba que é leite condensado com nescau e leite em pó fica parecendo chocolate só que é muito doce e muito gostoso XxXxXxXxX X_x

  2. ela historia de brigadeiro no exterior sempre me lembra aquela novela america ook ok associaçao infeliz mas fazer o q agente nun escolhe tudo q pensa….hehehhe

    lu,vc pode me diser q tem qq coisa dentro dessa latinha azul de feijoes a comida dde gato-q eu acredito =)

  3. Oi! eu deixei um comentário no seu blog de livros outro dia, dessa vez estou deixando meu e-mail =D Então, sabe que eu adoro ver embalagens de comidinhas de outros paises? eu sinceramente acho que, se eu viajasse, eu iria começar a colecionar embalagens bacanas (na verdade eu ja faço isso, tenho algumas embalagens de biscoito escocês/irlandes da minha vó e guardo bastante embalagens brasileiras também). É um tipo de arte, e o melhor é que ela é acessível a população e representa realmente uma época. (Daqui a 30 anos uma embalagem de um leite moça de 2010 vai ser VINTAGE haha)
    Beijos!

  4. sério que é ‘moloko’? hehehe. laranja mecânica total…
    e leite condensado é coisa da guerra, não? enlatado e pronto pra se misturar com água, e virar leite de beber mesmo. doce, mas de beber.

    (Lu, acabou que não consegui ir no Warhol naqueeele dia que confundi; acho que vou mesmo nesse último fim de semana que vc tá programando. adoraria te ver!!!).

    =***

  5. Engraçado que aqui eu nem para o q eles usam, fica sempre escondido,nunca vi uma receita com leite condensado! Até semana passada uma colega francesa falava pra amiga q no Brasil a gente o usa para fazer “tudo”, e ela ficou surpresa! Mas o estranho é q ja vi lata de 1l e tem em bastão tb.

  6. Lú, eu conheço pessoas (adultos) que também bebem leite condensado da lata. Eu, quando criança, na casa da minha bisavó cheguei a fazer isso escondido (a moça que cuidava dela, fazia mingau de leite condensado toda tarde, e a latinha ficava na geladeira dando sopa… rs) Até que um dia eu tomei quase metade da lata, comendo junto com salada de fruta, e me deu uma cólica intestinal, tive que ir para o pronto socorro… meu instestino estava se retorcendo, doia demais, e foi culpa do leite condensado. Depois disso, parei com a palhaçada. XD

    Bjos, Jú

    1. Isso vai depender da traduçao das poesias dele para o Ingles…sempre muda de tradutor para tradutar,editoras …

      em um livro eu achei assim : Was it worth? It is worth while, all, If the soul is not small.

  7. Eu adorava leite condensado, mas de uns tempos pra cá eu meio que enjoei um pouco, sei lá. Será que os russos misturam vodca com leite condensado? Ops!!

  8. Essa historia de brigadeiro no exterior sempre me lembra aquela novela ‘América’. Ook, ok, associação infeliz, mas fazer o q a gente num escolhe tudo q pensa…hehehhe

    Lu, vc pode me dizer q tem qq coisa dentro dessa latinha azul cute – de feijões à comida de gato – q eu acredito =)

Adoro comentários ! respondo todos :)

