Início > Depoimentos, Espanha > Entrevista com Larissa – brasileira vivendo na Espanha

Entrevista com Larissa – brasileira vivendo na Espanha

Aproveitando a polêmica do meu último post, que fala sobre a crise na Europa, a entrevista da vez é com uma brasileira que vive na Espanha. Espero que gostem e não deixem de comentar ! 🙂 Com vocês, Larissa :

1- Por que a Espanha ?

Meu marido resolveu fazer um MBA fora do Brasil. Entao comecou a perquisar as escolas e decidiu pelo IESE em Barcelona e outras duas nos EUA. Minha preferencia era ir para os EUA, ja’ que falo ingles fluentemente e nao falava o espanhol e muito menos o catalao. Mas, o destino nos enviou para Barcelona.

2-     Há quanto tempo vive na Espanha ? Foi sozinha ou com a família ?
Ha’ quase 3 anos, vim com meu marido e 3 filhos.

3-
     Você trabalha aí, o que faz ?

Logo no inicio, trabalhei durante 4 meses para uma agencia de publicidade que precisava de uma pessoa que falasse portugues para fazer a publicidade dos produtos Baby Einstein em Portugal. Era bem legal, trabalhava em casa praticamente ao telefone fazendo contatos com revistas e jornais para publicar um release. Foi uma pena ser por pouco tempo, logo arranjaram algue’m em Portugal mesmo para fazer o trabalho mais de perto. E agora, desde o inicio do ano, dou aulas de portugues para estrangeiros. Estou feliz. pois esta e’ minha formacao e especializacao.

4-
     Foi muito difícil a parte da imigração, vistos de trabalho, etc ?
Foi e nao foi. Meu marido tem dupla nacionalidade e assim as portas se abrem facilmente. Mas, o meu caso de esposa foi um pouco complicado ja’ que precisa’vamos de um documento especifico que demorou muito e assim atrasou meu visto de trabalho e residencia.

5-
     Como os imigrantes Brasileiros  são recebidos na Espanha ? há algum preconceito ?
No meu caso, nao sofremos preconceito. Como meu marido veio fazer o MBA numa das escolas de muito renome, nos tratavam sempre com muito respeito. Posso dizer que os catalaos sao muito cordiais, so’ isso. Sao reservados e nao se misturam. Eu ate’ tenho mais amizades por causa da escola dos meus filhos mas mesmo assim tudo muito `a distancia. Conheco casos de brasileiros aqui que vivem ilegalmente, com documentos falsos, que sao presos e deportados, etc … E teve um caso interessante de uma amiga brasileira que estava fazendo um mestrado, ela estava no mercado e uma senhora passou a frente dela na fila. Ela foi falar com a senhora, dizendo que ela ja’ estava na fila e a senhora comecou a gritar dizendo para ela voltar para o pais dela e que ela, por ser espanhola, tinha todo direito de passar na frente. Coitada, ficou tao constrangida que nao disse nada e permitiu que a senhora passasse na sua frente! Pena que nao foi comigo, nao sei o quanto eu gritaria com a senhora, mas ela nao ia passar na minha frente!

6-
     Você já sofreu algum preconceito enquanto mora aí ? em serviços públicos,lojas, etc
Nao, nunca sofri preconceito.

7-
     Quais as vantagens e desvantagens de morar na Espanha ?
Acho que a principal vantagem e’ o clima. O inverno nao e’ rigoroso, nao neva e a primavera  e verao sao muito agradaveis. Tem praia. Outra vantagem e’ o idioma, apesar do catalao, o espanhol e’ bem fa’cil de entender e se voce enrolar um portunhol fica muito fa’cil se comunicar. O sistema de sau’de, se voce nao pode pagar um plano de saude privado, o governo te oferece tudo, medico, hospital, emergencia – funciona muito bem. Os remedios tem um subsidio de 70%.

Desvantagens: acho que agora e’ o desemprego que esta’ altissimo em todos os setores. Viver na Europa e’ caro, a carne e’ cara, legumes, verduras e frutas tem que ser da estacao senao paga-se uma fortuna! Roupa e sapato sao caros, os sapatos, principalmente.

8-
     Há algum outro lugar onde você gostaria de viver ? por que ?
Londres – por causa dos musicais
Em Orlando – adoro a Disney, o clima
Bom, e a partir de Julho irei morar em Neuchatel na Suica, meu marido esta’ trabalhando la’.

9-
     Quais as cidades e seus pontos turísticos que você recomendaria para alguém que vai à Espanha ?
Barcelona – nao pode deixar de ver as obras de Gaudi! Sagrada Familia, Park Guell, Casa Batllo, La Pedrera. Visitar o Bairro de Gracia. Assistir a uma apresenatcao dos Castellers – as famosas torres humanas!
Visitar o Monsteiro de Montserrat que fica no alto da montanha e assistir ao coral dos alunos cantando Rosa D’Abril
Recomendo a Costa Brava – as cidades de Roses, Cadaques e Figueres, vale viajar de carro, pode ser de trem tambem.
Tarragona e suas praias na Costa Dourada.
Vall D’Aran, uma estacao de esqui bem pertinho da Franca.
Madrid tambem e’ uma cidade que vale a pena visitar, principalmente pelo Museu do Prado, na minha opinao – espetacular!

10-
Qual seu conselho para quem quer morar na Espanha ?
Venha com vontade e com a certeza de que quer viver fora do seu pais. Nao e’ facil, sentimos muitas saudades. Mas se tentar conhecer os costumes, a rotina desta nova cultura, a adaptacao torna-se mais amena e menos desesperadora. Hoje, posso dizer que ja’ estou acostumada, ja’ conheco as lojas, ja’ sei onde encontrar as coisas que preciso, ja’ sei anda de onibus, de trem, de metro, de carro sem me perder!!!!!! Eu vim com a ideia de que seria tudo bom, inclusive os percalcos  e deu certo. Meus filhos estao felizes e adaptados, falando catalao, espanhol e ingles na escola e portugues em casa.

 Larissa também tem um blog muito legal, CLIQUE AQUI para conhecer !!

Valeu, Larissa ! adorei 🙂

Anúncios
Categorias:Depoimentos, Espanha
  1. dirlene
    14 de junho de 2015 às 7:41 PM

    Como foi a adaptação de seus filhos ? tos tempo eles já estavam se comunicando em espanhol?

  2. Deysi
    27 de janeiro de 2015 às 11:54 AM

    no se de que parte de españa vives ,pero de que no nieva me parece un poco exagerado,has ido por alguna de las montañas de españa o sus estacciones de esqui que hay unas 50 por lo menos ,acaso en brasil las hay o nieva mas en Brasil que aqui ,vale esto no es Rusia de que no nieva jajaja

  3. leandro
    10 de março de 2014 às 12:32 AM

    todos os brasileiros que eu vejo falar que mora na Espanha, ou já morou, sempre diz que é bom morar lá, e que não sofrem nenhum tipo de preconceito e que são bem tratados.
    então aos que dizem que os espanhóis tratam mal os brasileiros é pq nunca foi lá e fala o que não sabe, por isso para todos os que dizem isso não dou nenhum crédito.
    os que não são bem tratados e deportados é porque não cumpriram as leis.

  4. 12 de janeiro de 2013 às 6:14 PM

    ola , larissa, to com um grande projeto de cafe na europa para brasielros , que more na europa,que queira deselvolver esse negocio, vejo que voce conhece muito brasileiros, se pode me da essa força eu ti agradeço. contato no fece book rose ferreira

  5. paula,
    8 de fevereiro de 2012 às 9:52 AM

    Ola, estou com planos de ir para Espanha, tenho amigos lá e sei também que agora, esta difícil mas quero conversar com brasileiros lá e conhecer mais pessoas. Esta da entrevista, que não li o nome dela. E espero que ser feliz como nossa amiga. me retorne por favor.. Quero descobrir mais coisas.. Obrigada, Paula..

  6. fabiane santana
    17 de janeiro de 2012 às 1:50 PM

    olá, que bom que encontrei seu blog.

    estou pensando em morar na Espanha, mas não tenho a ideia de onde e como funciona a escola infantil por ai e se o ensino é bom. eu tenho um filho de 4 anos.
    gostaria que você falasse um pouco sobre a escola infantil.

    grata fabiane , sp abc

  7. 8 de março de 2011 às 10:13 AM

    Muito bacana essa iniciativa.
    Mas acho que deveriam falar mais sobre os problemas da Espanha. Tento fazer isso no meu blog sobre a Italia.

    Brasileiro tem que deixar de ser deslumbrado com a Europa,USA,etc.

    Todos tem vantangens e desvantagens.

    Parabéns pelo post.
    Druida.

  8. 1 de maio de 2010 às 8:42 PM

    Lalah!!!!
    Que lindo ver sua entrevista aqui!!! 🙂
    Adorei…
    Beijos!!

  9. monica
    30 de abril de 2010 às 12:37 PM

    Eu adorei a entrevista de Larissa.
    Espanha é um páis que eu gostaria de visitar um dia.
    Tenho uma sugestão pode?
    Tenho dois amigos brasileiros que moram no Japão. Acho que iria adorar ve-los sendo entrevistados por voce. E Elisa uma brasileira no Japão e Alexandre Lost …
    E facil descobri-los.
    Acho que vai ser uma boa se um dia tiver a oprtunidade de coloca-los.
    Como amiga deles vou amar!

  10. Claudinha
    30 de abril de 2010 às 9:13 AM

    olá Larissa gostaria de saber como é a vida ai é muito dificil se adaptar, haaaaaa e ai neva? minha mae ja morouem girona ela me disse que a vida ai é muito boa, quais documentos preiso para melegalizar como espola.
    Obrigada te aguardo.

  11. lucia
    29 de abril de 2010 às 6:32 PM

    legal lú….tenho um primo,…que mora na Espanha…..adora tudo lá…bjs.

  12. 29 de abril de 2010 às 2:59 PM

    Adorei a entrevista e saber um pouco mais da ESpanha… Lu seu blog é um dos mais interessantes que ja vi bjs

    • 29 de abril de 2010 às 3:03 PM

      opa Pri !!
      brigada , viu
      e vá embora logo , assim vou te visitar..rsrs

  13. 29 de abril de 2010 às 1:21 PM

    Adorei a entrevista, parabéns Larissa! Que chique seus filhos falam várias línguas, adorei rs

    bjoo

  14. 29 de abril de 2010 às 12:44 PM

    Oii! Adorei a entrevista da Larissa! Passarei aqui mais vezes. Bjss!

  15. Thaís
    29 de abril de 2010 às 11:14 AM

    Lu,muito bom esse contraste que você fez , um post falando sobre a crise na Europa,e depois uma entrevista muito interessante de alguém que mora lá e vive super bem! parabéns pelo blog! bjocas

  16. 29 de abril de 2010 às 10:55 AM

    Ana Paula
    Meus filhos sao pequenos, hoje, eles tem 5, 3 e 2. A crianca se adapta muito mais fa’cil que no’s adultos, aprendem um idioma muito mais ra’pido que no’s. Minha experiencia e’ muito positiva. Minha filha de 5 anos chegou aqui e ja’ foi para a escola, a adaptacao foi muito tranquila tanto por parte dela como dos amigos e professores. Acho que dei sorte neste sentido, a escola aqui e’ espetacular. Minha filha e’ um pouco timida, custou um pouco a falar nao que ela nao soubesse ou entendesse. Mas tinha vergonha. Hoje fala e se comunica muito bem. Tem muitos amigos e e’ muito querida pela turma que e’a mesma desde que comecou na escola. Nao sofremos preconceito, pelo contra’rio somos muito bem tratados ate’ hoje, nao ha’ intimidade nem fazemos grandes amigos mas existe a solidariedade e a cordialidade, o que de todo nao e’ ruim. O brasileiro tem a mania de misturar a casa com a rua e o europeu, em geral, nao faz isso. Eles estao muito felizes com a mudanca para a Suica, ja’ que sentem muita falta do pai que neste periodo de transicao esta’ muito ausente. No’s ja’ moramos 3 meses em Lausanne em 2008, entao eles ja’ conhecem um pouco da vida na Suica e outra vantagem e’ que eu tenho uma cunhada com 4 filhos que tambem moram la’. Quanto ao idioma nao tenho a menor preocupacao, vao falar frances em 6 meses. Espero ter te ajudado, se tiver outras perguntas pode fazer, ok? Beijos

    • 29 de abril de 2010 às 11:02 AM

      que fofos ! seus filhos vão ser poliglotas já desde cedo ! 🙂

  17. Ana Paula
    29 de abril de 2010 às 10:37 AM

    Larissa, como seus filhos encararam a mudanca pra Espanha? Como foi na escola? E os amigos deles? Eles sentiram algum preconceito e dificuldade de adaptacão?
    E como eles encaram uma nova mudanca pra Suica?
    *fiquei curiosa porque penso em ter filhos e como seria essa vida pra eles

  18. 29 de abril de 2010 às 10:20 AM

    Ai… Obrigada, eu adorei participar!!!! Beijos

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: